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WordPress: Gestão Eficiente de Ativos Estáticos

gestão de ativos estáticos no WordPress é uma prática muito importante para melhorar o desempenho do site e garantir uma boa experiência para o usuário.

Elementos como imagens, folhas de estilo e scripts contribuem para o tempo de carregamento da página, e ao gerenciá-los e melhorá-los, a eficiência da plataforma melhora como um todo, fazendo com que o tempo de carregamento seja mais rápido.

Sua importância está na influência que o desempenho do site exerce na satisfação do usuário e na classificação que vai receber nos mecanismos de busca.

Páginas mais rápidas conseguem proporcionar uma experiência agradável para os visitantes, diminuem as taxas de rejeição e melhoram a retenção dos visitantes.

Sem falar no fato de que esse processo economiza largura de banda e recursos do servidor, portanto, reduz custos operacionais e faz com que a operação do canal seja muito mais eficiente.

É uma ação especialmente relevante no ambiente online, tendo em vista a competição acirrada que existe atualmente e a necessidade de criar canais eficientes e eficazes.

Com base nisso, este artigo vai mostrar o que são ativos estáticos, sua importância no WordPress, quais estratégias podem ser usadas com essa finalidade e como fazer com que a experiência do usuário seja rápida e responsiva.

O que são ativos estáticos?

Ativos estáticos são elementos não dinâmicos dentro de uma página da internet, e que costumam ser compostos por imagens, folhas de estilo, scripts e outros recursos que não costumam mudar com frequência.

Os ativos dinâmicos são gerados em tempo real, mas diferentemente deles, os estáticos permanecem inalterados entre as solicitações de página, o que traz mais consistência visual e funcional para o canal.

Uma vidraçaria próxima precisa desses elementos para garantir a estética e a funcionalidade de seu canal, entretanto, precisam ser gerenciados adequadamente para não gerar impactos negativos no desempenho da plataforma.

Importância para o WordPress

Os ativos estáticos no WordPress, como imagens e scripts, são muito importantes para construir o site e garantir uma boa operação em suas páginas. Também são essenciais na estética, funcionalidade e desempenho.

Em primeiro lugar, cumprem o papel de apresentar o canal para que a experiência do visitante seja atraente e coesa. Ao mesmo tempo, eles garantem a funcionalidade, influenciam a interatividade e melhoram a resposta do site aos comportamentos do usuário.

Fazer uma boa gestão desses ativos gera impactos para o desempenho do canal, principalmente em relação à velocidade de carregamento.

O carregamento precisa ser rápido para que o visitante se sinta satisfeito e para que o canal consiga um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Além do mais, otimizar os ativos, usando técnicas como compressão de imagens e minificação de arquivos, melhora o tempo de carregamento e proporciona uma experiência aprimorada para o usuário.

Estratégias de gestão de ativos

Fazer uma gestão eficiente de ativos estáticos no WordPress é muito importante para garantir o desempenho do canal, um bom tempo de carregamento e uma experiência positiva para o visitante. As práticas com essa finalidade são:

  • Compactar imagens;
  • Minificar CSS e JavaScript;
  • Configurar cache de navegador;
  • Implementar CDN;
  • Saber usar fontes e ícones;
  • Priorizar o carregamento;
  • Adotar o lazy loading.

Uma agência produtora de eventos deve usar ferramentas de compactação de imagens para diminuir o tamanho dos arquivos, sem comprometer a qualidade visual. Existem plugins específicos no WordPress que automatizam esse processo.

A minificação é um processo que envolve remover espaços em branco e caracteres necessários nos arquivos CSS e JavaScript para reduzir seu tamanho.

Também existem plugins que podem ser empregados para automatizar o processo e melhorar o carregamento da página.

Outra ação importante é configurar o cache do navegador para armazenar localmente os ativos estáticos nos dispositivos dos visitantes.

Isso é importante para diminuir a necessidade de baixar novamente os recursos em visitas subsequentes, o que melhora o tempo de carregamento.

Um hospital veterinário pode implementar uma CDN (Content Delivery Network) para distribuir os ativos estáticos em servidores distribuídos.

O recurso consegue diminuir a latência e aumentar a velocidade do carregamento, independentemente da localização geográfica do usuário.

Também é importante evitar o excesso na variedade de fontes e ícones, uma vez que cada solicitação traz mais peso para o carregamento da página.

Diante disso, é interessante escolher algumas fontes e ícones sempre que for possível, para diminuir o número de solicitações de ativos estáticos.

É interessante implementar uma técnica de carregamento crítico para priorizar a exibição de conteúdo essencial logo no carregamento essencial da página.

Ao fazer isso, o proprietário do site garante que os elementos mais importantes serão carregados primeiro para que o visitante tenha uma experiência rápida, enquanto o que não é prioritário é carregado depois.

Um fabricante de forro de PVC também pode adotar a técnica lazy loading para as imagens e vídeos, onde ativos desse tipo são carregados apenas quando estão visíveis na área de visualização do usuário.

Tal prática diminui a carga inicial da página e é muito útil para páginas longas ou que possuem muitos ativos de mídia.

Periodicamente, o proprietário do site deve revisar e atualizar manualmente os ativos estáticos, para remover arquivos desnecessários, saber qual é a consistência das versões e avaliar se existem melhorias adicionais que podem ser realizadas.

É muito importante usar ferramentas de monitoramento de desempenho, como no caso do Google PageSpeed, que faz avaliações gratuitas acerca do desempenho do site.

Trata-se de uma ferramenta que traz insights específicos sobre as oportunidades de utilização e quais áreas do canal precisam de mais atenção.

O site e os plug-ins precisam estar sempre atualizados para que os usuários acessem as versões mais recentes e eficientes.

Com atualizações frequentes, uma empresa especializada em manutenção gerador a gasolina consegue corrigir possíveis problemas de segurança e melhorar o desempenho geral do site.

Como garantir uma boa experiência de usuário?

Garantir uma boa experiência de usuário depende de uma gestão eficiente dos ativos dentro da plataforma WordPress, tendo em vista que eles geram impactos significativos no desempenho do site.

Uma das ações mais eficientes é usar WebP para imagens, ou seja, ao invés de usar formatos tradicionais, a empresa pode adotar essa opção, depois traz qualidade semelhante ou superior aos tamanhos de arquivo menores.

É uma maneira inteligente de reduzir o tempo de carregamento das páginas, principalmente se o site tiver muitas imagens.

A companhia também pode adiar a carga de scripts não essenciais ou de terceiros que possam afetar diretamente a renderização inicial da página.

Geralmente, tais scripts podem ser carregados de maneira assíncrona ou depois do carregamento inicial da página, e isso melhora a velocidade percebida pelo usuário.

Uma empresa especializada em colocação de forro drywall não deve carregar fontes web em uma única página, pois o ideal é eliminar o uso de fontes e variações de peso para diminuir as solicitações e acelerar o carregamento da página.

Já os redirecionamentos agregam um tempo extra no carregamento da página, então, basta minimizar o uso desses movimentos desnecessários e fazer com que sejam mais eficientes.

Essa prática é muito eficiente porque redirecionamentos excessivos prejudicam a experiência do usuário, principalmente daqueles que acessam os canais por meio dos dispositivos móveis.

As técnicas de lazy loading também podem ser usadas em formulários extensos ou de terceiros, assim, eles só serão carregados quando o visitante chegar à seção da página onde está localizado, e isso reduz a carga inicial.

Além de comprimir as imagens, uma oficina que instala GNV também pode comprimir textos para arquivos CSS e JavaScript. Isso é feito por meio de plugins que conseguem captar esses arquivos, reduzir o tamanho e acelerar o carregamento da página.

Outra coisa importante é diminuir o número de cookies enviado no carregamento inicial da página, tendo em vista que o excesso desses elementos aumenta o tamanho das solicitações e isso traz impactos negativos para o carregamento.

A empresa também pode criar sprites para agrupar diferentes ícones em uma única imagem, algo muito interessante para reduzir o número de solicitações na HTTP para carregar vários ícones, melhorando a eficiência do carregamento.

Regularmente, uma empresa de envelopamento automotivo deve avaliar e otimizar o uso de plug-ins, tendo em vista que alguns deles conseguem introduzir scripts e estilos adicionais que geram impactos para o desempenho.

Considerações finais

Fazer uma gestão eficiente dos ativos estáticos no WordPress é muito importante para que a experiência do usuário seja ágil e responsiva.

Existem diversas práticas que podem ser adotadas para acelerar o tempo de carregamento e fazer com que o site seja mais eficiente.

Dessa forma, também será capaz de cativar e satisfazer os visitantes, além de construir uma presença online de sucesso para a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.