mapa mental
Negócios

Mapa Mental: O que é?

Um mapa mental pode ser útil para várias questões na vida de uma pessoa, seja para ser mais produtivo no trabalho, na escola, na faculdade ou somente para administrar os compromissos.

Ele pode ser essencial porque a mente humana é como um computador que processa milhares de dados para formular ações e pensamentos.

Com tantos processos correndo, é normal que uma ou outra informação acabe se perdendo nos sentidos ou acabe sendo esquecida.

Muitos aspectos da vida de uma pessoa podem acabar sendo prejudicados com isso, pois uma confusão como essa traz desordem à mente.

Até porque, seja no trabalho, nos estudos ou em qualquer outra ação, o conteúdo deve ser bem entendido e fixado para que tudo se alinhe.

Para tanto, usar mapas mentais pode ser uma maneira de dar mais estrutura a esses conhecimentos e mantê-los organizados dentro da mente.

Além disso, eles também podem ajudar a fixar alguns dados, facilitando assim que o aprendizado sobre limpeza em eventos, por exemplo, seja mais completo.

Com isso em mente, o artigo a seguir apresentará aos leitores o que são os mapas mentais e para que eles servem. Além disso, dará algumas dicas de como montar um.

Entenda o que é um mapa mental

O mapa mental, que também pode ser conhecido como mapa da mente, é uma importante ferramenta para a gestão de informações, sejam de cursos nr10 ou de tarefas de trabalho.

Esse mapa ajuda não só a reduzir mas também a simplificar e selecionar as informações que são mais relevantes sobre um assunto como uma representação visual de ideias e conceitos.

Isso permite que a análise e também a memorização de informações seja feita de maneira mais fácil, assim como a organização das mesmas.

A ferramenta ajuda também a aprender de maneira criativa e leva muito mais clareza para processos como os de tomada de decisão.

Por esses e outros motivos, o mapa mental se tornou a maneira mais eficaz de entender e de resolver problemas de várias origens.

Outras duas características que o torna tão marcante quanto um filhote fofo de lulu da pomerania chocolate e que não podem ficar de fora é a sua alta flexibilidade e também sua acessibilidade.

Ou seja, um mapa mental pode ser bem simples ou muito bem elaborado, sendo feito 100% à mão e com o seu estilo, ou se preferir ele pode ser feito por meio de ferramentas e programas online.

Para que serve o mapa mental?

Um mapa mental pode ter uma série de funcionalidades únicas, e entre elas está a possibilidade de usar essa tática para aprender um novo idioma.

É possível montar mapas mentais que possam te ajudar a estudar para uma prova oral ou até escrita que esteja próxima, ou até mesmo para ter o conteúdo de forma simplificada sempre próximo.

Se uma prova de idioma, por exemplo, for conter perguntas sobre um tema como a usabilidade da bicicleta poty, é possível criar mapas mentais com palavras comuns que tenham relação com o assunto que será abordado.

Isso ajuda a entender melhor o vocabulário e garantir que ele será suficiente para desenvolver as respostas necessárias para a prova no idioma estudado.

O mapa mental ajuda a aproveitar cada uma das informações necessárias para lidar no dia a dia, facilitando o entendimento e o processamento delas.

Além de garantir que o raciocínio funcione de forma mais abrangente, ele usa cada detalhe relevante e os aplica no processo de aprendizagem.

Muitas vezes a prática de criar mapas mentais pode levar uma pessoa a lembrar de coisas ou de informações que nem sabia que tinha.

O mapa mental também é especial para desenvolver melhor o processo criativo de uma pessoa, pois permite que ela compartilhe ideias e crie cronogramas para não se cansar mentalmente.

Com isso, o mapa mental pode ser usado para o acompanhamento de indicadores de produtividade ou até mesmo para aprender assuntos novos e aguçar a criatividade.

Como montar um mapa mental?

Por último, depois de entender o que são mapas mentais, para que eles servem e por que eles são importantes, chegou a hora de aprender como montar o seu.

  1. Escolha onde ele será feito e o que vai retratar

Para quem acha que a aprendizagem pode ser maximizada na criação de um mapa manual, faça-o manualmente, mas para quem prefere os meios digitais só é preciso escolher o software que mais te agrada.

No caso dos mapas mentais feitos manualmente, alguns materiais devem ser separados antes de dar início a todo o processo.

Os materiais são os básicos para desenho como folhas de papel sulfite em branco e canetas ou lápis coloridos para destacar o que for preciso.

Depois de escolher a maneira que o mapa mental será feito e a hora de decidir qual será a situação retratada, o objetivo central de onde vem a informação.

