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WhatsApp Business: saiba como melhorar a comunicação da sua empresa

De acordo com dados do SEM Rush, o WhatsApp é a terceira rede social mais utilizada no mundo todo, possuindo um total de 2 bilhões de usuários ativos, no Brasil, ela ocupa o primeiro lugar com mais de 165 milhões de pessoas, de acordo com pesquisas da Panorama Mobile, cerca de 99% dos brasileiros com um celular tem também esse app baixado em seu smartphone. 

Com toda essa popularidade, ele é sem dúvidas, a plataforma de troca de mensagens mais eficiente do planeta inteiro, e tem se tornado um item obrigatório dentro de qualquer celular. Por se tratar de uma ferramenta de comunicação tão eficiente, as empresas começaram a enxergar o WhatsApp sob uma ótica positiva, e implementaram esse recurso no seu cotidiano, mas mesmo assim, ele ainda possui algumas barreiras e empecilhos durante a sua execução. 

Foi somente em janeiro de 2018 com a chegada do WhatsApp business que essa concepção mudou, essa plataforma possui diversas diferenças em comparação com o padrão, sendo feita especialmente pensada e planejada para o uso empresarial. 

O seu comando é tão simples quanto uma central de alarme de incêndio, e tão eficiente quanto a mesma, e no texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre o WhatsApp Business e como ele pode melhorar a comunicação do seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma ferramenta considerada como similar ao já tradicional e consagrado WhatsApp, possuindo a mesma finalidade: o envio rápido de mensagens de texto, arquivos, imagens, emojis e por aí vai, com o intuito de facilitar a comunicação e torná-la muito mais rápida e prática. 

Assim como o Whats tradicional, a versão business também é gratuita e tem se tornado obrigatória dentro de todos os smartphones empresariais, ajudando a lidar de forma muito mais facilitada o atendimento empresarial. 

Ele auxilia tanto no diálogo direto do atendimento de vendas, quanto na parte de marketing com a prospecção de novos clientes e até mesmo a conversão de leads, sendo uma ferramenta impactante e uma forma eficiente de manter o contato constante. 

Quais são suas diferenças e requisitos?

Assim como o convencional, existem alguns requisitos para instalar o WhatsApp business, mas acredite, eles são mínimos, ele está disponível na Google Play e na Apple Store, sendo que foi adicionado recentemente para o IOS, vale a pena conferir o sistema operacional exigido que é bem básico, no android por exemplo, é preciso ter a versão 4.03 lançada em 2011 ou alguma superior, e para a verificação, ter um PME e fornecer um número válido. 

Já as suas diferenças mudam no quesito operacional, sendo tão eficiente quanto uma seladora de embalagens, abaixo, separamos alguns pontos que merecem destaque e atenção no uso do WhatsApp Business, confira!

Conta completa com localização

O primeiro destaque de grande mudança em relação ao convencional é a própria conta em si, enquanto no WhatsApp padrão temos apenas uma breve descrição feita pelo próprio usuário, na versão business é possível informar dados completos sobre a empresa, o que pode ser uma grande vantagem para qualquer negócio, ainda mais quem atua em formato omnichannel. 

Área de atuação, nome da empresa, horário de atendimento, e-mail, site, portfólio e principalmente endereço, são alguns dados que podem ser informados, o que ajuda a aumentar a reputação da sua marca, transmitir credibilidade, e fazer com que as pessoas tenham um certo respeito extra pelo seu negócio. 

Etiquetas para separar conversas

A segunda diferença que vai ajudar a melhorar a sua comunicação com o business são as chamadas etiquetas para separar conversas, quem trabalha com o funil de vendas e principalmente com o inbound marketing sabe o quanto o comportamento dos clientes mudam conforme o contato deles com a sua marca. 

Existem usuários que não conhecem tanto o seu negócio e preferem receber conteúdos iniciantes, mostrando por exemplo o que é e como funciona um inversor de frequência, enquanto temos outros mais experientes, que já desejam receber ofertas de produtos de maneira mais direta. 

E com tantas conversas no WhatsApp, pode ser complicado separar cada um deles, então nada melhor do que fazer o uso das etiquetas disponíveis na versão business. Elas ajudam você a colorir cada cliente de acordo com o status dele referente a seu negócio, podendo separar em novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago, pedido finalizado, e por aí vai. 

Catálogos de produtos

Outra boa vantagem do business para a empresa é a disponibilidade de ter um catálogo de produtos completo, afinal, se a pessoa chegou até a sua conversa, dificilmente ela vai querer sair para outro link para conferir as opções que tem disponíveis, certo?

Sendo assim, bastam poucos cliques para abrir o seu catálogo completo de produtos, com um portfólio atualizado com preços, o que ajuda muito a vida dos usuários trazendo praticidade, sem que eles precisem sair da página que estão atualmente. 

Essa é uma ótima ferramenta também para montar um bom cartão de visitas e facilitar a experiência, fornecendo todas as informações necessárias em um só local, prático, rápido e extremamente eficiente. 

Respostas programadas

O mundo atual está sendo cada vez mais dinâmico e acelerado, isso faz com que os usuários querem respostas rápidas e informações quase que instantâneas, o que faz com que o atendimento humano acabe ficando em segundo plano, e o foco total seja na agilidade, fator esse, que o business pode te ajudar. 

Isso porque, dentro dele é possível criar respostas programadas e pré-definidas utilizando chatbots e até mesmo configurações dentro da plataforma que agilizam esse atendimento, isso faz com que você já tenha algumas mensagens prontas, como a de “boas-vindas” ou relacionada ao horário de atendimento. 

Dessa forma, a distância entre a empresa e o consumidor é encurtada, as dúvidas são esclarecidas de maneira muito mais rápida, e tudo funciona de maneira mais eficaz. 

Estatísticas de mensagens

Por fim, o business ajuda na metrificação e na computação dos resultados de marketing que você obtém durante toda a sua jornada, com ele, é possível conferir até onde suas mensagens chegaram, qual a taxa de entrega, de visualização e até mesmo de resposta. 

É possível criar listas de transmissões e fazer com que você não só use a plataforma para atendimento, mas também para a divulgação da sua empresa, colaborando assim para a melhoria da sua comunicação. 

Em suma, o WhatsApp business é tão importante para uma empresa quanto um aquecedor de água no inverno, vale a pena conferir essa ferramenta e adotá-la dentro das suas estratégias de comunicação.

O que achou do texto de hoje? Você já usa o WhatsApp business? O que acha sobre ele? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!