WhatsApp Business: saiba como melhorar a comunicação da sua empresa
De acordo com dados do SEM Rush, o WhatsApp é a terceira rede social mais utilizada no mundo todo, possuindo um total de 2 bilhões de usuários ativos, no Brasil, ela ocupa o primeiro lugar com mais de 165 milhões de pessoas, de acordo com pesquisas da Panorama Mobile, cerca de 99% dos brasileiros com um celular tem também esse app baixado em seu smartphone.
Com toda essa popularidade, ele é sem dúvidas, a plataforma de troca de mensagens mais eficiente do planeta inteiro, e tem se tornado um item obrigatório dentro de qualquer celular. Por se tratar de uma ferramenta de comunicação tão eficiente, as empresas começaram a enxergar o WhatsApp sob uma ótica positiva, e implementaram esse recurso no seu cotidiano, mas mesmo assim, ele ainda possui algumas barreiras e empecilhos durante a sua execução.
Foi somente em janeiro de 2018 com a chegada do WhatsApp business que essa concepção mudou, essa plataforma possui diversas diferenças em comparação com o padrão, sendo feita especialmente pensada e planejada para o uso empresarial.
O seu comando é tão simples quanto uma central de alarme de incêndio, e tão eficiente quanto a mesma, e no texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre o WhatsApp Business e como ele pode melhorar a comunicação do seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é uma ferramenta considerada como similar ao já tradicional e consagrado WhatsApp, possuindo a mesma finalidade: o envio rápido de mensagens de texto, arquivos, imagens, emojis e por aí vai, com o intuito de facilitar a comunicação e torná-la muito mais rápida e prática.
Assim como o Whats tradicional, a versão business também é gratuita e tem se tornado obrigatória dentro de todos os smartphones empresariais, ajudando a lidar de forma muito mais facilitada o atendimento empresarial.
Ele auxilia tanto no diálogo direto do atendimento de vendas, quanto na parte de marketing com a prospecção de novos clientes e até mesmo a conversão de leads, sendo uma ferramenta impactante e uma forma eficiente de manter o contato constante.
Quais são suas diferenças e requisitos?
Assim como o convencional, existem alguns requisitos para instalar o WhatsApp business, mas acredite, eles são mínimos, ele está disponível na Google Play e na Apple Store, sendo que foi adicionado recentemente para o IOS, vale a pena conferir o sistema operacional exigido que é bem básico, no android por exemplo, é preciso ter a versão 4.03 lançada em 2011 ou alguma superior, e para a verificação, ter um PME e fornecer um número válido.
Já as suas diferenças mudam no quesito operacional, sendo tão eficiente quanto uma seladora de embalagens, abaixo, separamos alguns pontos que merecem destaque e atenção no uso do WhatsApp Business, confira!
Conta completa com localização
O primeiro destaque de grande mudança em relação ao convencional é a própria conta em si, enquanto no WhatsApp padrão temos apenas uma breve descrição feita pelo próprio usuário, na versão business é possível informar dados completos sobre a empresa, o que pode ser uma grande vantagem para qualquer negócio, ainda mais quem atua em formato omnichannel.
Área de atuação, nome da empresa, horário de atendimento, e-mail, site, portfólio e principalmente endereço, são alguns dados que podem ser informados, o que ajuda a aumentar a reputação da sua marca, transmitir credibilidade, e fazer com que as pessoas tenham um certo respeito extra pelo seu negócio.
Etiquetas para separar conversas
A segunda diferença que vai ajudar a melhorar a sua comunicação com o business são as chamadas etiquetas para separar conversas, quem trabalha com o funil de vendas e principalmente com o inbound marketing sabe o quanto o comportamento dos clientes mudam conforme o contato deles com a sua marca.
Existem usuários que não conhecem tanto o seu negócio e preferem receber conteúdos iniciantes, mostrando por exemplo o que é e como funciona um inversor de frequência, enquanto temos outros mais experientes, que já desejam receber ofertas de produtos de maneira mais direta.
E com tantas conversas no WhatsApp, pode ser complicado separar cada um deles, então nada melhor do que fazer o uso das etiquetas disponíveis na versão business. Elas ajudam você a colorir cada cliente de acordo com o status dele referente a seu negócio, podendo separar em novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago, pedido finalizado, e por aí vai.
Catálogos de produtos
Outra boa vantagem do business para a empresa é a disponibilidade de ter um catálogo de produtos completo, afinal, se a pessoa chegou até a sua conversa, dificilmente ela vai querer sair para outro link para conferir as opções que tem disponíveis, certo?
Sendo assim, bastam poucos cliques para abrir o seu catálogo completo de produtos, com um portfólio atualizado com preços, o que ajuda muito a vida dos usuários trazendo praticidade, sem que eles precisem sair da página que estão atualmente.
Essa é uma ótima ferramenta também para montar um bom cartão de visitas e facilitar a experiência, fornecendo todas as informações necessárias em um só local, prático, rápido e extremamente eficiente.
Respostas programadas
O mundo atual está sendo cada vez mais dinâmico e acelerado, isso faz com que os usuários querem respostas rápidas e informações quase que instantâneas, o que faz com que o atendimento humano acabe ficando em segundo plano, e o foco total seja na agilidade, fator esse, que o business pode te ajudar.
Isso porque, dentro dele é possível criar respostas programadas e pré-definidas utilizando chatbots e até mesmo configurações dentro da plataforma que agilizam esse atendimento, isso faz com que você já tenha algumas mensagens prontas, como a de “boas-vindas” ou relacionada ao horário de atendimento.
Dessa forma, a distância entre a empresa e o consumidor é encurtada, as dúvidas são esclarecidas de maneira muito mais rápida, e tudo funciona de maneira mais eficaz.
Estatísticas de mensagens
Por fim, o business ajuda na metrificação e na computação dos resultados de marketing que você obtém durante toda a sua jornada, com ele, é possível conferir até onde suas mensagens chegaram, qual a taxa de entrega, de visualização e até mesmo de resposta.
É possível criar listas de transmissões e fazer com que você não só use a plataforma para atendimento, mas também para a divulgação da sua empresa, colaborando assim para a melhoria da sua comunicação.
Em suma, o WhatsApp business é tão importante para uma empresa quanto um aquecedor de água no inverno, vale a pena conferir essa ferramenta e adotá-la dentro das suas estratégias de comunicação.
O que achou do texto de hoje? Você já usa o WhatsApp business? O que acha sobre ele? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!