Saúde

Você sabe qual a diferença entre exames solicitados pelos médicos?

Se quer saber qual a diferença entre os exames que o médico solicita, veio ao lugar certo. Aqui vamos mostrar como identificar o que os distingue.

Bem, antes de qualquer coisa é importante saber que os exames que o médico pode pedir são de acordo com a necessidade. Por exemplo, ele pode solicitar alguns exames de rotina para que você fique ciente de como anda a sua saúde.

Pensando em lhe ajudar a entender melhor como isso funciona, montamos esse conteúdo. Dessa forma será possível saber o porquê de tantos exames diferentes.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubra mais sobre o assunto.

Quais são as diferenças entre os exames de imagem?

Alguns exames de imagem como a ressonância magnética e a tomografia são bem semelhantes. Uma vez que o propósito deles é quase o mesmo.

No entanto, é importante pontuar que eles funcionam de formas bem diferentes. É claro que nós vamos explicar quais são os pontos que os quais os diferem.

É importante pontuar o que são exames de imagem, assim será mais fácil de entender a diferença entre esses dois. Bem, esse procedimento ajuda os médicos a verem o interior do organismo de um paciente.

São de grande ajuda para chegar a um diagnóstico. Além disso, são grandes aliados para ajudar a definir as abordagens de tratamento.

Uma das maiores vantagens de fazer exames de imagem é que a maioria deles é indolor e não invasiva. Bem como, é uma ótima opção para que o médico consiga chegar a um resultado com uma certa firmeza e qualidade.

Existe muitas opções de exames de imagem, que dependendo do caso do paciente podem ser solicitados. Por exemplo, a ultrassonografia, raio x, tomografia, ressonância magnética entre outros.

Vamos mostrar a diferença entre esses exames. Assim, quando o médico solicitar algum deles, você irá saber o os difere e para que servem. Confira:

1. Ultrassonografia/Ultrassom

Esse é um exame que não faz uso de radiação, mas, ele faz uso da emissão de ondas sonoras de frequência alta. Logo, quando elas alcançam as estruturas do corpo que elas irão conseguir fazer a reprodução de imagens.

Uma das maiores vantagens desse exame é que ele faz a avaliação em tempo real do organismo. Além disso, o médico que irá avaliar utiliza um transdutor, o qual se passa por cima de um gel que é aplicado na área que deve passar pela observação.

É importante pontuar que o médico pode solicitar algum tipo de preparo para a realização do exame. No geral é comum que solicite que a bexiga do paciente esteja cheia, ou que faça o uso prévio de alguma medicação.

A ultrassom serve para fazer análises de diversas partes do corpo, esse é o exame mais conhecido e feito durante a gravidez. Além disso, recomenda-se fazer uma ultrassonografia em caso de suspeita de alguma doença no abdome também possibilita que examine a tireoide.

2. Raio X

Aqui temos um exemplo bem comum de exame de imagem. O raio x ou radiograma é feito através da emissão de feixes de raios, ou seja, faz uso de radiação.

Em alguns casos pode ser que se recomende o uso de contraste. Assim será possível ter uma imagem mais nítida e com qualidade.

O raio x é uma opção para visualizar e analisar várias partes do corpo. Por exemplo, tórax, dentes, ossos entre outras áreas do corpo.

No caso do raio x com contraste a indicação dele é para casos onde é necessário investigar como anda os sistemas digestivo e urinário. Por conta do uso de radiação é um exame que deve ser feito com muita cautela para que não haja exposição tanto do profissional, quanto do paciente.

3. Tomografia

Assim como o raio x a tomografia também é um exame que faz emissão de feixes de raios. No entanto, a forma como se usa a radiação nele é um pouco mais alta, para poder ter acesso a visualização de diferentes planos e dimensões distintas.

A realização do exame pede que o paciente fique ditado em uma maca e ele não pode se mexer de forma alguma. Porque só assim será possível que a máquina consiga captar as imagens com uma ótima qualidade.

Esse é uma recomendação para casos onde é preciso rastrear lesões e tumores, isso faz com que seja muito útil para pacientes oncológicos. Além disso, é útil para identificar casos de traumatismo craniano.

4. Ressonância magnética

Esse exame só é possível por conta do movimento das moléculas de água presentes nos tecidos do corpo. Dessa forma irá permitir que o aparelho seja capaz de definir a densidade na imagem em reprodução.

Além disso, vale pontuar que esse exame não faz uso de radiação para alcançar seu resultado. Ele conta com uma qualidade igual ou até melhor que a de uma tomografia, isso irá depender do que vai ser avaliado.

Para a realização desse exame, o paciente deve ficar deitado em uma maca, onde irá passar por uma espécie de túnel. Será dentro dele que a captação das imagens será feita, isso com a ajuda de campos magnéticos.

A recomendação desse exame é para avaliar as seguintes áreas:

  • Ossos;
  • Músculos;
  • Medula;
  • Coluna vertebral;
  • Entre outros.

Em alguns casos pode ser que o médico solicite uma ressonância das mamas para uma avaliação mais completa.

Conclusão

Por fim, mostramos algumas informações sobre os exames de imagem que são importantes para o entendimento do paciente. Deixamos a sua disposição quatro exemplos de exames e as diferenças entre eles.

Uma vez que alguns deles costumam fazer uso de radiação para fazê-los e até mesmo chegar em algum resultado. Mas, por outro lado tem algumas opções que não fazem uso desses feixes de raios.

Só que isso irá depender do tipo de exame que o médico irá solicitar. Por isso, alguns pacientes gostam de saber qual a diferença entre eles antes realiza-los, com as informações que passamos agora você poderá entender melhor como eles funcionam. Gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado na sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário.