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Brindes em uma estratégia de marketing?

Os brindes sempre foram estratégias interessantes e inteligentes para agradar os clientes e os funcionários. 

Presentear uma pessoa é transmitir uma mensagem por meio do objeto, como amor, gratidão, respeito e assim por diante.

Para uma empresa, presentear os colaboradores com brindes é reconhecer o trabalho deles, mostrar o quanto são importantes e motivá-los a continuar produzindo cada vez mais.

Nas estratégias de marketing, os brindes também são importantes para atrair consumidores, fidelizar clientes que já compram com a marca, aumentar o reconhecimento da empresa por parte do público e melhorar a experiência do consumidor.

Mas, para que a estratégia seja válida, é necessário escolher brindes de bom gosto e úteis para quem vai recebê-los. Dependendo da campanha e do objetivo do negócio, ele também precisa ser compatível com suas metas.

É diferente, por exemplo, dar um chaveiro de brinde para quem compra na sua loja e dar um adesivo da marca. O chaveiro vai atrair mais pessoas, ao passo que o adesivo vai agradar qualquer cliente que comprar com você.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, vamos explicar o que são os brindes corporativos e falar sobre os benefícios que eles trazem para as estratégias de marketing.

O que são brindes corporativos?

Brindes corporativos são usados para presentear clientes, funcionários e parceiros, de modo a mostrar apreço e agradecimento pelo papel deles nos negócios.

Eles causam uma excelente primeira impressão nos clientes em potencial e servem como ferramenta de divulgação, principalmente, com a ajuda de jornalistas e influenciadores digitais.

Se uma empresa de serviço de mudança distribui brindes, mostra que valoriza o relacionamento comercial, tanto com o público externo quanto com o público interno.

Oferecê-los a pessoas que ainda não são clientes é uma maneira de atraí-las, pois de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instapage, 80% dos consumidores afirmam querer comprar com empresas que oferecem brindes personalizados.

Entregá-los no momento certo influencia de maneira positiva a decisão de compra, principalmente quando a pessoa está prestes a adquirir um produto ou serviço.

Mas, eles também são um grande benefício com os clientes já conquistados, pois essas pessoas se sentem valorizadas pela marca.

É uma maneira de criar uma conexão emocional e incentivá-las a continuar encontrando as soluções que o seu negócio oferece. Os brindes surpreendem os clientes e a marca oferece algo personalizado e exclusivo para eles.

A imagem da empresa se fortalece e faz com que ela volte à mente das pessoas, toda vez que elas precisarem de um produto ou serviço compatível com a oferta.

Mas, uma empresa de limpeza de estofados de carros também pode oferecer brindes para os colaboradores, afinal, são eles que colocam a mão na massa e possibilitam as soluções oferecidas pela marca.

Investir em estratégias como essa dentro da empresa é o primeiro passo para obter bons resultados, pois torna os colaboradores mais motivados e comprometidos.

Se os funcionários estão engajados com os objetivos da companhia, passam a acreditar nos produtos e serviços oferecidos por ela.

Os colaboradores se sentem valorizados ao receberem brindes personalizados e de boa qualidade, e isso também aumenta a sensação de pertencimento.

Eles passam a executar suas funções com mais qualidade, o que vai impactar nos resultados e na satisfação dos clientes. E as estratégias de marketing também são muito beneficiadas pelos brindes.

Benefícios dos brindes para as estratégias de marketing

Até aqui, ficou claro porque os brindes são úteis para as empresas, pois aumentam a satisfação dos colaboradores e clientes, além de fortalecer a imagem da marca.

Nas estratégias de marketing, eles também são muito benéficos, e dentre as principais vantagens de aplicá-los estão:

Preço acessível

Oferecer brindes é uma estratégia financeiramente mais acessível, principalmente se comparada a outros tipos de publicidade.

Uma loja pode anunciar a distribuição de brindes por meio de adesivo vitrine personalizado, e atrair a atenção dos consumidores.

Esse investimento é tão acessível que pode ser praticado por pequenos negócios que desejam obter bons retornos, sem gastar muito.

Melhora o branding da marca

A distribuição de brindes também reforça o posicionamento da marca perante o consumidor. 

As pessoas acabam adquirindo mais produtos e serviços futuramente porque conhecem a marca com esse tipo de ação.

