Notícias Política

No Equador, Moreno e Guilherme Lasso, ganham as eleições presidenciais do País

O socialista Lenín Moreno e o ex-banqueiro Guillermo Lasso comemoraram vitória nas eleições presidenciais deste domingo (2/4) no Equador, após a divulgação de pesquisas de boca de urna com resultados opostos, em um segundo turno que determinará o mapa político da América Latina. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) lembrou que as pesquisas de boca de urna são apenas estimações e que os resultados oficiais serão divulgados a partir das 20H00 locais (22H00 de Brasília).

Para evitar problemas, a sede do CNE, em Quito, onde no primeiro turno simpatizantes de Lasso protestaram para exigir transparência e rapidez na contagem dos votos, está há vários dias cercada com tapumes e é protegida por policiais e militares.

Segundo a empresa Perfis de Opinião, que certos setores associam ao governo, o ex-vice-presidente Moreno, do governista Aliança País (AP), ganharia com 52%,2 dos votos. Já segundo a o instituto Cedatos, que o governo tacha de opositor, o conservador Lasso, do Criando Oportunidades (Creo), venceria com 53,02% dos votos. Após a divulgação das pesquisas de boca de urna, minutos depois do fechamento das urnas, às quais estavam convocados 12,8 milhões de equatorianos, ambos os candidatos comemoraram a vitória.

Siga-nos 
Facebook: Globo Expresso.com
Instagram: prs.edvaldoeweider