planejamento financeiro
Negócios

Aprenda agora a montar um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma ferramenta muito importante para manter as finanças em dia e evitar os perigos do endividamento.

Todo mundo sonha em ter uma situação financeira confortável, podendo pagar as contas em dia, fazer investimentos, poupar, ter acesso ao lazer e até mesmo alcançar alguns objetivos de vida, mas nem todos conseguem.

A boa notícia é que, para alcançar a estabilidade, o indivíduo precisa apenas saber se organizar, e isso envolve o planejamento financeiro. Só que muitas pessoas simplesmente não se preocupam com essa questão.

Tanto é que, de acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 48% dos brasileiros não sabem como controlar o próprio orçamento.

No entanto, não ter uma estratégia para organizar as finanças pode simplesmente prejudicar a saúde financeira e trazer muitas dores de cabeça.

Estar endividado te impede de ter crédito para adquirir bens e serviços e até mesmo para realizar seus sonhos e projetos de vida.

Pensando nisso, neste artigo, entenda o que é planejamento financeiro, sua finalidade e como colocá-lo em prática do jeito certo.

Entenda o conceito de planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma ferramenta de administração das finanças, que ajuda o usuário a organizar seu dinheiro e, com isso, alcançar seus objetivos, como:

  • Comprar um imóvel;
  • Trocar de carro;
  • Fazer uma viagem;
  • Casar;
  • Pagar os estudos.

No âmbito pessoal, costuma ser um grande desafio para a maioria das pessoas. Um estudo mostrou que 58% dos brasileiros não se preocupam em cuidar do próprio dinheiro, e isso explica as altas taxas de inadimplência do país.

Saber cuidar bem das finanças é importante para qualquer propósito que se pretende alcançar, desde a simples instalação de uma persiana romana no quarto até a compra de um imóvel ou a abertura de um negócio.

É muito importante definir metas e objetivos financeiros e organizar as finanças para que elas cumpram seu propósito. Em outras palavras, é imprescindível saber administrar os recursos financeiros.

Funções do planejamento financeiro

Já se sabe o conceito de planejamento financeiro, mesmo assim, é necessário compreender suas funções. Se você parar para pensar sobre o assunto, vai perceber que essa organização traz muitos benefícios e eles influenciam diretamente na vida pessoal.

O primeiro deles é que se terá mais controle sobre seu orçamento, sabendo exatamente onde está o seu dinheiro e tendo um panorama completo sobre sua saúde financeira.

O indivíduo também sabe como estão os seus investimentos e, por meio do controle de gastos, consegue economizar mais dinheiro.

Assim como uma empresa de serviço de buffet infantil a domicilio, as pessoas precisam se organizar financeiramente para gerir seu próprio patrimônio de forma inteligente e bem embasada.

Ninguém consegue poupar se não souber exatamente como estão suas finanças e de que maneira eliminar gastos do dia a dia. Também é por meio do planejamento que é possível identificar o que se gasta durante o mês, e os números podem surpreender.

É muito comum ver pessoas gastando altas quantias com serviços que nem mesmo utilizam, como pacotes de TV a cabo, aplicativos, plataformas de streaming, entre outros.

Também outros indivíduos gastam muito com energia elétrica, pacotes de dados de internet, telefone, água, dentre outros produtos e serviços presentes no dia a dia.

O planejamento mostra onde se concentram os gastos além de evitar que o indivíduo contraia dívidas. Quando uma pessoa sente que não vai conseguir arcar com suas obrigações financeiras, pode recorrer a empréstimos, cartão de crédito e outros recursos.

O problema é que eles têm juros muito altos e podem levar ao endividamento rapidamente. Tudo isso prejudica a saúde financeira pessoal e causa uma série de problemas que são difíceis de resolver.

Até mesmo a qualidade de vida pode ser impactada, tendo em vista que débitos geram preocupações e quadros de ansiedade.

Por outro lado, quando a vida financeira está organizada, fica muito mais fácil ter condições de adquirir os produtos e serviços que precisa, como no caso de um condomínio que deve fazer manutenção de elevadores mensalmente.

Só que, para aproveitar todos os benefícios do planejamento financeiro, é necessário saber colocá-lo em prática.

