Saiba os riscos que a bala rave tem ao ser consumida
Antes de falarmos das balas rave, é de suma importância entendermos o que é o Rave. Basicamente a rave se trata de um evento ou festa que possui uma longa duração, normalmente sendo mais de 12 horas.
Essa festa não é diferente de nenhuma outra, pois é envolvida por danças e muita música eletrônica, e geralmente são feitas fora dos centros das cidades , mais especificamente fazendas ou armazéns.
De onde veio a palavra rave?
A palavra “rave” foi originalmente usada pelos residentes caribenhos de Londres inglesa na década de 1960 para descrever sua festa local.
Outra tendência considera rave um acrônimo para Rock And Voice Electronic.
No Brasil, Minas Gerais é o estado com mais raves!
São grandes festivais, organizados profissionalmente pelos principais produtores de eventos, reunindo os melhores artistas e atrações internacionais.
Embora haja preconceito e grande desconhecimento em grande parte do público, festivais como este têm um público fiel e consistente que exige mais respeito pela cena eletrônica que reflete a sociedade, em outras palavras, são eventos de arte, cultura e exposições !
Para você que está lendo este artigo sobre “Saiba os riscos que a bala rave tem ao ser consumida”, talvez você tenha pesquisado no google por “Nomes de balas de rave”, não é necessário comprar sem você entender sobre o que pode te causar. Pois isso pode lhe fazer muito mau.
O que é bala rave?
No decorrer das últimas décadas, o consumo das balas raves, ou seja, drogas distribuídas ao público jovem nas festas raves, aumentou drasticamente, e com ele a taxa de mortalidade. Mas afinal, que tipo de droga perigosa são essas balas raves?
A gíria de bala refere-se a qualquer uma das drogas citadas: ecstasy, MDMA, pílula do amor, Helena, crystal, ice e outras.
São drogas feitas em laboratórios ocultos e são baseadas em anfetaminas.
A anfetamina foi originalmente desenvolvida para suprimir o apetite e manter a pessoa acordada e alerta. Os efeitos produzido por elas são:
- Hipersensibilidade ao toque
- Grande euforia
- Auto estima alta
- Empatia
- Enorme sensação de bem estar
- Energia extrema
- Intensificação na percepção de sons e cores, e outras palavras, sentimento de como as cores tivessem sons e os sons tivessem cores.
Por isso, são drogas conhecidas usadas em festas rave, onde o som de ritmos repetitivos e estridentes da música induz o efeito de mudar a percepção de sons e cores.
Além disso, a comunicação com outras pessoas é muito incentivada, criando uma sensação de prazer sexual.
A princípio, eles parecem inofensivos e longe de serem viciantes.O que é uma grande mentira!
Quais são os riscos ao usar essas balas rave?
Muitos estudos mostram que essas drogas são muito perigosas, pois expõem a pessoa ao risco de morte imediata e causam total tolerância, fator importante no desenvolvimento da dependência.
O risco de morte imediata ocorre porque a anfetamina provoca aumento da pressão arterial e aumento da temperatura corporal, o que pode levar a uma série de problemas clínicos como taquicardia, desidratação e insuficiência renal, além de falência de muitos órgãos , levando até a morte.
A dependência, por outro lado, é causada pela exigência de aumentar o uso, uma vez que a quantidade utilizada não atinge os efeitos de antes.
A pessoa começará a usar duas ou mais doses por noite, espalhando o uso ao longo da semana.
Quais os efeitos?
Após seu uso, efeitos como por exemplo a depressão, ansiedade, inquietação e insônia, também podem aumentar a necessidade de uso do medicamento novamente.
É bastante comum que as pessoas que usam essas drogas apresentam sintomas como alucinações, agressividade, e delírios, podendo desenvolver comportamentos suicidas e até homicidas.
Por estas razões, têm graves problemas com a justiça, que requerem uma intervenção profissional especial, como um Psiquiatra Forense ou um Psiquiatra Jurídico, que poderá avaliar a saúde mental e a capacidade de compreensão e determinação do processo de avaliação da pessoa.
Esses produtos existem e a pessoa e familiares devem procurar ajuda!
Lembre-se, ecstasy, MDMA, pílulas do amor, ou seja, as chamadas balas raves são drogas de alto risco e quem as usa deve receber orientação, mesmo que não queira parar de usá-las!