  1. Defina um título

Nesse caso, o título do mapa mental deve ser inserido no meio da folha, isso porque é a partir dele que cada uma das informações que tem relação vão surgir.

Para elaborar o título perfeito é possível responder algumas perguntas para si mesmo, um exemplo é se perguntar qual é o objetivo do mapa.

  1. Separe as primeiras ramificações

Depois de definir o tema central do mapa, que sempre será o elemento principal dele, faça a separação de duas ramificações.

Não deixe de permitir que os pontos de associação do seu cérebro cumpram essa tarefa por você, será como uma prestação de serviço, assim como um conserto de piso de madeira.

Puxe linhas que representarão informações, ideias ou até conceitos que podem e devem ter relação direta com o título no meio da folha.

Quando uma reunião de brainstorming é realizada, por exemplo, as ramificações iniciais são feitas logo depois que o time é questionado sobre seus pensamentos ao ouvir certas palavras.

  1. Continue separando as ramificações

Depois das ramificações iniciais serem separadas, continue o processo com as próximas, sempre fazendo ligação com o tema central. Crie subtópicos que possam ser encaixados dentro de outros tópicos.

A ideia aqui é fazer uma representação visual sobre a hierarquia das informações, ou seja, aprofundar nos conteúdos importantes cada vez mais.

Por isso é possível criar a quantidade de tópicos que desejar, sejam eles primários, secundários ou terciários, use quantos forem precisos para ajudar a organizar suas informações.

O ponto principal de um mapa mental é ajudar a pessoa a organizar suas informações de maneira criativa, sem que se torne uma coisa padrão e chata.

Por isso quem se beneficiará dele deve ter a liberdade de montá-lo como desejar e como melhor entender, isso permite que o conteúdo seja melhor fixado.

  1. Seja objetivo e use recursos de memorização fácil

Como o objetivo central de um mapa da mente é facilitar a memorização das informações, existe um ponto importante que deve ser entendido por quem está começando a usar essa ferramenta: ser objetivo.

Mesmo que seja possível usar milhares de tópicos, tente criar frases mais curtas para que a visualização fique mais fácil, assim como a compreensão das informações adicionadas e destacadas.

É possível optar por usar palavras-chave que te façam lembrar do assunto ao invés de escrever uma frase extensa no mapa.

Se deseja falar sobre uma empresa de digitalização e armazenamento de documentos, por exemplo, tente usar a palavra chave “digitalização e armazenamento”.

Além das palavras-chave é possível usar vários outros recursos que permitam associar as frases à ideias mais sólidas e fáceis de lembrar.

Tente destacar algumas informações para ter uma memorização mais fácil com alguns elementos diferenciados como:

  • Cores;
  • Desenhos;
  • Símbolos;
  • Escritas diferentes.

É possível usar uma cor para indicar as referências que está usando, outra para as ideias que teve, outra para assuntos não conhecidos, e assim por diante.

Não existe uma regra clara e específica nessa parte, isso porque o que vale é usar tudo o que possa te ajudar a memorizar os assuntos que precisa.

  1. Revise e edite as informações

Depois de concluir o mapa, é o momento de revisar tudo que foi inserido nele e de editar alguma informação que julgue necessária.

Isso ajuda a manter essas informações mais claras, mais simples e muito mais objetivas do ponto de vista de quem está trabalhando no mapa mental. 

E essa é a grande vantagem de adicionar informações em um mapa mental para memorização e organização de dados, poder mudá-las conforme suas necessidades.

Como elas não são fixas, o processo de edição ou até mesmo de adicionar algo se torna bem mais fácil, garantindo que o mapa não seja prejudicado. 

O processo de elaboração de um mapa mental ajudará muito uma pessoa que deseja alcançar um objetivo específico de maneira mais prática e rápida.

Para que o cérebro organize as informações da melhor maneira é possível até adicionar a rotina a um mapa mental, desde a hora de acordar até o momento de pesquisar sobre um pet shop perto de mim, por exemplo.

Com a prática cada vez que montar um novo mapa mental você vai descobrir novas formas de melhorá-lo e de treinar o seu aprendizado, facilitando seu entendimento e otimizando seu tempo.

Considerações finais

Os mapas mentais ajudam a relacionar diferentes informações ligadas a um tema central, que é o ponto principal na sua execução. 

Todos os benefícios que ele traz para a realização de estudos, trabalhos ou demais atividades como a criação de um totem de sinalização mostram o quanto ele é importante para a realização de tarefas.

Por isso entender o que é um mapa mental, para que ele serve, como ele funciona e a sua importância abrirá sua mente para cogitar começar a usar esse tipo de estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.