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6 dicas para criar um blog de sucesso que vai ajudar meu negócio a crescer

Se você deseja expandir o seu negócio e fazer com que ele seja reconhecido pelas pessoas, é imprescindível que a sua empresa marque presença dentro do mundo digital, afinal, grande parte do seu público-alvo está presente dentro da internet, e para chegar até eles, não existe melhor canal de comunicação do que a própria web, e uma ótima porta de entrada para esse mundo são justamente os blogs. 

O blog é uma ferramenta completa, fácil e intuitiva, ideal para melhorar o relacionamento com os seus clientes e atrair novos consumidores para conhecerem mais sobre a sua empresa, ele é perfeito e encaixa bem em qualquer segmento, atendendo qualquer demanda e se adaptando a todas as ocasiões. 

Se você trabalha como soldador, é possível publicar conteúdos falando sobre uma Peneira vibratória e respondendo pautas que as pessoas costumam ficar em dúvida em relação a sua área, isso é, sem dúvidas, a melhor forma de alcançar mais pessoas e construir uma base sólida, com uma boa fonte de tráfego e uma enorme oportunidade de crescimento do seu negócio. 

Mas, é claro que para que o seu blog tenha sucesso, é preciso que ele seja feito da forma correta, afinal, de nada adianta ter uma página apenas para fazer volume, é preciso se dedicar e se esforçar para que ela traga resultados, então no texto de hoje, separamos 6 dicas para criar um blog de sucesso que vai ajudar o seu negócio a crescer muito mais, bora conferir como se dar bem com a sua página na web? Então vamos lá!

1. Entenda seu público-alvo e tenha seu nicho bem definido

O primeiro passo para criar um blog para a sua empresa é entender a demanda do seu público-alvo e separar de forma coesa, quem é o seu nicho e defini-lo da melhor forma possível.

O que não falta dentro da internet são conteúdos sobre assuntos diversificados, então se você quer se destacar no meio de tanta concorrência, é necessário que o seu blog seja bem definido e alinhado em relação a sua proposta, entenda qual é o público-alvo da sua empresa, o que eles gostam de consumir e qual estilo de conteúdo predileto dessas pessoas.

Isso vai te auxiliar a entender o estilo do seu blog e qual deve ser o seu foco, é claro que você vai falar sobre os assuntos relacionados aos seus produtos e serviços, porém é importante definir sua linguagem, verificar seus concorrentes e separar temas mais específicos de acordo com as necessidades do seu público. 

2. Crie uma estrutura competente com uma boa plataforma e modelo

Após definir como funcionará o seu blog com base nas suas personas, é hora de começar a desenvolver a sua estrutura de maneira competente, para isso, é preciso escolher o nome do blog e do seu domínio, separe algo que seja fácil de ser lembrado, e se possível utilize o nome da sua marca.

Depois, é hora de selecionar uma boa plataforma e o modelo ideal para o seu blog, as duas mais populares e recomendadas na atualidade são o WordPress e o Blogger, vale a pena dar uma olhada em ambas e ver qual melhor se encaixa naquilo que você está buscando para o seu negócio. 

Lembrando que existem plataformas hospedadas e não hospedadas, a hospedagem basicamente é onde fica todo o seu conteúdo e suas informações armazenadas, caso você não tenha uma, recomendamos o Hostgator, ele vai te ajudar a trazer suporte para a sua página como um Balcão Refrigerado Inox faz com os alimentos em uma cozinha. 

3. Seja responsivo, capriche no design e nas questões técnicas

Com a definição da plataforma, hospedagem e modelos definidos, é hora de começar a montar de fato o seu blog, para isso é preciso se atentar em algumas questões técnicas, a primeira delas é justamente a responsividade, atualmente no Brasil, 67% dos usuários acessam os sites e blogs pelo celular, o que mostra uma clara necessidade da sua página atender a essa demanda e se adaptar aos mais diferentes formatos de tela. 

Você também deve garantir uma boa velocidade de carregamento e um bom desempenho de maneira geral, faça testes e veja se o seu blog consegue responder bem e garantir uma boa experiência de navegação. 

Por fim, fique de olho e capriche com um ótimo design, procure agregar bem o tema da sua página e adicionar uma presença marcante, que represente bem a sua marca, faça uma boa separação dos itens, escolha a combinação certa de cores, utilize imagens e tenha um design realmente atrativo. 

4. Crie um calendário de postagens

Agora que o seu blog está pronto, é hora de começar a colocar a mão na massa e produzir conteúdo para que ele de fato, comece a funcionar, afinal, de nada adianta uma boa estrutura de blog sem conteúdo para as pessoas consumirem, certo? É como um elevador de prédios empresariais sem uma modernização de elevadores

Sendo assim, comece montando um calendário de postagens, saiba qual será a sua frequência de postagens, para blogs, recomendamos manter uma frequência de no mínimo 3 postagens semanais, sendo o ideal variar entre 5 e 7 por semana. 

Monte um calendário mensal selecionando pautas e verificando os assuntos mais requisitados pelo seu público-alvo, isso vai te ajudar a manter uma frequência e uma rotina, gerando cada vez mais tráfego até a sua página. 

5. Separe pautas relevantes e capriche na qualidade do conteúdo

Para completar seu calendário, é preciso caprichar nas suas pautas e gerar qualidade ao seu conteúdo, então pesquise bem os temas que estão em alta, separe as pautas e veja o que as pessoas do seu nicho mais pesquisam dentro da internet. 

Veja assuntos e curiosidades realmente interessantes e que vão chamar a atenção do seu público e se destacar no meio de tanta concorrência, separe pautas realmente relevantes, se você trabalha com compressor, por exemplo, talvez falar sobre a manutenção de compressores possa ser uma boa saída. 

Além disso, não se esqueça de priorizar a qualidade, produza conteúdos robustos, com um texto encorpado, um conteúdo que responda todas as dúvidas, a divisão de títulos e subtítulos, o uso de diferentes mídias como imagens e áudios e por aí vai, é fundamental mesclar a frequência com a qualidade. 

6. Não se esqueça de uma boa divulgação e da aplicação do SEO

Por fim, para você chegar até onde deseja é necessário aplicar bem o SEO. Essa é uma prática que ajuda a alavancar a sua página e faz com que seu blog apareça no topo das plataformas de busca, então pesquise mais sobre o Search Engine Optimization e invista nessa estratégia, acredite, ela é fundamental dentro de qualquer blog. 

Além do SEO, também recomendamos que divulgue o seu blog em outros canais de comunicação, faça publicações nas redes sociais, envie ele por e-mail e até mesmo em anúncios pagos. 

Isso vai ajudar principalmente na sua visibilidade inicial, criando assim, uma boa base de tráfego e dando o pontapé inicial para que você tenha um blog de sucesso que ajude o seu negócio a crescer cada vez mais.

O que achou do texto de hoje? Preparado para criar seu próprio blog? Então deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.