Saúde

10 Sintomas do sarampo

Os primeiros sintomas da doença são semelhantes aos da gripe ou resfriado e aparecem entre 8 e 12 dias após a pessoa ser infectada. 

Após 3 dias, as manchas vermelhas geralmente não são escamosas e se espalham por todo o corpo.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus da família Paramyxoviridae, que causa vários sintomas como febre, tosse persistente, coriza, conjuntivite e pequenas manchas vermelhas que começam ao redor da pele e depois se espalham. 

Todo o tratamento para o sarampo deve aliviar os sintomas, pois o corpo pode eliminar naturalmente o vírus, sendo recomendado apenas repouso, hidratação e uma dieta leve. 

Mas é importante consultar um médico para aconselhamento, especialmente em crianças que precisam de suplementação vitamínica.

A vacina é a melhor forma de prevenção da doença e faz parte do calendário básico de imunização, com a primeira dose recomendada há 12 meses. 

No entanto, se a vacina não foi administrada na infância, a vacina pode ser administrada em qualquer fase da vida, sendo recomendada uma dose única.

Muita das pessoas tenta emagrecer a base de medicamentos, um exemplo de medicamento é o venvanse sem receita, que também serve para ajudar no emagrecimento de forma mais rápida.

Principais sintomas

  • Manchas vermelhas na pele, que não coçam, são facilmente espalhadas pelo corpo;
  • Garganta;
  • Tosse seca;
  • Febre alta;
  • Conjuntivite;
  • Sensibilidade a luz;
  • Fadiga;
  • Perda do apetite;
  • Nariz escorrendo;
  • Dor de cabeça.

O sarampo é uma infecção viral que afeta principalmente bebês no primeiro ano de vida. 

No entanto, a doença também pode ocorrer em pessoas da mesma idade ou em adultos que não foram vacinados contra sarampo sendo mais comum no verão e no outono.

Como confirmar se uma pessoa está com sarampo?

O diagnóstico da micose geralmente é feito por um pediatra, em crianças, ou por um clínico geral, avaliando os sinais e sintomas que estão presentes em crianças ou adultos. 

No entanto, como os sintomas do sarampo são muito semelhantes aos sintomas da rubéola, catapora, rosácea e até alergias a medicamentos.

O especialista irá recomendar alguns exames laboratoriais, como testes sorológicos, culturas de garganta ou urina.

Se você suspeitar que tem varíola, é importante não espalhar a doença para outras pessoas, pois o vírus é facilmente transmitido pela tosse ou espirro.

Portanto, uma máscara ou um pano limpo é apropriado para proteger sua boca.

As vezes esses medicamentos pode conter cafeína, o rivotril sem receita pode quebra essa cafeína, e deixar seu corpo de uma forma mais calma.

Possíveis complicações do sarampo

As complicações do sarampo ocorrem mais frequentemente em crianças com menos de 5 anos e em pessoas com mais de 20 anos, sendo pneumonia, diarreia e infecções de ouvido as mais comuns. 

Outra complicação da doença é a encefalite aguda, que aparece cerca de 6 dias após o aparecimento de uma mancha vermelha na pele.

Como é o tratamento do sarampo?

O tratamento do sarampo é feito com repouso, hidratação e medicamentos de alívio, como paracetamol, alimentos líquidos ou moles e suplementos vitamínicos, que devem ser prescritos por um médico.

Esta doença é mais comum em crianças e tratamentos que controlam sintomas graves, como febre, fraqueza geral, fome da pele e manchas vermelhas que podem evoluir para pequenas úlceras.

Como prevenir o sarampo?

A melhor forma de prevenir o sarampo é se vacinar contra a doença, o que é recomendado nos primeiros 12 meses de idade, mas alguns cuidados simples também podem ajudar a prevenir o sarampo, como:

  • Lave as mãos com frequência, principalmente ao tocar nos doentes;
  • Evite tocar seus olhos, nariz ou boca, a menos que suas mãos estejam limpas.
  • Evite ficar em locais fechados com muitas pessoas;
  • Falta de contato direto com pessoas doentes, como beijar, abraçar ou compartilhar equipamentos.

Outra forma eficaz de evitar a propagação da doença é isolar o paciente, embora apenas a vacinação seja realmente eficaz. 

Portanto, se alguém for diagnosticado com sarampo, todos os parentes próximos, como pais e irmãos, devem ser vacinados, caso ainda não estejam, e o paciente deve ficar em casa.

É importante que a pessoa contaminada, descanse e fique em casa por alguns dias para não infectar outras pessoas.