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O que é SEO e como ele pode ajudar seu blog

SEO é uma sigla em inglês que significa “Search Engine Optimization” (otimização para motores de busca), sendo uma importante estratégia para otimizar sites, blogs e outras páginas da internet.

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Seu objetivo é fazer com que essas plataformas alcancem um bom posicionamento orgânico nos buscadores, gerando tráfego e autoridade digital para os canais.

Atualmente, também é considerado como uma das principais estratégias de marketing digital, pois ajuda as empresas a alcançarem as primeiras posições nas buscas orgânicas do Google, o que economiza tempo e dinheiro.

É uma boa estratégia e ajuda o negócio a atrair mais visitantes, tendo em vista que os primeiros posicionamentos são feitos com as melhores opções para as pesquisas realizadas pelas pessoas.

São os links mais visualizados e clicados pelos usuários, trazendo exatamente a resposta que tanto precisam. Consequentemente, o site ou blog da empresa se torna muito mais conhecido e isso aumenta as chances de conversão.

Tudo isso pode ser feito sem a necessidade de investir em mídias pagas, o que traz mais economia para a organização.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é SEO, sua importância, quais são as práticas mais recomendadas para a estrutura do blog e como medir os resultados para fazer os ajustes necessários.

Conceito e importância do SEO

O SEO é um conjunto de estratégias para otimizar, e pode ser definido como uma maneira de aumentar os acessos da plataforma, com técnicas que fazem o site alcançar um bom posicionamento nos resultados orgânicos do Google.

As estratégias são usadas pelo próprio desenvolvedor do site, de modo a melhorar os aspectos de otimização interna e contribuir para o posicionamento da página.

Ele é muito importante para as empresas em termos de visibilidade e aumento do tráfego orgânico, isso porque quando a plataforma inicia uma campanha de otimização, logo melhora seu posicionamento para as palavras-chave.

Por exemplo, se o termo usado no conteúdo é toldo cortina, o posicionamento será proporcional à quantidade de acessos recebidos, trazendo mais visibilidade para a empresa e o aumento das conversões.

Existem, portanto, vários objetivos que um site pode alcançar, como no caso de uma plataforma e-commerce, que tem como principal necessidade gerar vendas. Para um blog, o maior objetivo é atrair visitantes.

Esses objetivos são conhecidos e considerados como conversões, e podem variar de acordo com a necessidade do negócio, como:

  • Vendas;
  • Cadastros;
  • Downloads;
  • Cliques.

Independentemente de qual seja a área de atuação da empresa e os objetivos que se pretende alcançar, a otimização é fundamental para alcançar o público e superar suas expectativas.

Melhores práticas de SEO

Uma empresa de porta de giro vidro temperado precisa de um blog institucional para compartilhar conteúdos de valor com o público-alvo. Mas para alcançar as pessoas certas, é indispensável investir em práticas de SEO.

Algumas de suas práticas, quando aplicadas à estrutura e ao conteúdo do blog, melhoram a indexação e a classificação nos resultados de pesquisa. São elas:

Escolher uma boa palavra-chave

Escolher a palavra-chave certa é fundamental, pois ela ajuda a aumentar o volume de buscas e reduz as dificuldades de ranqueamento. A palavra-chave está relacionada à persona e tem o objetivo de resolver seu problema.

Para usar os termos corretos, é fundamental que eles sejam de cauda longa, ou seja, tenham mais de 3 palavras. Também precisam estar relacionados ao nicho de atuação, e para descobrir, é interessante fazer uma pesquisa no próprio buscador.

A marca também pode usar uma ferramenta de palavras-chave para comparar as diferentes opções e escolher aquelas que apresentam uma concorrência menor.

Observar os primeiros resultados da busca

Outra boa ideia para entender o que exatamente as pessoas estão procurando e quais são suas dúvidas é observar os primeiros resultados da pesquisa.

Com base nisso, fica mais fácil encontrar pontos em comum e questões que ainda não foram respondidas, e com isso estruturar um conteúdo ainda mais completo.

Ou seja, se a palavra-chave escolhida foi empresa de içamento, ao pesquisar essa informação no Google, é interessante entender o que os conteúdos oferecem e tirar algumas ideias.

O proprietário do blog precisa saber se colocar no lugar de sua persona para saber se falta alguma informação que seria útil para ela. Ao usar uma ferramenta de palavras-chave, também é importante observar os termos que os usuários buscam para os resultados.

