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Marketing e Negócios

Saiba como investir em automação de redes sociais

Gerenciar as redes sociais não é uma tarefa simples, é preciso investir tempo e ter bastante dedicação para que tudo seja feito como desejado. Muitas vezes, para que a demanda seja cumprida integralmente, a melhor solução é buscar a automação das redes.

Se administrar um perfil dentro de uma rede social já é uma ação que envolve uma boa quantidade de tempo, quem dirá cuidar de várias contas ao mesmo tempo. 

Esse tipo de situação é muito comum em agências de marketing que gerenciam contas de clientes. 

De fato, qualquer perfil das principais plataformas hoje, para ter sucesso, depende de uma dedicação que nem sempre é fácil manter. Afinal, com mais uma série de atividades relacionadas ao trabalho, atualizar e interagir nas redes é um desafio.

Muitas vezes uma empresa que fabrica válvula esfera 2 polegadas pode ficar sobrecarregada ao atender diariamente os muitos pedidos recebidos pelo seu e-commerce, de modo que manter as redes sociais em dia é uma tarefa que precisará ser delegada. 

Nesse sentido, os gestores encontram algumas soluções possíveis, como a contratação de um profissional que ficará responsável apenas pela gestão e interação nas redes sociais, contratar uma agência para realizar a administração da página ou automatizar o perfil.

Em muitos casos, nos quais o investimento pode ser limitado para manter as redes sociais em dia, uma das opções mais promissoras e que é capaz de trazer bons resultados é, sem dúvida, a automação das redes sociais. 

Mas, para começar esse processo, é fundamental entender o que é a automação das redes sociais, além de conhecer os motivos pelos quais vale a pena investir nisso e saber, também, quais são as ferramentas disponíveis para essa necessidade. 

Se já houve a identificação da necessidade de automatizar as redes sociais da empresa, entender cada um desses pontos é fundamental. Neste artigo, é possível conhecer melhor esses pontos. Portanto, siga na leitura do conteúdo até o fim. 

O que é automação de redes sociais?

Para quem nunca usou as redes sociais de maneira profissional, manter a página atualizada é divertido e não exige um comprometimento diário. 

No entanto, essa não é a mesma realidade para uma empresa de esquadrias de alumínio preto, que depende das redes sociais para se comunicar com o seu público e para divulgar mais facilmente o seu trabalho.

Justamente por isso, automatizar processos acaba sendo uma das soluções mais eficazes para garantir que as redes sociais estejam em dia. Mas, afinal, o que é a automação das redes sociais?

De modo prático e direto, automatizar as redes se trata de programar ações para que elas sejam feitas sem a necessidade do trabalho humano. Assim, o objetivo é delegar tarefas para programas ou aplicativos.

É verdade que boa parte da automação, para ser colocada em prática, depende da programação das atividades. 

Porém, isso é feito de modo muito mais rápido do que seria manualmente, e garante que ações de vários dias estejam devidamente agendadas. 

A automação das redes sociais é fundamental para que as tarefas sejam feitas de modo preciso e rápido. Além disso, o processo pode comportar a execução de várias tarefas ao mesmo tempo, o que não é possível com a ação humana.

Há vários aspectos que podem ser melhor organizados e várias ações que podem ser programadas para garantir o sucesso da automação. Entre elas, vale mencionar:

  • Agendamento de posts;
  • Envio de mensagens automáticas;
  • Composição de relatórios;
  • Monitoramento de palavras-chave.

Realizando ações como essas, é possível dedicar mais tempo a outros tipos de demandas, garantindo que as redes sociais estejam alimentadas e que o público possa interagir e acompanhar a empresa de modo constante e diário. 

Por isso, não importa em qual segmento a empresa atua, seja na fabricação e venda de bomba de pistões axiais ou na confecção de roupas infantis, o uso da automação é sempre bem-vindo e pode tornar a gestão das redes sociais mais simples e frequentes. 

Por que investir em automação das redes sociais?

Uma dúvida comum de quem já ouviu falar em automação das redes sociais é entender os motivos pelos quais isso deve ser feito. De fato, há vários, o que justifica e mostra a importância dessa funcionalidade.

Para os gestores das páginas de redes sociais, a decisão de automatizar processos pode ser benéfica em vários sentidos, principalmente porque torna a rotina corporativa mais prática e otimiza a administração das redes.

