Entenda a importância da realização do laudo AVCB em prédios corporativos
decoração

Entenda a importância da realização do laudo AVCB em prédios corporativos

Garantir a segurança dentro da empresa é uma tarefa crucial na vida de qualquer gestor ou dono de qualquer empreendimento, esse profissional deve se responsabilizar pela segurança dos seus funcionários, mantendo o ambiente sempre seguro seguindo todas as normas possíveis. 

E no meio de tantas preocupações e leis que devem ser seguidas, o famoso laudo AVCB,

que aparece como um dos mais importantes para garantir a segurança dos colaboradores e fazer com que o seu prédio corporativo não corra nenhum risco mais grave. 

Você já ouviu falar sobre ele? Sabe os motivos que fazem o AVCB tão importante em prédios corporativos?

No texto de hoje, iremos mostrar para você tudo sobre esse documento crucial em qualquer negócio, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o laudo AVCB?

A sigla AVCB significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, se tratando de um documento que representa que aquele edifício está seguro e segue todas as normas contra incêndios.

Ou seja, significa que aquele ambiente tem todos os equipamentos, medidas de controle e instalações apropriadas para combater qualquer princípio de incêndio. Entre os principais pontos analisados, temos:

  •  Justamente os extintores de incêndio; 
  • Mangueiras de incêndio; 
  • Sinalização de emergência;
  • Porta corta-fogo;
  •  SPDA; 
  • luz de emergência e instalações elétricas bem estruturadas.

Tudo isso é levado em conta pelo Corpo de Bombeiros no momento da vistoria, caso algo não esteja certo, é dado um prazo para que o dono da edificação possa fazer os ajustes necessários, vale ressaltar que isso é feito de forma periódica para garantir a segurança da edificação com regularidade. 

Por que ele é tão importante assim?

O laudo é fundamental dentro de qualquer prédio justamente por trazer segurança e proteger a vida de quem ocupa aquela edificação, dificultando a propagação do incêndio e reduzindo os danos no seu patrimônio, com o documento em dia, as chances de acontecer algo alarmante são muito menores do que sem ele. 

Lembrando que o incêndio é um dos maiores perigos dentro do ambiente de trabalho, e um simples curto-circuito no seu grupo gerador de energia já pode colocar toda a sua empresa abaixo, então é sempre importante manter o documento em ordem.

Um bom exemplo disso foi o incêndio causado no dia 10 de julho de 2022 em um prédio localizado na 25 de março, no centro de São Paulo, os bombeiros trabalharam por cerca de quase 70 horas até conseguirem apagar o fogo.

 e muito disso é justamente a ausência do AVCB, já que o prédio não possuía essa documentação, o que poderia mudar totalmente o panorama da situação. 

Qual a duração deste documento?

Lá em cima citamos que o laudo é feito de maneira periódica de acordo com a sua durabilidade, certo? Mas ela depende de cada estado no qual o edifício está localizado, em São Paulo, por exemplo, a duração varia de 1 a 3  anos dependendo do prédio. 

Fora isso, existem duas situações na qual ele sempre deve ser feito: caso o prédio seja vendido ou se ele passar por uma grande reforma em toda a sua planta. 

Quem precisa do laudo AVCB?

Esse é um documento obrigatório desde o ano de 1983, sendo assim, é necessário o seu uso por todas as edificações, ele é crucial para obter a sua licença de funcionamento, sendo exigido em empreendimentos comerciais, industriais e também residenciais. 

Igrejas, escolas, hotéis, escritórios, postos de gasolina, casas de show, entre diversos outros prédios necessitam ter essa documentação em dia, colando a sua Etiqueta Personalizada adesiva na porta e garantindo seu bom funcionamento. 

Até mesmo microempresas e estabelecimentos de pequeno porte necessitam do documento, porém ele é muito mais simplificado, o único espaço isento são as edificações de uma moradia. 

Quais as punições para quem não possui o documento?

Por se tratar de um documento obrigatório, a não obtenção do laudo pode acarretar em diversas consequências como notificações escritas, multas em caso de reincidência e até mesmo interdição do local, dependendo do estado e das tentativas já realizadas. 

Além dos campos obrigatórios, vale ressaltar o risco à saúde e ao bem-estar de todos os colaboradores que atuam dentro do seu prédio corporativo, afinal, é obrigação da empresa garantir a segurança e saúde dos funcionários, o que pode estar em risco com a ausência deste documento. 

Então, além das medidas legais, você pode prejudicar seus colaboradores e até seu equipamento como sua chapa de aço inox, podendo ser totalmente perdida em caso de incêndio.

Causando prejuízo para todos os lados, então não se esqueça de correr atrás desse documento crucial para qualquer negócio.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, até a próxima!