Whisky
Uncategorized

Whisky para iniciantes: conheça tudo sobre essa bebida

O whisky é uma bebida destilada de cereais que faz sucesso no mundo todo

O whisky é uma bebida apreciada no mundo inteiro, mas, apesar de tamanha notoriedade, não é fácil encontrar informações precisas sobre a origem da bebida, visto que existem diversas referências em diferentes fontes históricas.

No entanto, há dois países que se destacam quando o assunto é whisky de qualidade: Escócia e Irlanda. Por esse motivo, acredita-se que a bebida foi criada em um desses locais.

Se você é iniciante nesse universo e quer saber mais sobre o whisky, acompanhe este artigo. Nele, reunimos todas as informações que você precisa. Boa leitura!

Qual a definição do whisky?

De modo geral, o whisky pode ser definido como uma bebida alcoólica destilada da fermentação do malte. Basicamente, existem quatro diferenças principais entre os tipos de whisky:

  • o grão utilizado;
  • a origem de fabricação;
  • o processo de produção;
  • e o tempo de maturação.

E, embora não tenha um limite máximo, o teor alcoólico de um whisky geralmente varia entre 40% e 63,5% — o que é bem alto em comparação às cervejas, por exemplo, que a maioria das pessoas está acostumada.

Drinks simples que podem ser feitos com whisky

A versatilidade do whisky é simplesmente fantástica. Você pode até encontrar muitas pessoas que não apreciam tanto a bebida, porém, ao experimentar alguns drinks que levam whisky, pode ser que elas mudem de opinião. Confira alguns deles.

Whisky com maracujá

Para fazer esse drink, basta misturar em um copo: whisky, açúcar, polpa de maracujá e gelo feito com a fruta. Mesmo com a pouca quantidade de ingredientes, a bebida fica muito saborosa.

Whisky com coca

Essa é uma receita de drink clássica e muito fácil de ser preparada. Aqui, você só vai precisar de: whisky, refrigerante de cola e bastante gelo.

Manhattan

Manhattan também é um drink clássico. A receita combina os seguintes ingredientes: whisky, vermute tinto, raspas de laranja, cereja e gelo. Fica delicioso e vale muito a pena experimentar.

Mustang

Por fim, para os iniciantes e apreciadores de bebidas mais adocicadas, o Mustang é uma ótima pedida. O drink é composto por: whisky, chocolate branco em pó, leite condensado, água de coco e bastante gelo.

Marcas famosas de whisky que podem ser encontradas no Brasil

Se você está apenas começando a apreciar o sabor da bebida, confira abaixo algumas das marcas mais famosas de whisky que você pode encontrar com facilidade no Brasil, tanto em lojas físicas quanto em e-commerces.

Johnnie Walker Gold Label Reserve

Combinando whiskies escoceses, mais especificamente de Speyside e Highland, o Johnnie Walker Gold Label Reserve é uma bebida classificada como suave. 

Old Parr Silver

O Old Parr Silver é uma mistura vibrante e elegante. A personalidade da bebida é marcante, com cor dourada, consistência, toques de baunilha e especiarias que trazem doçura e suavidade. No aroma, marcam presença frutas como pêra, figo e passas. A bebida deve ser degustada pura e gelada.

Ballantine’s Finest

O Ballantine’s Finest foi criado em 1910. A criação conta com uma mistura de single mate, grãos e whiskies altamente maduros, ou seja, com mais de oito anos e armazenados em cascos, o que proporciona um sabor leve de baunilha.

White Horse

Para finalizar  nossa lista, temos o White Horse. Com mais de 35 maltes fazendo parte da composição, a marca possui uma das mais altas proporções de maltes. 

Os principais maltes que fazem parte desse whisky são o Glen Elgin, o Lagavulin e o Craigellachie.

O White Horse foi um dos primeiros whiskies a serem comercializados no Brasil, e até hoje traz o mesmo sabor e a mesma qualidade, tanto aqui quanto em todo o mundo.