Iluminação na fotografia: como usar luz natural e artificial
Blog / Dicas

Iluminação na fotografia: como usar luz natural e artificial 

A iluminação, como se sabe, é um dos aspectos mais importantes da fotografia, afinal, ela é responsável por realçar as cores, criar texturas, dar o tom para as fotos e muito mais. 

Contudo, uma dúvida muito comum entre os fotógrafos amadores e profissionais está relacionada ao tipo de luz que se deve usar, se a natural ou a produzida artificialmente.

De antemão, saiba que não existe uma resposta certa para essa pergunta, ao passo que, nesse artigo, ensinaremos a utilizar ambos os recursos de forma adequada. Confira.

O que é a luz natural?

A luz proveniente do sol pode variar bastante dependendo do horário escolhido para fotografar, podendo sua luminosidade ser mais quente, fria ou suave. A lua, as auroras boreais e as estrelas também funcionam como luz natural.

A iluminação natural é certamente a mais usada pelos fotógrafos, muito em função da sua acessibilidade e dos efeitos que ela proporciona. Contudo, é preciso ter em mente que esse recurso é bastante imprevisível, sendo necessário estar atento ao horário e ao clima no momento de tirar as fotos.

Quais as principais características da luz natural?

Muito mais acessível

Conforme falamos anteriormente, esse tipo de iluminação acaba sendo mais praticável, uma vez que o fotógrafo só precisa de uma câmera para começar a fotografar.

Para melhorar ainda mais a qualidade das fotos, utilize difusores e rebatedores para controlar a iluminação.

Horário

A princípio, verificar o horário é um ponto extremamente importante quando se deseja aderir a esse tipo de luz. Desse modo, opte por realizar os seus projetos no início da manhã ou no final da tarde (uma hora antes do sol se pôr).

Nível de intensidade da iluminação

Sempre que as fotos são tiradas próximo do meio-dia, abre-se a possibilidade delas ficarem com um aspecto ruim. Um problema muito comum nesses casos é o céu estourado e a produção de sombras – quando o objeto da foto são pessoas.

Para contornar essa situação, use os elementos presentes no local para amenizar os efeitos da luz, ou então utilize equipamentos como difusores e rebatedores para reduzir os contrastes.

Condições climáticas

Por fim, escolher a luz natural como principal fonte de iluminação, significa ficar à mercê das condições climáticas. Ou seja, pode ser que você precise fotografar em dias nublados, com pouco sol ou cheio de nuvens.

Embora muitos profissionais não gostem de fotografar com tempo nublado, saiba que as nuvens podem se tornar grandes aliadas se usadas corretamente. Isso porque elas reduzem o contraste das sombras e atenuam a intensidade da luz, sendo uma ótima opção para fotografar pessoas.

O que é a luz artificial?

Em suma, a luz é artificial é toda iluminação produzida a partir de equipamentos desenvolvidos justamente com esse intuito, como por exemplo LEDs, lâmpadas, flashes da câmera e etc. Diferente da luz natural, com a luz artificial o fotógrafo consegue controlar o grau de iluminação, garantindo mais consistência e precisão na hora dos cliques.  

Quais as principais características da luz artificial?

Máximo controle

Antes de tirar uma foto profissional utilizando luz natural, é fundamental que você verifique as condições climáticas e o horário. Entretanto, o mesmo não acontece com a iluminação artificial, a qual permite que o fotógrafo direcione a luz proveniente dos equipamentos da forma que achar mais conveniente.

Nível de intensidade da iluminação 

Ferramentas como octabox, softbox, rebatedores e beauty dish ajudam o fotógrafo a controlar a direção da iluminação e a controlar sua intensidade.

Os modificadores podem te auxiliar a direcionar a luz ao ponto que deseja, além de permitirem que você deixe a iluminação mais dura ou mais suave.

Preço elevado

Embora a iluminação artificial possua diversas vantagens, é necessário ficar atento ao preço dos equipamentos, que costumam ser muito caros e inviáveis para fotógrafos iniciantes.

Entretanto, uma forma de gerar iluminação artificial sem que seja necessário investir muito dinheiro é criando a sua própria softbox. Para isso, basta pegar uma caixa de papelão (ou pvc) e inserir lâmpadas fluorescentes ou de led. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para mais artigos como esse, não se esqueça de visitar o nosso blog e de seguir a nossa página nas redes sociais.