Saúde

Exames que previnem o câncer de mama

Os exames que previnem o câncer de mama, são preventivos, que podem ou não acarretar a procedimentos mais delicados e violentos.

Infelizmente, é fato que o câncer de mama é uma das doenças que mais atinge as mulheres no mundo de acordo com o Blog Canal Minas.

Por apresentar uma condição debilitada, em que mexe com a autoestima e a aparência física da mulher, como na maioria dos casos em que se necessitar retirar as mamas, é cada vez mais frequente a divulgação em realizar exames que previnem o câncer de mama e, assim, poder ajudar cada vez mais pessoas que desenvolvem a doença ou que já estão se cuidando há um bom tempo.

Exames que previnem o câncer de mama

Dependendo do exame que você for realizar, é possível retardar o crescimento e desenvolvimento das células cancerígenas e até mesmo a sua cura completa, sem que fique sequelas no corpo da mulher. Entretanto, os exames são preventivos, que podem ou não acarretar procedimentos mais delicados e violentos, conforme é o seu grau e o tamanho da célula.

Dá para prevenir o câncer de mama?

Cientificamente falando, o câncer é uma doença que ataca as mutações genéticas de nosso DNA e de nossas células em geral. Pode ser que demoram anos para se desenvolveram e a atrapalhar o funcionamento dos órgãos, entretanto, há alguns hábitos que auxiliam o não aparecimento da doença, como o fato de não fumar ou beber excessivamente; praticar exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação saudável e equilibrada. Logo, manter uma vida saudável pode lhe proporcionar mais qualidade e expectativa de vida.

Quais exames devo fazer para prevenir o câncer de mama?

Existem três exames essenciais que ajudam a prevenir o câncer de mama. São eles: o autoexame, a mamografia e o exame clínico.

O autoexame é, sem dúvida, o melhor exame para que a mulher descubra qualquer alteração no seu peito, por isso é a forma mais rápida e mais preventiva que pode evitar o câncer e até oferecer um tratamento mais efetivo.

O autoexame deve ser feito de frente para um espelho, em que um braço deverá ficar elevado e com a outra mão você percorra todo o seu seio, realizando movimentos circulares, começando do mamilo e indo para fora. Em seguida, você deve repetir o procedimento com a outra mama. Assim, você pode reparar algum caroço, caso ele apareça. É ainda mais ideal fazer o autoexame após a menstruação.

O autoexame deve ser feito mensalmente?

A mulher precisa conhecer as mamas e, por isso, o autoexame precisa ser feito mensalmente para que você reconheça a nodulação normal das glândulas e a possível alteração. Assim, você acaba conhecendo melhor o seu corpo.

A partir da idade adulta, todas as mulheres precisariam realizar o autoexame. Saiba que, mesmo que você não encontre nenhuma alteração, é imprescindível que você faça os outros exames anualmente para acompanhar o desenvolvimento e qualquer transformação.

Mamografia

Já a mamografia é um exame mais completo onde você colocará as mamas em um mamógrafo para serem examinadas. Deve ser feita só após os 40 anos. Algumas mulheres dizem que o exame é desconfortável, entretanto não é comparado ao fato de ser diagnosticado com o câncer de mama, não é mesmo?

Exames clínicos

Outros exames são realizados diante da suspeita do câncer de mama, os quais já são indicados e acompanhados por um oncologista. Exame de sangue e ultrassonografia são alguns destes.

Faça o autoexame regularmente e evite ser surpreendida com o descobrimento da doença em fase avançada.