Marketing e Negócios

Como utilizar o QR Code a favor da comunicação da sua empresa

Nos dias de hoje, as tecnologias são a engrenagem principal que auxiliam as empresas a movimentarem suas economias e sempre estarem em franca evolução dentro do mercado. Cada mudança é importante para acompanhar o ritmo considerado acelerado e se adaptar ao presente e ao futuro que estão cada vez mais digitais. 

Grande parte dessas tecnologias auxilia justamente na comunicação da sua empresa, criando uma ponte muito mais sólida entre o seu negócio e o seu consumidor, fechando um laço tão forte como as fitas do bonfim. Entre as principais opções de tecnologias comunicativas, temos justamente o chamado QR code. 

Você com certeza já escaneou um em algum lugar, seja um restaurante ou até mesmo para realizar um pix, essa é uma ferramenta versátil e extremamente efetiva dentro de qualquer empresa, podendo atuar diretamente a favor da comunicação do seu negócio. 

Mas você sabe como utilizar esse recurso ao seu favor? Consegue entender a sua importância dentro de uma corporação e como ele pode ser utilizado para se comunicar com seus clientes? No texto de hoje, iremos mostrar como você pode utilizar o QR Code a favor da comunicação da sua empresa, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o QR Code?

Antes de saber como usar o QR Code é preciso entender o que é essa tecnologia, em inglês, a sigla QR significa “quick response” ou em uma tradução para o português, resposta rápida, atrelando a palavra “code” ou código, já temos aí a nossa resposta final: código de resposta rápida. 

Ele foi criado em 1994, pelos profissionais da Denso-Wave no Japão, sendo uma das tecnologias pioneiras e mais usadas desde então, para quem não conhece, o QR Code nada mais é do que uma tecnologia 2D que se assemelha a uma caixa preta com várias outras caixinhas dentro divida entre linhas brancas, se aproximando bastante de um código de barras. 

Sua função é justamente ser escaneado por praticamente todo aparelho que possua câmeras, com isso, ele contém algum link que leva aquele usuário para outro local, seja um site para ver a oferta do seu ventilador climatizador, um número de telefone ou até mesmo o endereço da sua empresa. 

Existem várias maneiras de utilizar essa tecnologia ao seu favor e separamos as principais delas abaixo, após conferir todas você com certeza vai melhorar a sua comunicação, bora conferir? Então vamos lá!

Propagação de informação

A primeira forma de utilizar o QR Code como uma fonte forte de comunicação na sua empresa é justamente através da propagação de informação, com ele você pode realizar a divulgação de qualquer mensagem que variam desde o seu catálogo de produtos até mesmo a página inicial das suas redes sociais. 

É possível adicioná-los tanto nas embalagens de produtos direcionados para o seu site, por exemplo, quanto na sua página inicial na web levando a uma conversa do WhatsApp ou ao seu catálogo de produtos. 

As opções são múltiplas e tudo vai depender dos seus objetivos, o importante é sempre que for adicionar um link, procurar colocar também a opção do QR Code, isso facilita e encurta e jornada do usuário, trazendo um acesso prático e cedendo informações importantes sobre a sua marca que ficam muito mais fáceis de serem lidas. 

Check-in e formulários

Outra forma de se comunicar é justamente com check-ins e formulários, isso é ideal principalmente para os espaços físicos onde a pessoa deve preencher uma pesquisa ou completar suas informações, ao invés de esperar por uma grande fila para concluir as atividades, você pode dialogar de forma direta utilizando QR Codes. 

Eles também podem ser aplicados em diversas opções online, como na compra de um produto em pré-venda ou até mesmo ceder as informações para a inscrição em um site. Isso ajuda e até impulsiona a coleta de dados, facilitando a entrada em espaços físicos e diferentes áreas. 

Pagamentos e transações

Talvez uma das maiores utilidades do QR Code seja referente a pagamentos e transações bancárias, com o uso dessa ferramenta, a empresa pode criar um link que redireciona o usuário para concluir a compra do seu purificador de ar que já foi encaminhado. 

Ao invés de informar todos os dados para a transação ou gerar um boleto, um simples QR Code já resolve os problemas, o que adianta as transferências e acaba com qualquer possível empecilho. 

Essa é uma forma ainda mais útil de comunicação quando paramos para pensar em pequenos comerciantes e varejistas que não dependem mais das maquininhas para realizar uma transação, e é claro, para o próprio usuário, que ganha uma forma de pagamento rápida, prática e que encurta a jornada de compra. 

Marketing com o omnichannel

Que tal utilizar o QR Code como uma ferramenta poderosa para o seu marketing? É possível montar uma propaganda completa tendo essa tecnologia como o foco central, e ao ser escaneado, você pode adicionar inúmeras possibilidades, desde um vídeo de boas-vindas, até uma página inicial respondendo dúvidas e por aí vai. 

É possível basear toda a sua campanha em um QR Code, isso vai causar um certo tom de mistério e vai ser extremamente eficiente para conectar outros canais, já que ele pode ser adicionado tanto no espaço físico quanto no digital, tendo uma abertura maior para ser explorado como o famoso omnichannel. 

Fique de olho nas opções de QR Codes e explore esse mundo de possibilidades, criando propagandas ou adicionando informações através dessa tecnologia, conectando diferentes redes e servindo como o centro de toda a sua operação comunicativa de marketing. 

Vendas diretas

Por fim, você também pode utilizá-lo para melhorar e ampliar as suas vendas, ele pode ser usado em locais estratégicos despertando a curiosidade do seu consumidor, ou até mesmo em promoções pontuais, quem nunca escanear um QR Code estampado em um letreiro de led ou na propaganda da televisão para garantir cupom de desconto e produtos exclusivos?

Ele é uma ótima forma de ofertar um produto especial, com condições específicas e diferentes que ajudam a aumentar o número das vendas, conversando com o público de maneira muito mais eficiente do que se estivesse oferecendo um produto no boca a boca. 

O que achou do texto de hoje? Você já utiliza o QR Code dentro das suas estratégias? Conte para a gente nos comentários abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!