metas
Negócios

5 dicas para estabelecer metas financeiras

Para qualquer pessoa, as metas financeiras são indispensáveis para alcançar objetivos, realizar sonhos e até mesmo para evitar dívidas.

Elas podem ser de curto, médio ou longo prazo e ajudam os indivíduos a alcançarem seus propósitos de vida e muitas pessoas costumam estabelecer essas metas no início do ano.

Aliás, quem quer sair das dívidas também pode optar por esse caminho, assim como aqueles que precisam melhorar as finanças da família, guardar dinheiro, entre outras possibilidades.

Quando não se sabe de que maneira atingir as metas financeiras, é fundamental buscar informações para ter um ano mais tranquilo, afinal, problemas com dinheiro podem deixar qualquer pessoa com muita dor de cabeça.

Até mesmo pessoas que ganham um salário mínimo podem ter tranquilidade financeira se souberem estabelecer suas metas. Em outras palavras, independentemente de quanto se ganha, as metas precisam estar presentes.

Só que a educação financeira é algo que não faz parte da cultura do brasileiro, só que muitas pessoas já perceberam isso e estão querendo reverter a situação.

Para ajudar nesse processo, o artigo vai explicar o que são metas financeiras, como estabelecer metas financeiras e dar algumas dicas para alcançá-las.

O que são metas financeiras?

Metas financeiras nada mais são do que objetivos relacionados ao dinheiro e que precisam ser alcançados em determinado período.

Por exemplo, uma pessoa que deseja ter mais saúde financeira pode usar as metas para alcançar esse propósito. O objetivo é aquilo que a pessoa pretende alcançar e as metas são as etapas pelas quais ela vai passar para alcançá-lo.

Por exemplo, se uma confecção de uniforme para cozinha industrial pretende comprar uma máquina nova para sua linha de produção, vai definir o passo a passo que precisa seguir para alcançar esse objetivo.

Por exemplo, primeiro ela vai pesquisar o valor da máquina, depois vai fazer um levantamento do orçamento, depois vai determinar o quanto precisa poupar por mês até que finalmente tenha todo o dinheiro para comprar.

Assim como uma Empresa de Pintura de Apartamento, as pessoas deveriam fazer a mesma coisa, mas o que mais se vê é que elas costumam desistir de seus sonhos e objetivos porque nunca têm dinheiro.

Mas a partir do momento em que uma pessoa começa a se organizar, se sente mais motivada e consegue perceber seus progressos. Mas para chegar a esse nível, precisa saber como estabelecer metas financeiras.

Mas, afinal, como estabelecer metas financeiras?

Para estabelecer metas financeiras, é necessário seguir alguns passos importantes e que fazem toda a diferença para alcançar o propósito. São eles:

1. Definir um objetivo

A primeira coisa que a pessoa precisa fazer é definir seu objetivo, ou seja, determinar aquilo que ela quer alcançar com as metas financeiras. É importante pensar em algo que seja realmente relevante, por exemplo:

  • Comprar uma casa;
  • Fazer faculdade;
  • Viajar;
  • Comprar um carro.

Tem gente que estimula metas financeiras para reformar a casa e fazer tratamento de concreto aparente, ou seja, é possível alcançar qualquer coisa fazendo isso, mas além de determinar o objetivo, é necessário saber sua urgência.

2. Conhecer a própria realidade financeira

Também é muito importante que a pessoa saiba qual é sua realidade financeira hoje, principalmente em relação a maneira como lida com o dinheiro.

O indivíduo precisa saber se tem controle sobre o que ganha, se está endividado ou se tem muitas dificuldades para pagar as despesas do mês.

É importante fazer tudo isso porque ninguém consegue alcançar suas metas financeiras se não soubesse organizar antes.

3. Fazer um planejamento financeiro

De acordo com uma pesquisa realizada, 52% dos brasileiros não possuem ou não sabem como fazer um planejamento financeiro, além disso, 46% afirmaram que não confiam ou não conhecem metas financeiras de longo prazo.

Só que o planejamento financeiro é um recurso muito importante para ter mais controle sobre o dinheiro, além de monitorar os gastos e as receitas.

Assim como no caso de uma empresa especializada em sistema de combate a incêndio predial, uma pessoa precisa controlar seu dinheiro para que possa alcançar seus objetivos e metas.

4. Quitar dívidas antigas

Cerca de 80% das famílias brasileiras estão endividadas e 30% possuem contas atrasadas, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC).

