Mulher segura objetos para redecorar casa
decoração

DIY: 5 dicas para redecorar a sua casa sozinho

Saiba como mudanças simples podem criar um visual completamente novo 

Assim como as lagartas passam por um período de mudanças até se transformarem em lindas borboletas, todos nós estamos sujeitos a mudanças ao longo da nossa vida. Perdas e ganhos, seja de entes queridos, emprego ou até mesmo peso podem impactar muito o modo como vivemos e enxergamos o mundo à nossa volta.

Nesses momentos, a mudança também pode ser percebida na forma como organizamos o nosso lar. A instalação de um quadro na parede usando a parafusadeira ou mesmo a pintura de um móvel antigo são bons exemplos de como podemos redecorar o espaço em que vivemos.

Sendo assim, nosso objetivo hoje é mostrar para você que há muitas possibilidades para quem busca essa renovação dentro de casa. E o melhor: sem gastar muito e podendo deixar tudo com a sua cara, sem depender de ninguém. Confira a seguir as nossas dicas.

Decoração exige organização

Não dá para criar um ambiente superbonito e agradável, do ponto de vista sensorial, sem que ele esteja minimamente organizado. Então, o primeiro passo para redecorar a sua casa é observar o que está fora do lugar, o que pode ser descartado e o que pode ser reaproveitado.

A ideia do “menos é mais”, própria do conceito minimalista, é fundamental na medida em que consegue nos mostrar o que é de fato importante e útil, e o que pode ser jogado no lixo ou doado, caso esteja em boas condições de uso. Isso porque decorar um espaço não exige uma diversidade de itens e cores.

Na verdade, uma boa decoração está muito mais relacionada a qualidade do que à quantidade de itens usados. Lembre-se também que as escolhas devem respeitar o seu gosto pessoal, de modo a oferecer aquela sensação clássica de aconchego, seja qual for o seu estilo.

A seguir, selecionamos algumas dicas para que você consiga redecorar a sua casa sozinho com mais facilidade e praticidade.

Mude os móveis de lugar

Uma alternativa relativamente simples, mas que faz toda a diferença em um espaço é a mudança de móveis. Trocar as poltronas e o sofá de lugar, por exemplo, pode fazer com que a forma como você enxerga a sua sala de estar mude completamente.

Isso pode ser feito em todos os cômodos da casa, desde a sala até a cozinha, passando pelos quartos. No entanto, é importante lembrar que os objetos devem manter a sua funcionalidade e uma posição segura. Não vá virar o fogão para a janela por conta do vento, por exemplo.

Aplique papel de parede

No lugar da sujeira e do cheiro característico das tintas, você pode optar por renovar as paredes dos cômodos usando papel de parede. Existem modelos dos mais variados, com estampas e cores que dão outra cara a qualquer espaço.

Você pode também fazer a aplicação do papel de parede em uma única parte do cômodo, de modo a preservar a tintura original. Só não se esqueça de respeitar a harmonia de cores já existentes.

Reforme móveis antigos

Sabe aquela mesa de cabeceira superantiga que você ganhou da sua avó? Ou ainda aquela penteadeira que você até usa, mas que está feia por conta do tempo? A solução é investir na reforma desses móveis antigos.

Vale lembrar de observar o estado de conservação do móvel e, se for preciso, aplicar materiais cupinicidas. A reforma, por sua vez, envolve lixar a peça, pintar e envernizá-la. Assim, você dá uma nova cara a algo que você já tem em casa.

Use quadros e posters decorativos

Outra forma interessante para dar uma nova cara à sua casa é investir em modelos de quadros e posters decorativos. Você pode usá-los emoldurados, de modo pendente ou colados nas paredes, ou mesmo organizados em nichos e prateleiras.

Inclusive, o uso destes itens ajuda a manter todos os objetos organizados, especialmente quando se trata de pequenas ou grandes coleções – seja de CDs, livros, souvenirs ou velas aromáticas –, tudo depende do seu gosto.

Renove nos detalhes

Dá para dar um novo astral ao ambiente sem fazer grandes mudanças. Um jarro de planta colocado na sala ou mesmo a troca das capas das almofadas são exemplos de alterações que trazem bem-estar e renovam o visual dos cômodos.

Quem tem tapetes guardados, por exemplo, pode usar uma peça maior como uma espécie de tela, pendurada verticalmente. Mantas, por sua vez, podem ser usadas para dar mais conforto ao sofá e à cama. Tudo vai depender da forma como você dispõe e organiza os objetos à sua volta.