Notícias

Dia do Trabalhador foi marcado por protestos pelo mundo, e Estados do Brasil

Pessoas de várias partes do mundo foram às ruas nesta terça-feira em manifestações do Dia do Trabalho, feriado internacional comemorado em 1º de maio. Além dos eventos marcados em diversos Estados do Brasil, protestos e celebrações foram realizados em Cuba, França, Turquia, Espanha, Filipinas, Tunísia, Taiwan, Rússia e Paquistão.

A data comemorativa foi reconhecida como uma celebração em vários países no início do século XX. Ela faz referência a uma greve geral convocada por grupos anarquistas dos Estados Unidos em 1º de maio de 1884, data em que muitas empresas americanas começavam seu ano contábil. O objetivo era conquistar o limite máximo de oito horas para a jornada de trabalho.

Os protestos de 1884 tiveram adesão de mais de 350.000 americanos e foram marcados por confrontos violentos com a polícia. Ao menos onze pessoas morreram durante as mobilizações e cinco líderes sindicais anarquistas foram condenados à morte. Depois desse episódio, vários sindicatos ao redor do globo escolheram 1º de maio como data para realizar importantes mobilizações de reivindicação de direitos trabalhistas. O feriado foi, então, reconhecido em diversos países do mundo – com exceção dos Estados Unidos – em memória dessas lutas.

Manifestações pelo Brasil

Alagoas: Manifestantes ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) se reuniram na orla de Maceió na manhã desta terça, para protestar contra as perdas dos direitos trabalhistas. A organização estima que 8.000 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar acompanhou a manifestação, mas não contabilizou o número de participantes.

Bahia: Trabalhadores e representantes de centrais sindicais da Bahia se reuniram em um ato no Farol da Barra, em Salvador, para protestar contra a perda de direitos trabalhistas, em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para pedir mais democracia no país e justiça pela morte da vereadora Marielle Franco, do Psol do Rio de Janeiro. O ato foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central e Força Sindical. O movimento contou com a presença de 200 pessoas.

Paraná: Na manhã desta terça, um grupo de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizam atos nos arredores da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. De acordo com a Polícia Militar, 2 mil pessoas participam das atividades. Os organizadores não informaram número de participantes.

Pernambuco: Integrantes de centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos se reuniram, nesta terça-feira (1º), em um ato na área central do Recife, em alusão ao Dia do Trabalhador. Com faixas, cartazes e camisas vermelhas, o grupo também pedia a liberdade de Lula, preso no dia 7 de abril.

Rio de Janeiro: No Rio, muitas pessoas madrugaram – ou nem dormiram – para tentar uma vaga de emprego. Uma feira no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, promete ajudar quem precisa de uma oportunidade.

São Paulo: A capital paulista teve atos pelo Dia do Trabalho na Zona Norte, organizado pela Força Sindical, e no Centro, sob a organização da CUT. Na Praça Campos de Bagatelle, o evento da Força Sindical levou uma série de artistas e sorteou carros entre o público.

Portal: Globo Expresso.Com