Qualquer pessoa que esteja nessa situação, primeiro precisa quitar as dívidas para depois começar a se organizar financeiramente.

A urgência é ainda maior se as contas estiverem relacionadas a cheque especial, cartão de crédito e financiamento.

5. Cortar gastos

Outra coisa muito importante é cortar gastos ou pelo menos reduzir aquilo que pode estar prejudicando o orçamento. Ações simples, como pedir delivery apenas no fim de semana ou cancelar um streaming que não utiliza já alivia o bolso.

Também não existe necessidade de almoçar fora todos os dias, aliás, uma pessoa que faz pilates solo para gestantes deve levar marmita para o trabalho porque é muito mais saudável e econômico.

São apenas alguns exemplos que ajudam a pessoa a economizar, assim como reduzir a quantidade de canais do pacote de TV a cabo que ninguém assiste.

Metas financeiras: como alcançá-las?

Depois de saber como planejar as metas financeiras, chegou o momento de saber algumas estratégias que ajudam a alcançá-las facilmente. São elas:

Criar uma reserva de emergência

A coisa mais importante para quem está estabelecendo suas metas financeiras é quitar as dívidas, mas depois que isso é feito, outra coisa fundamental é começar a Formar uma reserva financeira.

Também conhecida como reserva de emergência, é uma quantia de dinheiro que fica guardada o que só deve ser usada em situações extremamente necessárias, caso contrário, deve permanecer na conta, de preferência poupança.

Criar uma renda extra

Quem está precisando de mais dinheiro pode fazer uma renda extra, por meio de algum trabalho ou atividade que saiba fazer bem.

Quem trabalha meio período pode arrumar um trabalho no período da tarde, fazer artesanato, trabalhar como digitador, procurar um bico aos fins de semana, entre outras possibilidades.

Por conta da internet, as pessoas podem fazer uma renda extra dentro de casa e alcançar suas metas financeiras com mais facilidade.

Evitar as compras por impulso

Infelizmente, uma das coisas que mais prejudica o orçamento do brasileiro são as compras por impulso. O consumismo está presente na sociedade e geralmente é impossível controlar a vontade de comprar.

As redes sociais colaboram muito com isso, principalmente o Instagram, um ambiente onde as pessoas gostam de mostrar onde foram, o que comeram, o que compraram e por aí vai.

Só que este mundo de ilusão prejudica as finanças, e o dinheiro não dura para sempre, inclusive quando se fala de pessoas que têm muito.

Quem tem pouco precisa redobrar os cuidados, assim pode levar o cãozinho a um centro veterinário próximo de mim quando ele estiver doente, por exemplo.

Ter conhecimento de investimento

No Brasil, as pessoas acreditavam que investimentos eram apenas para quem tinha condições financeiras favoráveis, mas isso não é verdade. Investir é uma tarefa simples e está acessível a qualquer um, até para quem ganha um salário pequeno.

O dinheiro não serve apenas para gastar e para ficar parado em uma conta poupança, na verdade. Para ele se valorizar e trazer bons retornos, é fundamental investir.

Hoje em dia, existem inúmeras modalidades que se encaixam perfeitamente nas possibilidades das pessoas e suas necessidades.

Até mesmo uma empresa especializada em tela de proteção para gatos muro pode investir de maneira mais segura para expandir seu orçamento e conseguir crescer.

Para não errar na escolha, é recomendável procurar uma corretora de investimentos de confiança e que compreenda o perfil do indivíduo para escolher a melhor modalidade, considerando também sua realidade.

Evitar o cartão de crédito

O cartão de crédito é a maior ilusão que já passou pelas mãos de pessoas que não sabem controlar as próprias finanças. Ele dá a impressão de que existe dinheiro, quando na verdade não existe.

O cartão de crédito é ótimo para ajudar a organizar as contas, por exemplo, uma pessoa que usa motorista por aplicativo todo fim de semana, pode cadastrar seu cartão de crédito e pagar tudo de uma vez no mês seguinte.

Coisas mais importantes, como a mensalidade de uma clínica de recuperação para alcoólatras também pode ser colocada no cartão, mas é primordial evitar gastos desnecessários que só vão acumular dívidas e atrapalhar o planejamento.

Considerações finais

Ter metas financeiras é fundamental para qualquer pessoa que queira cuidar bem do próprio dinheiro, prosperar e alcançar seus objetivos de vida.

Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, fica muito mais fácil colocar as finanças em ordem, estabelecer metas e alcançar aquilo que se pretende em bem menos tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.