Blog / Dicas

4 gatilhos mentais posso utilizar na Black Friday?

A Black Friday é um evento comercial que acontece anualmente na sexta-feira seguinte ao feriado americano de Ação de Graças. No Brasil, a data foi criada pelas lojas americanas para estimular as vendas e, desde 2010, é adotada por diversos estabelecimentos comerciais.

Para aproveitar as melhores ofertas da Black Friday, é preciso estar atento aos gatilhos mentais que podem influenciar nas compras de produtos como uma máquina seladora de embalagens. Neste artigo, vamos mostrar quais são esses gatilhos e como utilizá-los para economizar nas compras.

Primeiro gatilho mental: Tirar proveito da avareza

A avareza pode ser uma qualidade negativa, mas também pode ser usada para o seu benefício. Aqui estão algumas dicas sobre como tirar proveito dessa dificuldade:

  • Pense antes de comprar: Se você for avarento, provavelmente pensará duas vezes antes de comprar qualquer coisa. Isso pode ajudá-lo a economizar dinheiro e evitar compras impulsivas, então se você possui uma empresa que precise de manutenção de compressores, faça a pesquisa correta;
  • Negocie: Caso esteja disposto a negociar, poderá obter descontos em muitas compras. Avarentos tendem a ser bons negociadores, então use essa habilidade a seu favor;
  • Compre em promoções e novos itens com desconto: Muitas lojas oferecem descontos em itens que estão sendo promovidos ou são novos no mercado. Portanto, fique atento a essas ofertas e assim você irá economizar muito dinheiro;
  • Evite juros e taxas extras: Muitas vezes, as taxas extras são criadas para os consumidores que não prestam muita atenção às suas finanças. Afinal, ficar atento  evitará que você faça pagamentos extras desnecessários;
  • Economize dinheiro em pequenas coisas também: Não é preciso gastar muito dinheiro para ter um bom estilo de vida. Então, poupar dinheiro em pequenas compras pode fazer uma grande diferença no seu orçamento geral, por isso não hesite em fazer isso quando for possível. 

Segundo gatilho mental: Aproveitar a oportunidade única

Uma das melhores maneiras de aproveitar uma oportunidade única é estar preparado para ela. Isto significa que você deve fazer um esforço para se informar sobre as diversas chances disponíveis, para estar pronto para agir quando necessário.

Dessa forma, é importante manter um bom senso de perspectiva, para que você possa avaliar corretamente as oportunidades e não se deixar levar por aquelas que parecem ser apenas um sonho. 

No entanto, lembre-se de que as oportunidades únicas raramente são exatamente como você as imagina, portanto, esteja preparado para se adaptar e fazer o melhor uso delas.

Terceiro gatilho mental: Apostar na escassez

A aposta na escassez é um conceito econômico que se refere à teoria de que os recursos são escassos e, portanto, devem ser usados de forma a maximizar seu valor. A ideia é que a melhor maneira de fazer isso é investir em recursos que são mais escassos ou em que a demanda é maior do que a oferta.

Por exemplo, investir em peças para empilhadeira ou em uma tecnologia inovadora pode ser mais rentável do que investir em um recurso abundante como o ar. A aposta na escassez também pode ser usada para explicar porque certas economias prosperam enquanto outras não.

Além disso, uma economia com muitos recursos naturais pode florescer porque os investidores estão dispostos a apostar na sua capacidade de extrair esses recursos. Já uma economia sem muitos recursos naturais precisará se concentrar em outros fatores, como inovação e educação, para prosperar.

Quarto gatilho mental: Criar sensação de urgência

As pessoas são naturalmente propensas a procrastinar e deixar para depois aquilo que não é urgente. No entanto, às vezes é preciso criar uma sensação de urgência para incentivar as pessoas a agirem.

Existem diversas maneiras de se fazer isso, algumas mais eficazes que outras. Uma das maneiras mais simples é usar o senso de urgência como um estímulo. Isso significa fazer com que as pessoas se sintam pressionadas a agir por meio de um prazo apertado ou uma ameaça iminente.

Outra técnica é mostrar às pessoas o que elas estão perdendo caso não haja. Isso funciona especialmente bem quando se trata de algo que as pessoas desejam muito. Por exemplo, se você está vendendo balança industrial, informar às pessoas que o estoque esta se esgotando rapidamente pode incentivá-las a comprar antes que seja tarde demais.

Também é possível criar uma sensação de urgência através da comparação. Mostrar às pessoas como elas estão atrás dos outros em termos de progresso ou realizações pode incentivá-las a agir com mais urgência.

Por fim, outra maneira eficaz de criar uma sensação de urgência é usando o medo. Se as pessoas temerem perder algo importante caso não agiam, isso as incentivará a tomar medidas imediatamente.

Gatilhos mentais são ótimos para despertar o desejo de compra do cliente, então invista nesses gatilhos e aproveite essas dicas. Gostou do conteúdo? Então não esqueça de compartilhar essas informações nas redes sociais. Até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.