Mulher segura desodorante e olha atentamente para tampa
Uncategorized

Entenda a diferença entre os desodorantes naturais e os tradicionais

Saiba se vale mesmo a pena fazer a transição entre eles e quais são os reais benefícios para a sua pele

Dentre uma das novidades do momento, existe um movimento conhecido como clean beauty, que promove cuidados com a pele naturais. Mas o que é isso? 

O movimento defende que a utilização de algumas substâncias antissépticas tradicionais, como o alumínio, os parabenos e o triclosan, podem fazer mal não só para a pele, mas para a saúde como um todo. Essas substâncias podem causar irritações e incômodos na pele, e até mesmo doenças mais graves.

Dessa forma, trocar o desodorante tradicional por outro mais natural pode beneficiar não só o corpo e a saúde, mas também a natureza. Isso acontece porque eles também agridem menos o meio ambiente e costumam ser mais sustentáveis na sua composição.

Siga em frente e descubra tudo sobre os reais benefícios dos desodorantes naturais e se vale a pena adotá-los na sua rotina.

Eliminar o suor ou o odor?

A primeira coisa que você deve entender antes de qualquer outra é como o mau cheiro acontece e entender se é isso realmente que você deseja eliminar. O odor causado pela transpiração é uma mistura de dois fatores distintos: bactérias e suor. 

Esse fenômeno acontece quando a axila transpira e o suor entra em contato com outros elementos, resultando no odor indesejado. O papel do alumínio, por exemplo, é inibir o suor, diminuindo, assim, o mau cheiro. 

No entanto, você pode eliminar o odor sem impedir a transpiração, pois ela é muito importante para a regulação do nosso corpo. Ao bloquear essa possibilidade, pode acontecer o bloqueio dos poros e até mesmo a inflamação da glândula sudorípara, resultando em um grande incômodo.

Alumínio, para que te quero?

O alumínio é uma substância que pode ser encontrada nos desodorantes tradicionais. Conforme citamos antes, ele é o responsável por inibir o suor e, consequentemente, diminuir o mau cheiro nas axilas. 

Apesar de ainda não haver comprovação científica completa, sabe-se que, em grandes quantidades, ele é prejudicial à saúde. Além disso, é possível que a substância possa irritar peles mais sensíveis.

No entanto, existem alternativas ao alumínio. Os desodorantes naturais possuem ativos diferentes dos tradicionais. Dentre as substâncias que eles possuem, podemos citar os óleos essenciais, princípios ativos vegetais e até mesmo o cristal de alúmen de potássio, que é antibacteriano e não possui nenhuma substância que possa causar irritação ou malefícios à saúde.

Ao contrário dos desodorantes tradicionais, que são antitranspirantes, os naturais têm foco em minimizar o suor e a umidade e combater bactérias utilizando outros princípios ativos que não bloqueiam os poros e permitem que a pele possa respirar. 

Quero fazer a transição, e agora?

Hoje em dia é muito mais fácil encontrar opções mais naturais e sustentáveis para cuidar da sua pele e, consequentemente, da sua axila. 

No entanto, cuidado com receitas caseiras, pois elas não foram testadas em ambiente controlado, como as opções que você encontra na prateleira. Elas podem agredir a sua pele mesmo utilizando ingredientes naturais, como limão, bicarbonato de sódio ou alguns óleos essenciais. 

Além disso, para fazer a transição, não basta apenas olhar os princípios ativos. É preciso saber se a fórmula não contém alumínio, parabenos e álcool, caso contrário, você irá expor sua pele da mesma forma. 

No começo, pode ser que a pele demore para se acostumar com a nova fórmula e o mau cheiro persista, mas é preciso paciência. Com o tempo, o ideal é que isso passe e ele substitua o desodorante tradicional totalmente. Talvez seja necessário reaplicá-lo mais vezes ao longo do dia, porque a sua formulação é menos agressiva no combate à umidade e às bactérias que promovem o odor incômodo. 

Além disso, a dica é procurar produtos que contenham aloe vera, melaleuca ou calêndula, pois eles promovem um cuidado calmante na pele, que pode também ficar irritada por causa da depilação, por exemplo.