Entendendo as Categorias da CNH: Um Guia Completo
Blog / Dicas

Entendendo as Categorias da CNH: Um Guia Completo

Entendendo as Categorias da CNH: Um Guia Completo. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil é dividida em diversas categorias, cada uma autorizando o condutor a dirigir diferentes tipos de veículos. Este artigo tem como objetivo esclarecer as categorias disponíveis, os requisitos necessários para cada uma delas e as restrições específicas.

1. Categoria A

Veículos Permitidos: Motocicletas, motonetas e triciclos.
Requisitos: Ter pelo menos 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e CPF.
Restrições: Limitado a veículos de duas ou três rodas com ou sem carro lateral.

2. Categoria B

Comprar Carteira De Motorista

Veículos Permitidos: Automóveis, caminhonetes, camionetas, utilitários.
Requisitos: Idade mínima de 18 anos, alfabetização, documentos de identidade e CPF.
Restrições: Veículos com capacidade para até 8 passageiros, excluindo o motorista, e com peso bruto total de até 3.500 kg.

3. Categoria C

Veículos Permitidos: Veículos utilizados no transporte de carga, cujo peso bruto total exceda 3.500 kg.
Requisitos: Idade mínima de 18 anos, ser habilitado há pelo menos um ano na categoria B, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.
Restrições: Exclusivo para veículos de transporte de carga.

Os riscos de ser pego dirigindo com CNH comprada são grandes

As autoridades de trânsito estão cada vez mais atentas a esse tipo de crime. As CNHs falsas ou quando uma pessoa busca comprar cnh e obter de forma fraudulenta podem ser facilmente identificadas por meio de sistemas de checagem.

4. Categoria D

Veículos Permitidos: Veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros, com capacidade superior a 8 lugares (excluindo o motorista).
Requisitos: Ter 21 anos completos, estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria B ou um ano na categoria C, não ter cometido infrações graves ou gravíssimas, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.
Restrições: Focada em veículos de transporte de passageiros.

5. Categoria E

Veículos Permitidos: Combinações de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e a unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada, tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda 8 lugares.
Requisitos: Ter 21 anos completos, estar habilitado há pelo menos um ano na categoria C ou D, não ter cometido infrações graves ou gravíssimas, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.
Restrições: Destinada a veículos de grande porte, incluindo combinações de unidades.

6. Categoria ACC

Veículos Permitidos: Ciclomotores.
Requisitos: Idade mínima de 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e CPF.
Restrições: Limitado a ciclomotores com velocidade máxima de 50 km/h.

Etapas para Obtenção da CNH em Diferentes Categorias

Para todas as categorias, o processo inclui:

  • Realização de um curso teórico e aprovação em um exame teórico;
  • Realização de um curso prático e aprovação em um exame prático;
  • Exames médicos e psicológicos.

Conclusão

Cada categoria da CNH é projetada para atender a diferentes necessidades e tipos de veículos. É crucial entender os requisitos e restrições de cada categoria antes de iniciar o processo de habilitação. Lembrando sempre que, independentemente da categoria, conduzir um veículo requer responsabilidade e respeito às leis de trânsito, garantindo a segurança de todos nas vias.

Espero que este artigo forneça um entendimento claro sobre as categorias da CNH e ajude a esclarecer as dúvidas dos interessados em obter ou expandir sua habilitação no Brasil.