5 estratégias de marketing B2B
O marketing é algo crucial dentro de qualquer empresa, se tornando cada vez mais impactante não apenas no mercado convencional que estamos acostumados a ver, mas também no famoso B2B (Business to Business).
Para quem não conhece, como o próprio nome já indica, o B2B é um termo que se refere a toda transação que acontece entre duas empresas, fugindo do varejo tradicional, esse é um modelo muito aplicado dentro das indústrias, que trabalham com as vendas diretas para o comércio de forma geral.
Devido a essas diferenças da relação entre as empresas, é claro que as estratégias de marketing são diferentes das que vemos de maneira convencional, assim como uma balança industrial digital ideal para processos na usinagem é mais robusta que uma broca comum de madeira, aqui temos algumas boas diferenças, principalmente devido à comunicação.
No B2B, o consumidor final que é justamente outra empresa, atua de forma muito mais racional pensando sempre no bem-estar do seu próprio negócio, além disso, o ticket médio costuma ser mais elevado e a transação como um todo, mais “complicada” e com um ciclo mais longo, o que obrigatoriamente, faz com que a metodologia seja diferente do convencional.
Pensando em tudo isso, no texto de hoje decidimos separar 5 estratégias de marketing B2B que vão te ajudar a ser muito mais assertivo e conquistar resultados mais eficientes, bora conferir? Então vamos lá!
- Demonstrações e amostragem
O marketing B2B é definitivamente mais complexo do que estamos acostumados a ver no B2C, e isso reflete diretamente nas tomadas de decisões das pessoas, uma empresa tende a pensar, repensar e avaliar muito mais as suas opções do que um consumidor comum, e para ajudar a fazer com que a sua empresa seja a selecionada pelo cliente, uma boa demonstração pode ser a saída.
Faça uma amostragem dos seus serviços e dos seus produtos, deixe claro quais serão seus benefícios e tudo aquilo que você pode agregar para aquele negócio, para isso, produza anúncios pagos exclusivos mostrando suas funcionalidades e adicione seus itens em um PDV daquela empresa.
Procure divulgar o seu produto e aquilo que tem disponível, oferecendo que ele seja utilizado e testado antes de ser adquirido, essa é uma boa forma de convencer o consumidor a dar um voto de confiança, aumentando as chances de você fechar uma transação.
- Participação em eventos
Workshops e feiras empresariais são comuns e extremamente populares atualmente, e esses são os locais perfeitos para você conseguir atrair o maior número possível de novos leads, dentro deles, é possível mostrar mais sobre a sua empresa, apresentando os diferenciais e os lançamentos da sua marca.
Dentro deste ambiente, quem está lá provavelmente tem interesse em assuntos correlatos ao da sua área, o que pode servir como um tipo de inversor de frequência para os novos leads, já que você pode falar diretamente com o seu público-alvo, além de conhecer produtos e serviços parecidos com o seu, e até fechar parcerias com o co-marketing.
Isso vai aumentar o seu networking e a sua popularidade no geral, o que no B2B pode ser algo extremamente relevante, sem dúvidas, utilize os eventos em prol da sua empresa e não se esqueça da busca constante pela popularização dentro deste ambiente.
- Utilização massiva de conteúdos
Se tem uma estratégia que dá certo no marketing B2B é o marketing de conteúdo, afinal, simplesmente dizer que o seu produto é o melhor para aquela empresa ou apelar para algo mais emocional não costuma dar muito certo com este segmento, o público quer ter mais informações, consumir conteúdo rico, e ter a certeza antes de executar qualquer ação.
Sendo assim, a produção de conteúdo aparece como uma alternativa extremamente viável, tanto para educar o público quanto para construir um relacionamento mais sólido, sem que você precise utilizar fitas do bonfim e torcer para a relação com o cliente dê certo, o que é muito importante dentro do B2B. Procure falar sobre a sua empresa, produtos e serviços, responder dúvidas, elaborar conteúdos que resolvam curiosidades e atuar de forma completa.
Utilize os diferentes canais de comunicação, principalmente o blog e o e-mail, o primeiro apresenta um conteúdo mais geral, extenso e completo, já o segundo parte do princípio de algo personalizado, direto e muito mais enfático, a junção dos dois pode ser extremamente agradável para qualquer potencial cliente.
- Vídeo marketing
Os conteúdos em vídeo têm ganhado força nos últimos anos e se tornou uma tendência para o B2B, pesquisas apontam que 85% das empresas já utilizam essa estratégia dentro do seu marketing, afinal, essa é uma forma que tende a ser muito mais direta de mostrar mais sobre o seu negócio.
A utilização de mídias audiovisuais, ajuda a estabelecer uma relação mais próxima com o público, além de conseguir contar uma história, e até mesmo, mostrar como funciona um enceradeira de piso ou algum outro produto na prática, o que é bem-visto por parte do público.
Ainda é possível ter uma abordagem mais institucional, que apresente a sua corporação e passe uma certa credibilidade sobre quem você é, e o que deseja com seus clientes, tudo isso agrega muito valor e é bem-visto por grande parte do público B2B.
- Presença no LinkedIn
É claro que não poderíamos deixar passar a utilização das redes sociais como uma estratégia crucial do marketing B2B, especialmente o LinkedIn. Outras redes como Instagram, Facebook e YouTube, também são muito usadas e devem ser exploradas no B2B, mas o destaque fica realmente pela rede social mais profissional.
Isso porque, dentro dela é possível ter o contato direto com outras empresas, já que estamos falando de uma rede focada 100% da parte profissional, o que ajuda a criar um networking e conhecer novos negócios e clientes.
Publique conteúdo, participe de fóruns, comente em postagens, e seja ativo em todas as redes sociais mas principalmente no LinkedIn, ele pode te ajudar muito na divulgação e fortalecimento da sua empresa.
O que achou do texto de hoje? Qual dessas estratégias de marketing B2B mais te chamou a atenção? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!