Marketing e Negócios

8 Passos para criar um site do zero

Conheça quais os 8 passos para criar um site do zero para o seu negócio, através das principais informações reunidas nesta página, as quais podem ajudar quem não entende de programação ou construção de sites a criar uma página web. 

Contratar uma agência de criação de sites é muito vantajoso, pois você terá todo o aparato profissional e a melhor qualidade no seu projeto, mas para quem está iniciando o negócio com orçamento apertado, a dica é aproveitar as plataformas gratuitas para criar um site do zero. 

criar um site do zero

Por mais que o resultado no início não seja como o esperado, há a possibilidade de criar um site sem entender as linguagens de programação, apenas seguindo as instruções de plataformas como o WordPress ou Winx. 

Para ajudá-los nesse processo de criar um site do zero, selecionamos algumas dicas essenciais:

Passos para criar um site do zero

A seguir, confira quais os principais passos para criar um site do zero:

1. Planeje bem seu trabalho

É importante ser claro sobre o que você deseja desenvolver antes de começar. Uma página da web pode ter diferentes propósitos e dependendo do que deseja fazer, você precisará configurar uma estrutura ou outra. O estilo do design, o conteúdo, as palavras-chave do seu negócio, os formulários de contato, as fotografias, vídeos, etc.

Tipos de páginas da web:

  • Site Pessoal / Portfólios
  • Empresa / Site Corporativo
  • Comércio eletrônico
  • Página da Web de Serviços
  • Página de apresentação com informações de contato.

2. Escolha o domínio e a hospedagem

Ao criar um site do zero, saiba que é impossível para você ter uma página da web sem esses dois elementos. 

Hospedagem é o espaço onde se aloja a página web e todos os conteúdos que a compõem. Dependendo do tamanho da página da web, você precisará de uma hospedagem na web mais poderosa. Por exemplo, um comércio eletrônico com um grande número de produtos precisará de muito espaço. 

No entanto, uma página corporativa que seja apenas informativa e não tenha nenhum aplicativo interno, não precisará de grandes coisas.

Enquanto isso, o domínio é o nome que você atribui à web e que traduz o endereço IP para encontrá-lo facilmente. É importante que o domínio seja um nome que seja facilmente lembrado.

3. Escolha o CMS ideal para o seu site e faça a instalação

Afastando-se dessas ferramentas de design “em três cliques”, descobrimos que há de fato uma série de gerenciadores de conteúdo que nos permitem criar um site do zero com bons resultados. 

O WordPress é sempre a melhor opção para criar uma página web. Ele é o gerenciador que sempre oferece os melhores resultados, pois, entre outros, inclui o serviço de chat para WordPress que permite uma comunicação rápida com os usuários.

Ele é um gerenciador simples de usar ao projetar a web e usá-lo posteriormente. E na Internet existem muitos artigos e tutoriais para aprender e ver como gerenciar um site do zero na plataforma. 

5. Planeje a estrutura web

O conceito de estrutura web refere-se à organização e distribuição de elementos em um site. Ao decidir como as diferentes páginas se relacionam; quais serão as primeiras páginas e quais terão que depender de outras; quais páginas devem ser exibidas no menu superior e quais no rodapé .

Quando alguém pensa no design de uma página web, pode ser apenas a superfície visual, mas a arquitetura também é importante para alcançar um bom resultado.

Algumas dicas obter uma estrutura ideal ao criar um site do zero:

Não exagere no número de páginas internas: Quantas páginas são adequadas? A quantidade depende do setor em que a página da web opera, mas é verdade que quanto mais páginas, mais complicado será para o usuário navegar. Especialmente quando há várias camadas.

Aposte no minimalismo: Além de seguir essa tendência de design, o minimalismo pode nos ajudar a entender como deve ser um cardápio adequado: menos é mais. Basta incluir os elementos essenciais e as palavras-chave.

Foco na usabilidade e na experiência do usuário: A experiência do usuário é o conjunto de fatores relacionados à própria interação do usuário na página web em questão. 

Em outras palavras, ao criar uma página você tem que pensar em quem vai entrar nela e como podemos facilitar para que eles alcancem seu objetivo. Isso é usabilidade , o elemento que se refere à facilidade com que os usuários podem usar a web.

6. Defina o design da página da web

Se você já teve um blog do Blogger ou WordPress, é provável que tenha passado horas descobrindo novos modelos, mudando cores e movendo elementos para diferentes lugares da página.

Ao projetar uma página da web, a mesma coisa acontece, mas em grande escala. Atualmente existem inúmeros temas que podem ser adquiridos e instalados no seu WordPress para criar a página a partir deles. O ideal é que faça isso se você não tiver um conhecimento muito avançado de CSS e HTML. 

Muitos temas e modelos incluem um construtor visual para criação de páginas, facilitando o design ao criar um site do zero. Dependendo do tema escolhido, ele usará um construtor visual ou outro. 

Ao criar a página web no WordPress pode incluir uma série de plugins necessários para completar todas as funcionalidades que pretende que a página web tenha. Da mesma forma que você pode incluir um plugin para adicionar um novo construtor visual, você também pode adicionar uma ferramenta para ajudar a otimizar páginas internas, como o Yoast SEO .

7. Cuidado com o conteúdo: texto, imagens e vídeo

Ao criar o conteúdo da sua página da web, você pode descobrir que não é tão fácil quanto parece. Mas não é impossível.

  • Baseie-se na pesquisa de palavras -chave para marcar o conteúdo das diferentes páginas.
  • Use uma linguagem adaptada ao seu negócio e ao seu público. Dependendo de a quem você se dirige, pode falar de uma forma ou de outra.
  • Cuide bem da sua página inicial, pois a home page é a vitrine do seu site. E se alguém entrar e não esclarecer ou não gostar do que vê, eles vão sair e provavelmente não voltarão. É importante que o usuário saiba para onde ir nessa página inicial.
  • Cuidado com erros de ortografia e gramática.
  • Use frases claras e diretas.
  • Use chamadas para ações impressionantes para atrair a atenção dos usuários.

E onde as imagens podem ser obtidas?

A melhor opção é sempre fazer uma sessão de fotos para poder usar suas próprias imagens sem nenhum problema. É verdade que existem bancos de imagens gratuitos que podem atender ao seu objetivo muito bem. 

8. Inclua um blog

Ter um blog dentro do seu site é uma opção perfeita para poder gerar conteúdo periodicamente e atrair novos leitores. Isso favorece a melhoria das posições nas buscas do Google e permitirá posicionar determinados termos que de outra forma não seriam possíveis. 

Por sua vez, através das postagens do blog você pode escrever artigos de interesse do público-alvo da empresa e assim fazer uma estratégia de Inbound Marketing para potencializar determinados aspectos.