Ao criar o conteúdo em si, ele precisa ser claro e objetivo, pois só assim para garantir que o visitante encontre exatamente o que precisa enxergue o material como a melhor opção sobre o tema.

Atualizar o conteúdo

Atualizar o conteúdo é, portanto, uma estratégia de SEO muito importante, porque de nada adianta publicar uma grande quantidade de materiais se eles se tornam ultrapassados ao longo do tempo.

Inclusive, se um fabricante de divisória MDF branco criar conteúdos evergreen, eles precisam ser atualizados também. Os próprios usuários enxergam as atualizações de maneira positiva, assim como os buscadores.

Conteúdos atualizados oferecem informações relevantes e atuais, por isso, conseguem manter sua utilidade e acompanhar todas as mudanças e tendências do momento.

Usar o Google Search Console

Mesmo quando a empresa faz atualizações constantes em seus conteúdos, o Google vai demorar um tempo para entender. Mas é perfeitamente possível acelerar esse processo por meio do Search Console.

O proprietário do site só precisa clicar em “buscar com o Google” na parte de rastreamento, digitar a URL do post e clicar em “buscar”, em seguida, basta selecionar a opção “solicitar indexação”.

Ao fazer isso, o Google vai realizar o processo rapidamente e entender que os materiais do blog foram atualizados.

Criar bons títulos e descrições

Por fim, uma empresa de automação elétrica industrial precisa criar títulos e descrições capazes de chamar a atenção dos usuários.

As pessoas costumam passar o olho rapidamente para descobrir qual é o assunto tratado dentro da página e se é compatível com o que precisam, e só assim decidem se vão clicar ou não.

Os títulos e descrições influenciam diretamente a taxa de cliques e são fundamentais para conseguir ranquear os conteúdos.

Como acompanhar e medir os resultados

Existem métricas que precisam ser acompanhadas para medir os resultados de SEO do blog e descobrir o que deve ser ajustado.

Uma delas é a taxa de rejeição, que mostra a quantidade de pessoas que acessaram o blog mas não ficaram muito tempo e nem realizaram uma ação.

Essa métrica é muito importante para corrigir qualquer problema que possa estar acontecendo e evitar que os buscadores interpretem uma desconexão entre o conteúdo e a pesquisa do usuário.

Uma empresa de copeira terceirizada também deve acompanhar o tempo de permanência dos visitantes, uma métrica muito semelhante à taxa de rejeição

Cada artigo possui um tempo médio de leitura, considerando a quantidade de palavras que possui, e o Google calcula o tempo necessário para que o usuário faça a leitura.

Supondo que alguém acessou uma página que tenha um material com tempo médio de leitura de 8 minutos, mas saiu após 1 minuto, logo o Google interpreta que o material não é relevante o suficiente.

Pode ser que o conteúdo tenha respostas que não sejam pertinentes para os usuários, e uma das formas de resolver essa questão é procurar entender quais são as dores e necessidades da persona.

Também vale a pena saber quais são os conteúdos que mais fazem sucesso dentro do blog, ou seja, aqueles que recebem mais cliques e sofrem menos rejeição por parte dos usuários, fazendo com que eles permaneçam mais tempo.

Ao fazer essa avaliação, uma empresa de lavagem de fachada predial consegue entender seu público, qual é a extensão dos artigos e em qual fase da jornada de compra boa parte do público está.

Entretanto, o ideal é que essa avaliação seja feita a cada 3 meses, pois só assim a organização vai conseguir obter informações importantes.

O moderador do blog também precisa saber qual é a origem do tráfego, depois a partir do momento em que identifica de onde os leitores estão vindo, também saberá em quais esforços precisa se concentrar.

Ou seja, se um conteúdo sobre instalação de moldura de gesso para cozinha estiver recebendo muitos visitantes provenientes do Google, então vai entender que a maioria do seu público está presente no buscador.

O monitoramento também gera insights para outros tipos de materiais que podem ser usados em outras mídias, como no caso do site institucional ou das redes sociais.

Considerações finais

O blog é um canal muito importante para a empresa porque é por meio dele que a marca vai oferecer conteúdos ricos e valiosos para seu público-alvo.

Mas ele precisa ser utilizado com as estratégias de SEO para que se alcance um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Dessa forma, a marca vai atrair visitantes de maneira orgânica, o que melhora ainda mais seu posicionamento e credibilidade na internet.

Também vai economizar investimentos em mídia paga para promover seus conteúdos, produtos e serviços, o que melhora muito os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.