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Marketing e Negócios

7 dicas para melhorar a conversão do seu e-commerce

Ficar de olho na taxa de conversão do e-commerce é fundamental para que a plataforma consiga atrair mais oportunidades de vendas. Para vender um único produto, a loja precisa atrair um número muito maior de visitantes.

Seria muito bom se toda pessoa que visitasse o site comprasse alguma coisa, mas isso não acontece e é justamente por essa razão que o e-commerce precisa investir em estratégias específicas para atrair visitantes e convertê-los em leads.

Mas antes de colocar qualquer estratégia em prática, é necessário entender quais são as ações que colaboram com a conversão, os ajustes necessários nas páginas, o que pode estar atrasando a conversão, dentre outras informações importantes.

O consumidor moderno já percebeu todas as vantagens de comprar pela internet, mas ao mesmo tempo em que o comércio eletrônico cresce, a competitividade também aumenta.

Existem milhares de plataformas que vendem os mais variados tipos de produtos e serviços, e para se destacar, as melhores estratégias de conversão precisam entrar em ação.

Neste artigo, entenda o que é taxa de conversão no e-commerce, sua importância e como fazer para aumentá-la.

O que é taxa de conversão no e-commerce

Para o marketing digital, quando uma pessoa realiza uma ação importante para o objetivo da marca, ela é convertida. Assim sendo, todas as ações digitais da marca precisam ser direcionadas para a persona para facilitar a conversão.

O negócio pode alcançar diversos propósitos por meio dessas estratégias, e dentre os mais comuns estão:

  • Preencher o formulário;
  • Comprar um produto;
  • Baixar um conteúdo;
  • Seguir nas redes sociais.

Qualquer que seja o propósito por trás da ação, a taxa de conversão sempre será uma métrica que ajuda a acompanhar quantos visitantes foram convertidos e trouxeram resultados para o negócio.

Um fabricante de pergolado de madeira roliça calcula a quantidade de conversões em comparação com o número de visitas que recebeu em seu site. Geralmente, a página analisada é uma landing page, página de formulário ou página de produto.

É importante entender o conceito de taxa de conversão antes de entender o que é conversão no e-commerce. Pois bem, dentro dessas plataformas, a taxa de conversão mostra as pessoas que entraram no site e fizeram uma compra.

Quanto mais pessoas compram, mais efetivas foram as estratégias de marketing digital. Elas conseguiram atrair pessoas realmente interessadas nos produtos e serviços e conseguiu convertê-las.

Também existe a taxa média de conversão do comércio eletrônico. Nesse caso, ela trabalha com períodos mais longos e ajuda a entender o nível de conversão mais comum.

Uma loja virtual de ferramentas que vem de martelete de 20kg pode avaliar a média por meio de benchmarkings do mercado.

Uma pesquisa realizada mostrou que a taxa média de conversão dentro do e-commerce é de 1,33%. Então, a maioria das lojas virtuais mantém esse volume de conversões.

O mesmo estudo também mostrou que uma boa taxa de conversão seria de 3,6%, mas o comércio eletrônico apresenta Picos que podem estar relacionados com ações específicas.

Mas quando é feito o monitoramento da média da taxa, é possível acompanhar de que maneira a loja gera conversões de forma recorrente.

Importância da taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica que ajuda a mensurar os resultados mostrados pelas estratégias de marketing digital. Ela calcula a quantidade de pessoas que param pelo funil de vendas, tornando-se leads ou clientes.

Indica a porcentagem do público que gera resultados para o negócio, portanto, é uma forma de saber qual é o retorno sobre os investimentos, tanto em relação ao tempo quanto em relação ao dinheiro.

É possível fazer esse cálculo em todas as etapas do funil de vendas, identificando assim possíveis gargalos e pontos fracos da estratégia. Isso é muito importante para saber onde é necessário atuar e como reorganizar o planejamento.

Tanto para um fabricante de vinil para piscina aquecida quanto para uma loja virtual, a taxa de conversão ajuda a mensurar o retorno sobre os investimentos, seja para lançar uma campanha ou qualquer outra finalidade.

É por meio dela que a organização consegue obter resultados, podendo ser por meio do preenchimento de um formulário ou de acordo com a estratégia adotada para fazer as conversões.

Por essa razão, ao longo do tempo ou quando uma nova campanha é lançada, a marca precisa calcular a taxa de conversão e identificar quantos usuários acessaram suas páginas e desse total quantos foram convertidos em vendas.

O resultado indica de maneira clara o retorno obtido em cada ação, e é importante lembrar que uma boa taxa de conversão é fundamental para manter o funil de vendas saudável.

Como melhorar a taxa de conversão

Uma empresa de instalação hidraulica de banheira deve investir em estratégias para aumentar a taxa de conversão no site institucional. Da mesma forma, uma loja virtual precisa seguir boas práticas, como:

1. Investir em imagens

As imagens que ilustram os produtos vendidos no site são muito importantes para despertar o desejo de compra e transmitir confiança para os clientes em relação à qualidade da mercadoria.

Dificilmente uma loja não tem fotos dos produtos, mas não basta colocar qualquer imagem na plataforma. Elas precisam mostrar aquilo que o cliente quer enxergar, afinal, ele não pode tocar o produto e vê-lo de perto.

Para mostrar todos os detalhes, uma boa dica é usar opções de visão 360, zoom, fotos de ângulos diferentes e postar imagens de boa qualidade.

2. Mostrar avaliações de compradores

O consumidor moderno lê os comentários de outros consumidores, antes de comprar pela internet, assim sendo, é imprescindível permitir que eles façam comentários e comentem sobre a experiência que tiveram.

No site de uma pousada de idosos, por exemplo, é perfeitamente possível fazer isso, e tendo em vista um canal que vende exclusivamente pela internet, nada melhor do que seguir pelo mesmo caminho.

Avaliações positivas e negativas precisam ser mostradas, uma vez que isso reforça ainda mais a segurança e a transparência em relação aos produtos.

3. Criar conteúdos relevantes

O blog precisa estar atrelado ao site de vendas, pois é uma ferramenta poderosa para se comunicar com os consumidores.

Com a ajuda dessa plataforma, é possível melhorar as estratégias de SEO, gerar mais tráfego, aumentar o poder da marca, fortalecer o engajamento entre leitores e seguidores, além de influenciar a decisão de compra.

4. Criar boas descrições

Mesmo que a foto dos produtos seja de altíssima qualidade, é muito importante escrever uma boa descrição, pois além de falar tudo sobre a mercadoria, ela também serve como argumento de venda.

Seja para vender estação de trabalho 4 pessoas ou produtos de supermercado pela internet, saber persuadir é indispensável para converter, principalmente quando se trata de vendas digitais.

Seja específico e ofereça o máximo de detalhes possível para que o visitante consiga esclarecer todas as suas dúvidas. Assim, ele não precisa pensar muito se deve ou não comprar.

5. Diferenciar as condições de entrega

Muitas vezes, as pessoas deixam de comprar produtos pela internet por conta do preço do frete ou porque a mercadoria pode levar muito tempo para chegar.

O alto preço da entrega é o principal responsável pelo abandono de carrinho para quase 80% dos consumidores.

Uma empresa de transporte de containers vazios pode oferecer condições diversificadas para seus clientes, da mesma forma, a loja virtual pode flexibilizar essa questão.

Se puder, ofereça frete grátis ou opções de entrega expressa com preços competitivos, pois tudo isso pode fazer o visitante considerar a compra.

6. Facilitar o checkout

Um checkout simples é muito importante para determinar a quantidade de compras que serão concluídas no site. Se o processo for muito difícil e demorado, muitos consumidores podem simplesmente desistir.

Simplifique formulários, apresente as informações de maneira clara e mostre para os visitantes o progresso do cadastro para que eles continuem comprando.

7. Otimizar para o mobile

Quando alguém deseja saber alguma informação, como feixe de mola para reboque, procura no Google e usando o celular.

O acesso mobile cresceu muito nos últimos anos e já superou os acessos por meio de desktop. As vendas estão indo pelo mesmo caminho, ou seja, cada vez mais pessoas compram pelo celular, mas para atendê-las, é fundamental ter design responsivo.

Ele se ajusta a qualquer tamanho de tela, tanto de um computador quanto de um celular, sem prejudicar a organização dos elementos e garantindo uma experiência positiva para os usuários.

Considerações finais

Essas foram apenas algumas maneiras de aumentar o número de conversões no e-commerce, mas existem muitas outras estratégias que podem ser colocadas em prática.

Para que elas sejam assertivas, basta considerar as características do público e os objetivos do negócio, assim, as conversões serão uma consequência natural das boas práticas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.