Um exemplo prático disso é o de realizar uma postagem para divulgar um produto como uma barraca de pastel completa fora do horário comercial. Para isso, basta agendar o post no sistema e aguardar a publicação dele. 

Além disso, há ferramentas como as respostas automáticas, que garantem a interação necessária com o público, o que é um dos aspectos mais importantes da boa gestão das redes. 

Em paralelo, é possível acompanhar vários dados, para que o trabalho da automação se torne cada vez mais aprimorado. 

Entender os dias e horários para publicar, conhecer o comportamento do público e ver quais post são mais interessantes é essencial. 

Ao mesmo tempo, conhecer os formatos de conteúdo que vão bem nas redes, utilizar a melhor linguagem para se comunicar e outros aspectos relacionados ajuda na automação das redes sociais, para que ela seja o mais natural possível.

Tudo isso pode ser alcançado quando uma empresa que atua no segmento de Tela sombrite branca ou em qualquer outro setor do mercado decide investir em automação.

De fato, os resultados podem ser os melhores possíveis, o que justifica o investimento em ferramentas que otimizem a gestão da rede da companhia, uma vez que essa decisão traz vantagens diretas para a rotina do estabelecimento. 

Quais as ferramentas para esse processo?

Depois de entender o que é automação de redes sociais e conhecer alguns motivos que justificam o investimento nesse processo, chega o momento de conhecer as ferramentas que tornam tudo isso possível. 

Há várias opções no mercado, de maneira que escolher a que faz mais sentido para a companhia é essencial para que a administração dos perfis possa ser alinhada aos desejos dos gestores. Conheça algumas das principais ferramentas a seguir. 

1. Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta que ajuda qualquer gestor de rede social a manter a administração da página em dia. Isso porque ele permite conduzir várias contas ao mesmo tempo, dentro da mesma interface. 

Assim, um estabelecimento que trabalha com pergolado com chapa de policarbonato e possui mais de um perfil das redes sociais pode utilizar o Hootsuite para realizar diversas ações. 

Entre elas, é possível fazer o agendamento de posts, unificar as redes sociais da companhia em um único painel de controle, monitorar palavras-chave, compartilhar conteúdos por meio do navegador, encurtar URLs e conhecer o ROI de uma campanha.

Dessa forma, essa é uma opção interessante para garantir uma gestão eficiente das redes, podendo contar com vários recursos para o dia a dia.

2. Buffer

Outra ferramenta de automação interessante é o Buffer, ele se trata de uma plataforma de gestão intuitiva, que ao mesmo tempo torna o processo de administração muito mais otimizado. 

Inclusive, esse acaba sendo o programa ideal para agências que precisam gerenciar muitas contas ao mesmo tempo, atendendo aos clientes que trabalham com contabilidade da mesma maneira que atendem aos clientes que trabalham com revelação de fotos 15×21.

Entre as principais funções dessa ferramenta estão o agendamento de diferentes tipos de postagem. Além disso, o Buffer ajuda a especificar alguns padrões de publicações, em paralelo ao acompanhamento de campanhas. 

O resultado disso é um feedback que permite uma avaliação completa sobre o que funciona para a rede social da empresa, o qual também aponta os motivos que fizeram os post terem melhores performances.

3. CoSchedule

O CoSchedule é uma ferramenta de automação que fornece um grau a mais do que o Hootsuite, pois permite que o gestor agende posts para várias redes sociais e que acompanhe as estatísticas deles com tranquilidade. 

Assim, o administrador pode saber quando um post sobre kit festa de aniversário para 50 pessoas foi compartilhado, quais foram os posts mais comentados e verificar o grau de interação dos usuários. 

Além disso, o CoSchedule permite o agendamento anual de posts, sempre de modo ordenado. Assim, é possível gerenciar todo o conteúdo da página em termos de quantidade e da forma desejada. 

Considerações finais

A automação das redes sociais é uma possibilidade que ajudou de modo especial os gestores de contas dessas plataformas, tanto os que atuam em agências de marketing quanto os administradores que trabalham dentro de uma companhia específica. 

Por isso, é uma ferramenta que ganha cada vez mais adeptos, uma vez que garante um trabalho otimizado, prático e editável sempre que necessário, possibilitando uma gestão mais simples sem deixar de lado a excelência nesse tipo de atividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.