Marketing e Negócios

Estratégias de retargeting para ampliar a conversão de vendas

Você já acessou algum site e pensou em comprar um produto, mas acabou desistindo de última hora, e depois disso, começou a receber inúmeras notificações e anúncios daquela empresa, com ofertas mais específicas e que te lembra constantemente daquele produto? Se você já passou por isso, então saiba que já foi alvo do que chamamos de retargeting. 

Para quem não conhece, esse é um conceito muito famoso dentro do mundo do marketing e consiste em mostrar anúncios segmentados para usuários que já tiveram algum tipo de contato com a marca, mas ainda não se tornaram clientes dela, ou seja, alcançar as pessoas que viram sobre o seu serviço de modernização de elevadores, mas não chegaram de fato, a contratá-lo. 

Essa pessoa já foi um alvo do seu negócio, mas a primeira vez, a transação acabou não sendo concluída, o que fez com que ela se tornasse um novo alvo novamente, ou o chamado retargeting, esse é um conceito bem diferente de uma abordagem inicial, sendo muito mais específico e direto em relação à abordagem com seu público. 

As chances do retargeting dar certo são altas, principalmente para ampliar as conversões de vendas, no texto de hoje, mostraremos as principais estratégias dele para aumentar os seus números e conquistar ainda mais clientes, confira!

O que é retargeting?

O termo “targeting” vem do inglês e significa algo como “mirar” ou “apontar”, sendo assim, o retargeting seria algo como “mirar de novo”, no mundo do marketing, esse é um conceito aplicado justamente para atingir as pessoas que já estiveram na “mira” da sua empresa, porém não deu certo a conversão, sendo necessário realizar esse apontamento novamente. 

De forma resumida, o retargeting atua como uma estratégia criada para alcançar os usuários que tiveram algum tipo de contato com o seu negócio, porém não chegaram a concluir a transação, sendo assim, o foco agora é na conversão dessas pessoas. 

Para isso, são usadas estratégias específicas com ofertas diretas e que alcancem esse público de maneira mais efetiva, fazendo com que esse público que não comprou da primeira vez, agora compre aquilo que você está ofertando. 

Esse é um conceito muito usado principalmente em e-commerces, e costuma ser ativado quando o usuário entra no site, acessa os produtos, mas acaba saindo sem comprar nada, então, o retargeting filtra esses usuários como se estivesse usando um umidificador industrial para deixar o ar mais puro, e envia a oferta direta para eles. 

Como ele funciona?

Para ser possível entender quem são as pessoas que acessaram o site, mas não chegaram a converter os produtos, é preciso inserir um pequeno código na página conhecido como píxel, esse código é praticamente imperceptível aos consumidores, e adiciona cookies dentro da página que auxiliam a capturar dados de navegação do usuário. 

Vale ressaltar que com a chegada da LGPD, os píxeis ainda são usados, mas de uma forma mais explícita e clara para o consumidor. Com esses cookies instalados e o píxel em funcionamento, ao entrar em uma página dentro do navegador, serão indicados anúncios da própria empresa, o que vai ajudar a reforçar a marca de maneira incisiva. 

Ou seja, o usuário é relembrado diversas vezes sobre a marca que acabou de acessar, ampliando as chances de conversão e faz com que ele tenha sua marca fixada na sua cabeça, além disso, se ele tinha alguma dúvida, ele acaba sanando ela justamente no meio da aparição de novos anúncios. 

É como se a empresa tivesse a balança industrial de quem entrou ou saiu do seu site, e direcionasse seus esforços e propagandas para essas pessoas, com o intuito de aumentar as conversões e fazer com que o alvo que não concluiu a compra da primeira vez, consiga concluí-lo agora. 

Quais são os benefícios do retargeting?

O retargeting possui inúmeros benefícios durante a sua aplicação, o primeiro deles é justamente o seu foco, ele é apresentado apenas para as pessoas que acessaram o seu site, ajudando a montar um anúncio mais específico e segmentado de acordo com o perfil de cada usuário. 

Se a pessoa acabou de entrar no site e logo na sequência tem recebido anúncios, a chance dela se lembrar da marca e ficar considerando a conversão é muito maior do que se ela tivesse acessado apenas uma vez a página. 

Sendo assim, o retargeting ajuda a conquistar o público novamente e é o empurrãozinho necessário para convencer alguém a de fato, concluir uma conversão, ele também pode ser específico para aqueles que abandonaram o carrinho, dando ainda mais precisão e uma abordagem ainda mais assertiva. 

Lembre-se, em termos de conversão, sua principal funcionalidade é eliminar qualquer tipo de dúvida ou indecisão, mostrando o produto novamente, gerando reconhecimento para a marca e fazendo com que o usuário tome uma decisão mais assertiva baseada na lembrança constante e na presença da marca. 

Quais as estratégias de retargeting?

É claro que para que o retargeting dê certo, é necessário que ele tenha boas estratégias sendo executadas, afinal, de nada adianta apenas oferecer um anúncio sem sentido para o usuário esperando que ele consuma um produto, sendo assim, o planejamento é parte crucial, sendo o ponto de equilíbrio para que tudo dê certo, assim como uma câmara fria para açougue

Para que o retargeting seja efetivo, é preciso criar estratégias diferentes para cada pessoa que visitou a sua página, sendo assim, é preciso segmentar o público que entra em seu site, entre alguns exemplos, você pode separar os acessos como:

Quem acessou seu site; quem acessou seu site mais de cinco vezes; quem visitou uma categoria específica de produtos; quem deixou um comentário no seu conteúdo; quem clicou no link do seu perfil nas redes sociais; quem abandonou o carrinho.

Após separar as categorias, é hora de colocá-las em prática, lembra o píxel que citamos lá em cima? Bom, agora é hora de adicioná-lo em cada link específico citado acima, coloque um rastreador diferente conforme a página acessada por cada usuário, vale destacar que o retargeting dura em torno de 30 dias, então explore bem esse período. 

Com tudo pronto, é hora de montar as suas campanhas, crie anúncios específicos para cada usuário que acessou determinada área, mostre produtos que aquela pessoa está “namorando” e não esqueça de separar tudo da melhor forma possível, utilize o Google Ads, Facebook Ads, e ferramentas de anúncios que te ajudem nessa jornada. 

Quanto mais preciso e segmentado você for com seu retargeting, maior a chance de aumentar as suas conversões, então capriche!

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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções industriais.