Notícias

Viúva pode tocar no rosto do marido que foi transplantado em outro homem

A viúva de um homem que se suicidou, no último ano, voltou a poder tocar na cara do marido, que foi transplantada para uma outra pessoa no último ano. A clínica norte-americana que realizou a cirurgia organizou o emocionante reencontro no último mês.

Calen “Rudy” Ross suicidou-se, em 2016, com um tiro, provocando dor e sofrimento à família, mas o ato tão desesperado acabou por se revelar um momento fundamental e de alívio para um outro homem, Andy Sadness. Lilly Ross, a viúva que estava grávida na altura, autorizou que órgãos do marido fossem doados e Andy recebeu uma cara nova,

Há cerca de dez anos, Andy Sadness disparou um tiro contra a sua cara e sobreviveu, mas a sua cara ficou desfigurada devido à gravidade da situação. Durante quase uma década, o norte-americano viveu afastado do mundo, com vergonha de se mostrar em público. “Não saía. Odiava ir a cidades maiores”, contou.

Tudo mudou há 16 meses, quando Andy recebeu um novo rosto, com uma compatibilidade tal, que levou os médicos a dizerem que Calen e Andy poderiam ser familiares. Foi uma cirurgia de 56 horas que lhe permitiu “abrir as asas e fazer as coisas de que sentia falta, como ir a restaurantes ou dançar”.

Ainda que voltar a ver a cara do marido noutra pessoa fosse uma ideia difícil de aceitar, Lilly Ross aceitou a proposta do encontro feita pela Mayo Clinic, para permitir que o filho visse o que o pai fez pelos outros. Entre lágrimas, o reencontro no último mês foi um turbilhão de emoções, em que os dois trocaram algumas palavras e, mais importante ainda, tocaram-se. Quando se sentaram na biblioteca da clínica, Lilly voltou a tocar na cara que outrora pertenceu ao marido.

“Parece mesmo bem”, afirmou, apesar de à entrada ter revelado medo que todas estas emoções lhe trouxessem à memória os momentos que passou com o namorado dos tempos de juventude e que se tornou marido. No entanto, confessou que não consegue ver muito do que era o marido na cara reconstruída pela equipa médica.

Pelo lado de Andy, o reencontro serviu para agradecer a generosidade de Ross e garantir: “o vosso presente não será desperdiçado”.

Facebook: Globo Expresso.Com Twitter: Globo Expresso.Com