Podemos usar como exemplo as distribuidoras de gás de cozinha, que oferecem vasilhas de plástico para os clientes. Muitas pessoas voltam a comprar botijão de gás com elas para receber mais desses brindes.

Estratégia de longo prazo

Diferentemente de outras estratégias, como no caso dos anúncios na internet ou em canais offline, os brindes são estratégias de longo prazo.

Por exemplo, se uma gráfica entrega as impressões dentro de um envelope personalizado A4, o cliente poderá usá-lo enquanto durar. E toda vez vai se lembrar da empresa e dos serviços prestados por ela.

Atrai novos clientes

Um dos principais benefícios da distribuição de brindes é o fato de que eles agradam o consumidor e por isso geram novos clientes.

Quando ganha um presente, o usuário se sente feliz e satisfeito e recomenda a empresa para seus conhecidos. 

A propaganda boca a boca tem um poder exclusivo de atrair pessoas para o negócio, sem precisar de outros investimentos.

Melhora a relação com o cliente

Quando a marca consegue fidelizar seu cliente, fortalece a relação com ele e cria afeição com a marca.

A pessoa se sente querida pela empresa e isso faz com que ela volte mais vezes para comprar. Também vai recomendar o negócio em seu círculo social e terá boas lembranças de sua experiência de compra.

Mas, como escolher os brindes?

Para aproveitar todos os benefícios da distribuição de brindes, é fundamental saber escolhê-los, pois se não forem compatíveis com o público da empresa, dificilmente vão agradar. E algumas dicas para isso são:

Saber quem é o público

Para um fabricante de forro de PVC colorido ou qualquer outra empresa, distribuir brindes também é uma estratégia de marketing, e todas elas precisam ser bem direcionadas ao público em questão.

Por isso, a companhia precisa entender alguns pontos e características do público-alvo, tais como:

  • Gostos;
  • Hábitos;
  • Valores;
  • Necessidades;
  • Comportamentos.

De qualquer forma, o brinde também precisa ser útil e prático, podendo ser usado todos os dias, de modo que a marca seja sempre lembrada.

Para conhecer as características de seus clientes, faça uma pesquisa e procure conhecê-los profundamente. 

Um bom exemplo de pesquisa é enviar um questionário para aqueles que compram mais vezes com o seu negócio.

Definir os objetivos da estratégia

É necessário saber por que a empresa vai distribuir brindes para os clientes. Um fabricante de cadeira de escritório simples, por exemplo, pode querer fazer com que as pessoas voltem mais vezes.

Uma loja de roupas pode tentar atrair mais pessoas, dentre outras finalidades. É muito importante saber qual é o propósito da distribuição para que o brinde seja compatível com as necessidades do cliente e da marca.

Surpreender o cliente

Com certeza, os concorrentes já fizeram alguma ação com distribuição de brindes. Procure saber quais foram e tente surpreender o público com algo novo e diferente.

Superar as expectativas dos consumidores sempre traz bons resultados e ajuda a fidelizá-los em longo prazo.

Supondo que uma loja de utensílios para o lar distribua bandeja de isopor, também deve pensar na experiência de compra que ela quer criar para os clientes.

A ideia deve ser boa o bastante para que a pessoa sempre volte e lembre-se de considerar a duração da campanha.

Analisar o design do brinde

Ao escolher o brinde, tenha em mente que ele deve representar a identidade visual do negócio, por isso, é importante prestar atenção no padrão de cores e formas.

Se as cores do logotipo de um fabricante de lousas cavaletes for verde e branco, por exemplo, o brinde também precisa seguir esse padrão.

Pode até haver uma variação nos tons, mas eles devem estar sempre próximos das características da identidade visual. Não se esqueça de que a lógica e o bom senso também devem ser preservados na hora de escolher os brindes.

Ser inovador

Procure inovar e sair dos padrões de seus concorrentes. Por exemplo, as livrarias costumam distribuir marcadores de página, mas uma boa ideia é distribuir luminárias de páginas, que são baratas e extremamente úteis para quem gosta de ler à noite.

Procure se diferenciar da concorrência e entregar algo ainda mais útil e atraente para os consumidores.

Considerações finais

Portanto, os brindes são e sempre serão uma excelente estratégia para atrair as pessoas e despertar o interesse delas por seus produtos e serviços.

Seguindo as dicas deste conteúdo, seu negócio saberá escolher um excelente brinde e vai aproveitar todos os benefícios dessa estratégia de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.