Como fazer seu planejamento financeiro

Antes de ir às dicas, saiba que organizar as finanças pessoais leva tempo, assim sendo, dedique-se em cada passo importante para não se perder no meio do processo ou simplesmente abandoná-lo. Ciente disso, siga este passo a passo:

Organize o orçamento financeiro

A primeira coisa que é preciso fazer é colocar ordem em suas finanças e estruturar a ferramenta que vai usar para controlar seu dinheiro todos os meses.

Se você não tiver conhecimento sobre suas contas, dificilmente vai conseguir encerrar o mês no azul. Um fabricante de box para banheiro alumínio utiliza um sistema próprio para organizar seu fluxo de caixa.

É viável usar uma planilha ou até mesmo um aplicativo para anotar sua renda, gastos do mês, dívidas, despesas fixas e variáveis, investimentos, dentre outros.

Se você fez uma compra e parcelou em muitas vezes, coloque todas as parcelas nos meses subsequentes. Agora, se a intenção é guardar dinheiro, anote o valor que pretende, pois isso ajuda a te manter motivado.

Adeque seu padrão de vida

Agora que já organizou o orçamento, faça uma análise sincera da planilha para ter uma visão de qual é a realidade do seu orçamento hoje. Se você perceber que está gastando mais do que recebe, então precisa rever seu padrão de vida.

A avaliação precisa ser crítica e sincera, pois só assim será possível estabelecer limites para seus gastos. Veja quais são suas despesas e identifique tudo aquilo que pode ser cortado, pelo menos por hora.

Fazer isso vai te ajudar a priorizar outras coisas que precisa fazer, como providenciar conserto de telhado, pagar uma dívida maior ou até mesmo ter um tempo para respirar até eliminar contas antigas.

Além disso, adequar o padrão de vida também é uma forma de começar a administrar melhor seu dinheiro e valorizar mais seu salário.

Quite dívidas antigas

Depois de eliminar alguns gastos necessários, chegou o momento de conhecer quais são suas pendências financeiras, elencando todas elas para fazer um planejamento de como quitá-las.

Negocie tudo o que for possível e prefira pagar tudo à vista. Se não tiver condições de pagar dessa forma, procure negociar de uma maneira que seja favorável para você e que não pese no orçamento.

Antes de começar a economizar ou investir, é primordial eliminar pendências antigas, pois isso vai evitar que se pague mais juros, além de eliminar uma preocupação a mais.

Economize

Fazer uma reforma em casa e instalar portão de garagem com social embutido é interessante para trazer mais segurança e conforto, mas tudo fica ainda melhor se for feito com organização financeira.

Todo mundo gostaria de encontrar uma forma simples de economizar dinheiro, mas não existe segredo, pois tudo o que é preciso fazer é evitar gastos que, no dia a dia, parecem ser invisíveis.

As compras por impulso, principalmente em sites e aplicativos, podem somar uma quantia significativa na fatura do cartão de crédito. Assim sendo, antes de comprar qualquer coisa, pense se você realmente precisa dessa aquisição.

Ao usar o cartão de crédito, tenha discernimento e não subestime valores pequenos, afinal, tomar um cafezinho na padaria todos os dias pode somar uma quantia alta quando a fatura chegar.

Assim como é importante anotar uma despesa mais significativa, como contratar uma empresa de limpeza, anote todos os gastos menores, assim, você vai enxergar como está gastando o dinheiro e o que pode cortar para economizar.

Poupe e invista

O dinheiro que você consegue economizar pode ser poupado e investido. A poupança vai te ajudar a criar uma quantia de reserva que vai servir apenas para situações de emergência.

Por exemplo, se o seu carro quebrar, pode-se usar uma parte desse dinheiro para pagar o conserto à vista, sem precisar colocar tudo no cartão de crédito.

O investimento, por sua vez, é um dinheiro que você vai usufruir no futuro, visto que é necessário esperar um tempo para começar a receber seus retornos.

Uma empresa de aluguel de endereço comercial investe para que o dinheiro trabalhe a seu favor. Os investimentos pessoais são a mesma coisa, pois seu dinheiro vai trabalhar para você.

Considerações finais

Muita gente reclama que não tem dinheiro ou que a situação está complicada no momento, mas a maioria tem esse problema justamente porque não se preocupa em cuidar bem das finanças.

O planejamento financeiro ajuda a reverter totalmente esse quadro, trazendo mais segurança em relação ao dinheiro e mais tranquilidade para a vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.