Blog / Dicas

Como tirar a legenda do YouTube (passo a passo)

Quer aprender a tirar legenda do Youtube? Saiba que o procedimento é bem simples e rápido. Apesar disso, essa questão é muito frequente entre os usuários do Youtube. Já que estes usuários reclamam de vídeos com textos que se tornam irritantes.

Certamente o recurso legenda no Youtube é importante na plataforma. Principalmente para aqueles que querem mais acessibilidade e uma boa alternativa para reproduzir o vídeo quando não é possível ouvir o som. Por isso é necessário ter disponível nos vídeos a descrição do seu áudio em texto.

Mas apesar disso, nem sempre é o momento apropriado para utilizar a legenda do Youtube. Já que pode atrapalhar a concentração e a visualização do conteúdo. Então se você tem dúvida de como tirar a legenda do Youtube confira este passo a passo que preparamos.

Como tirar a legenda do Youtube pelo smartphone?

Existe a possibilidade de tirar a legenda do Youtube tanto nos sistemas Android e iOS quanto pela Web. Seja pelo aplicativo Youtube ou através do navegador é possível desativar a legenda do Youtube.

Siga o passo a passo:

  1. Acesse algum vídeo pelo Youtube;
  2. Na parte superior direita da tela, clique na opção “CC” e
  3. Assim você poderá ativar e desativar a função legenda do Youtube.

Obs.: Se o botão for preenchido pela cor branca é porque o recurso legenda está habilitado. Mas se o fundo estiver transparente, significa que o recurso está desligado.

Acessar opções de legenda no smartphone

Caso queira acessar outras opções de legendas, siga os passos:

  1. Clique na engrenagem (ícone configurações) na parte superior direita do player do vídeo;
  2. Neste menu acesse a opção “legendas”;
  3. Clique “tradução automática” e
  4. Escolha o idioma disponível.

Como tirar a legenda do Youtube pelo PC

O processo para desativar a legenda do Youtube pelo navegador tem certas particularidades que requerem a sua atenção. Apesar de serem bem poucas, essas diferenças são importantes, já que a interface é diferente e algumas pessoas se confundem.

  1. Abra algum vídeo do Youtube no seu computador.
  2. Vá na parte inferior do player do vídeo;
  3. Logo após clique pequeno botão retangular com traços na horizontal e
  4. Pronto, a sua legenda estará desativada após fazer isso.

Observe que quando a legenda está ativa aparece uma linha vermelha embaixo do botão e quando está desativada essa linha desaparece.

Acessar opções de legenda no PC

Caso queira acessar outras opções de legendas do Youtube no PC, siga os passos:

  1. Clique na engrenagem (opção de configurar) que fica na parte inferior e direita do player;
  2. Vá em “legendas/CC” e
  3. Por fim, acesse as “opções” ou se preferir traduzir escolha a opção “traduzir automaticamente”.

Colocar legenda nos seus vídeos do Youtube

Se por outro lado você quiser entender como colocar legenda nos seus vídeos do Youtube, saiba que graças ao recurso legenda, os vídeos do Youtube se tornaram mais acessíveis.

Assim deficientes auditivos, por exemplo, têm melhores chances de compreender o conteúdo.

Então se você tiver produzindo um conteúdo seja de tutorial de celulares seja educativo como um preparatório para o Enem sobre o tema da redação Enem e quer que a legenda do vídeo apareça para os espectadores. Portanto saiba que é possível colocar a legenda no seu vídeo no Youtube.

Mas além de adicionar a legenda, é possível também traduzir o idioma do conteúdo. Sendo que o processo para legendar é muito simples e pode ser feito diretamente pelo Youtube.

Então confira cada passo!

Colocar legenda nos seus vídeos do Youtube

  1. Clique no botão Opções (engrenagem), localizado no canto inferior da tela do player do vídeo;
  2. Logo a seguir, clique na opção Legendas/CC;
  3. Já no menu, selecione Adicionar legendas/CC:
  4. Escolha o idioma da legenda. Você pode escolher entre as opções disponíveis ou até mesmo usar a função de busca para encontrar a língua que quiser;
  5. Em seguida dê play no seu vídeo e digite o que está sendo falado no campo de texto que aparece na parte direita da tela;
  6. Após a conclusão, clique em “Enviar para análise”;
  7. Defina se o seu trabalho foi concluído ou se permitirá que outras pessoas possam editar suas legendas antes da análise e
  8. Por fim, clique em “Enviar”.

Observação: O YouTube oferece uma ferramenta capaz de permitir que você acompanhe as suas contribuições.

Por isso, quando clicar em seu perfil presente na plataforma, entre no Estúdio de Criação.

Em seguida, clique em Comunidade e por último em Contribuir com legendas e CC.

Assim você poderá ver todas as suas contribuições. Desse modo, é possível saber se as legendas que você criou foram aceitas ou não, além disso é possível achar sugestões de outros vídeos para serem legendados.

Conclusão

Viu como é fácil tirar legenda do Youtube? Então se você não quer que a legenda do vídeo tire sua concentração, é muito simples desativar a legenda do vídeo.

Por outro lado, se você pretende produzir conteúdo, é possível colocar a legenda no Youtube.

Como vimos, mesmo sabendo que é importante a legenda do Youtube para a acessibilidade, nem sempre é conveniente para todos. 

Por isso, o Youtube permite tanto o ato de ativar quanto desativar a legenda. Então se você se sente incomodado com a legenda e quer desativá-la, esperamos que este passo a passo que preparamos possa te ajudar a tirar a legenda do Youtube.