5 erros de SEO técnico comuns para prestar atenção e verificar no seu site
O Search Engine Optimization também conhecido como SEO, é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para alavancarem seus conteúdos e fazer com que seu site se mantenha sempre no topo das plataformas de busca, por ser um conceito tão importante dentro do mundo do marketing digital, é crucial manter sua eficiência máxima, e evitar que aconteça qualquer tipo de deslize ou equívoco no meio do caminho.
O problema é que mesmo você se preocupando com cada palavra do seu conteúdo, ainda é provável que você não consiga alcançar o topo, mas calma, antes que você se desespere, a resposta pode ser bem clara: os erros técnicos.
A maioria dos erros relacionados ao SEO não são em relação ao conteúdo, e sim erros considerados técnicos, sendo assim, identificar e corrigir essas falhas é fundamental para otimizar sua página e fazer com que você alcance o topo da plataforma de maneira eficiente.
Para concluir esse processo todo cuidado é pouco, então, assim como é preciso ligar a sua lavadora de piso em qualquer rotina de trabalho que apresenta perigos ao colaborador, é preciso sempre estar atento a erros e falhas técnicas que podem prejudicar o seu SEO.
No texto de hoje, separamos os 5 erros técnicos mais comuns para prestar atenção e verificar no seu site, fique de olho neles e faça a sua manutenção de forma periódica, confira então quais são.
- Velocidade do site e experiência mobile ruim
Um fator que irrita qualquer usuário é a velocidade de navegação dentro do site, aqueles que possuem um carregamento rápido ganham a preferência tanto dos visitantes quanto também do próprio algoritmo, que sempre vai priorizar páginas que carregam de maneira mais rápida.
Além disso, outro fator que entra na experiência do usuário é o acesso mobile, afinal, 98,1% dos brasileiros acessam a internet através de seus celulares, sendo assim, se o seu site não for responsivo, e os elementos não se adaptarem às telas dos smartphones, dificilmente você vai conseguir ter um bom ranqueamento.
- Conteúdos duplicados
Uma tática comum mas que costuma dar muito errado são os conteúdos duplicados, se dentro do seu site existem várias páginas iguais, com o mesmo conteúdo pensando que isso vai te ajudar a aumentar sua visibilidade, saiba que, o algoritmo só vai levar em conta, a sua primeira publicação.
Dessa forma, quanto mais cópias existirem, pior será o seu ranqueamento, é recomendado que você realize uma verdadeira limpa no seu site, como se estivesse mexendo em um inversor de frequência, procure manter apenas os conteúdos originais, que não possuem cópias e são únicos.
- Links quebrados
Você já clicou em algum link e ao abrir, deu de cara com o famoso código 404? Bom, esses são os chamados links quebrados, que basicamente, se tratam de páginas inexistentes, é comum que isso aconteça em um longo período de inatividade, por exemplo, então é crucial, ficar de olho e fazer uma revisão constante para ter a certeza de que seu site não possui nenhum links quebrados.
Os robôs costumam rastrear a sua jornada, e caso se depare com um link quebrado, isso irá provavelmente, estragar a sua reputação e danificar a sua autoridade, procure estar sempre atualizando e limpando esses potenciais links que prejudicam a sua imagem.
- Ausência de sitemap
O sitemap nada mais é, do que a estrutura completa da sua página, geralmente distribuída em .xml, um bom sitemap faz com que os robôs compreendam melhor a estrutura do seu site, sendo assim, consigam indexar ele nos seus servidores e recomendá-los com maior frequência conforme a qualidade.
Caso você não possua um sitemap, o algoritmo não vai conseguir conhecer melhor sobre o seu site e toda a sua estrutura, o que pode acabar prejudicando o seu ranqueamento, procure construir o seu, o sitemap funciona como uma central de alarme de incêndio, que acaba passando despercebido, mas quando acionado, pode ser determinante e agregar um valor exorbitante.
- URLs confusas e longas
Sabe aquelas URLs extremamente longas, cheias de números, caracteres especiais e códigos? Bom, se elas já são confusas para humanos, imagina para robôs? Muitas pessoas não se atentam a sua URL e acabam perdendo bons pontos em seu SEO devido a enorme confusão deixada, algo como meusite.com.br/1646tads456/sdsad6874s/ nunca é bom, e sua leitura é praticamente impossível.
Uma URL amigável é tão fundamental para um bom ranqueamento quanto uma porta de enrolar
para um comércio, então fique atento a como estão as suas, faça uma pesquisa entre suas páginas, realize a troca caso necessário e procure incluir o tema do conteúdo e palavras-chave para aprimorar elas da melhor forma possível.
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