Tábua de queijos e morangos e canecas com chocolate
Blog / Dicas

Noite do fondue: saiba como preparar um jantar romântico em casa

Que tal surpreender quem você ama? Confira essas dicas e aprenda, em um piscar de olhos, como elaborar um jantar caprichado e pronto para encantar!

Seja no Dia dos Namorados ou em qualquer outra ocasião especial, não há nada melhor do que ser surpreendido com um jantar caprichado. Afinal, quando preparamos esse tipo de encontro, conseguimos mostrar para quem amamos como também nos preocupamos em manter a relação sempre viva e fortalecida. 

Contudo, para criar um clima intimista e convidativo, é preciso pensar em vários detalhes — que vão muito além de um cardápio delicioso. Aqui, destacamos desde a mesa posta até o menu, como é o caso dos clássicos e saborosos fondues. 

No entanto, se você não sabe como colocar a mão na massa e garantir o melhor resultado, este é um ótimo momento para descobrir como dar o primeiro passo e deixar o seu date ainda mais apaixonado. 

A seguir, veja algumas dicas certeiras e que te ajudarão a planejar um encontro a dois perfeito. Vamos lá!

Capriche na decoração

Um dos pontos principais de um jantar romântico está na decoração do ambiente. Isso mesmo! Para garantir aquela atmosfera de mistério e sedução, você terá que pensar em uma luz mais baixa e, claro, aconchegante. Para isso, nada melhor do que contar com a ajuda das velas. 

Ainda hoje, esses produtinhos são excelentes para iluminar todo e qualquer espaço de um jeito diferenciado, garantindo charme e uma sensação de bem-estar única. Sabendo disso, a recomendação é adicionar velas em pontos estratégicos do décor: no centro da mesa, em mesinhas laterais ou, até mesmo, em prateleiras ao redor do local onde o jantar será servido. 

Contudo, uma dica valiosa é preferir as versões sem aroma, uma vez que elas não conseguirão interferir no cheirinho da refeição e, tampouco, fazer com que o seu par romântico se sinta enjoado. 

Jogo americano

Pode até parecer superficial, mas o uso de um bom jogo americano faz toda a diferença na composição de um jantar romântico. Estamos falando de artigos em sua maioria confeccionados em tecido ou plástico, servindo para posicionar os pratos durante uma refeição. 

Além de ajudar a embelezar a produção, tais recursos são excelentes para preservar a superfície da mesa, marcar os lugares dos convidados e promover mais praticidade aos indivíduos. 

Dito isso, uma saída interessante é investir em modelos que carreguem uma temática romântica, como aqueles pautados por tons vermelhos ou que possuam estampas de coração. 

Acerte no menu

Obviamente, um menu impecável não pode faltar em um jantar romântico. E, entre tantas opções de pratos que podem ser servidos, com certeza, o fondue está no topo da lista para esse tipo de evento. 

De origem suíça, essa opção consiste em uma receita composta de queijo fundido em vinho branco e, na maioria das vezes, temperado com diversas especiarias, como o alho. 

Entretanto, após a sua popularização, o fondue ganhou algumas releituras, podendo ser encontrado até mesmo em versões doces — estando a de chocolate e a de doce de leite como as preferidas do público atual.

Entretanto, caso não faça ideia de como preparar esse prato, já adiantamos que o processo é simples e requer somente alguns passos. Anote as nossas recomendações e faça bonito!

Receita de fondue

  • 1 xícara de chá de vinho branco; 
  • 1 caixa de creme de leite; 
  • 200 gramas de queijo emmenthal; 
  • 200 gramas de queijo gruyère; 
  • 1 dente de alho; 
  • Salsinha, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto; 
  • 1 pão italiano cortadinho em cubos.

Leve o vinho ao fogo baixo, até que a bebida comece a ferver. Em seguida, acrescente o creme de leite e vá misturando. Depois, é a hora de colocar os queijos e temperar de acordo com o seu paladar. 

Mexa até obter um creme liso e homogêneo. Reserve. Com tudo pronto, pegue uma panela exclusiva para fondue e esfregue o dente de alho em sua parte interna. Finalize despejando o creme de queijo. Utilize o pão italiano como acompanhamento.

E aí, gostou dessas dicas de como preparar uma noite do fondue? Aproveite para colocar as nossas recomendações em prática e encantar a sua cara-metade!