Ilustração do conceito de otimização da taxa de conversão no marketing digital
Marketing e Negócios

Saiba o que é conversão no marketing digital e como calcular essa taxa

Toda empresa tem um objetivo, uma missão, um propósito que dá sentido para as decisões tomadas. E qual é o grande propósito das suas estratégias de Marketing Digital e como elas podem ajudar no sucesso do seu negócio?

Gerar leads (potenciais clientes), educar o mercado, conquistar clientes. Independente da meta da sua estratégia, o importante é saber o quão perto você está ou não de alcançá-la. O modo de medir os resultados é acompanhar as taxas de conversão.

Este é um indicador importante e que não pode ser utilizado de qualquer maneira, ou seja, falhar nos cálculos e na frequência dessa taxa pode gerar problemas ao seu negócio.

Sendo assim, entender o que é a taxa de conversão e como dominar essa métrica é fundamental para o sucesso do seu negócio.

O que é taxa de conversão?

No marketing digital, a cada vez que alguém toma uma decisão importante para o propósito da marca, é realizada a chamada conversão.

Deste modo, toda ação digital da sua empresa precisa direcionar a persona (Representação do cliente ideal) para a conversão. 

Dependendo das estratégias do seu negócio, essa ação pode ser resumida em comprar um produto, preencher um formulário, seguir nas redes sociais, entre outros.

A taxa de conversão é uma métrica muito utilizada para acompanhamento do quanto a audiência realmente converte e gera resultados aos negócios.

Isto posto, como este processo acontece?

Com o cálculo da quantidade de conversões, comparado ao com o número total de visitantes do canal em questão, que pode ser uma landing page que consiste em uma página de produto em um e-commerce (loja virtual) ou um formulário de inscrição.

Qual a relevância em calcular a taxa de conversão?

Ao analisar as taxas de conversão é possível identificar os possíveis gargalos ao longo do funil de vendas, e a partir disso, criar estratégias que promovem melhorias dessa taxa.

Essa métrica é considerada um dos principais indicadores de vendas, já que permite entender quais ações estão ou não contribuindo para a geração de mais clientes e o que não está funcionando muito bem.

Outro ponto importante é que a taxa de conversão deve ser uma responsabilidade dos times de vendas e de marketing, pois as ações feitas no topo de funil geram impactos nos resultados obtidos no fundo dele.

Desta maneira, é fundamental que todos os colaboradores estejam alinhados a respeito das estratégias de marketing, inbound marketing, entre outras técnicas utilizadas que oferecem insights interessantes e que contribuem para o desenvolvimento de soluções que possam aumentar a taxa de conversão em todas as etapas da jornada de compra.

Como calcular a taxa de conversão?

Existe uma fórmula para calcular a taxa de conversão e mesmo que você não seja um expert em matemática, é possível chegar aos resultados.

O cálculo é feito em porcentagem e compara o número de visitantes de uma página com a quantidade de usuários convertidos nela. Se você tem, por exemplo, uma landing page com 5.000 visitantes e 50 pessoas convertidas.

O cálculo que será feito da taxa de conversões desta página será o total de visitantes dividido pelo total de conversões. A conta será 50/5.000 = 1%

Esse é um cálculo fácil, mas você não precisa fazê-lo manualmente sempre que for necessário. 

As principais ferramentas para análise de métricas no mercado, por exemplo, o Google Analytics, tem maneiras de rastrear as taxas de conversão de modo simples e rápido.

Você pode acompanhar o desempenho do seu negócio como um todo, ou seja, ver os orçamentos pedidos, total de leads gerados e vendas que foram realizadas. No entanto, há também a opção de ser mais específico e observar com mais detalhes os canais e estratégias consideradas específicas.

O que pode ser feito para aumentar as taxas de conversão?

Conhecer algumas dicas práticas de como aumentar as taxas e otimizá-las, são formas de ter ótimos resultados.

As principais dicas são:

  • Testes A/B;
  • Proposta de valor;
  • Linguagem simples;
  • Gatilhos mentais.

Além dessas dicas, você pode investir em ações que ajudam a atrair novos clientes, aprimorando o processo de qualificação dos leads que chegam para a equipe de vendas e também focar em desenvolver estratégias mais eficientes de vendas.

Neste caso, vale a pena considerar o uso de ferramentas de venda que podem otimizar o trabalho e impulsionar as oportunidades de vendas para acontecerem novas conversões. Isso permite que os vendedores tenham um bom relacionamento com os leads.

Portanto, conhecer o papel da taxa de conversão no marketing digital e saber como utilizá-la para aumentar os resultados positivos do seu negócio é uma excelente maneira de se destacar no mercado.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.