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Marketing e Negócios

Uma empresa realmente precisa ter um site ?

O site se tornou o endereço oficial de uma empresa na internet, mas ele também serve como base para as estratégias de marketing digital, para vender e para transmitir confiança para os clientes.

Quando uma empresa não tem um site, logo os consumidores começam a estranhar, mesmo que esteja presente nas redes sociais.

Essas plataformas são muito importantes para as marcas, mas não são capazes de substituir o site institucional. Estamos falando do ambiente exclusivo do negócio na internet e onde tudo acontece para ele.

Se você criar um anúncio no Google, por exemplo, o cliente precisa ser direcionado para uma página oficial do negócio para que possa comprar, baixar um conteúdo, dentre outras finalidades.

Se a empresa não tem um site, para onde ela vai mandar os visitantes? Além disso, ele também serve para melhorar o atendimento ao cliente, angariar talentos, vender, divulgar o endereço do estabelecimento e assim por diante.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, vamos explicar o que um site precisa ter, por que uma empresa deve ter um site e dar algumas dicas para montá-lo. Confira!

O que um site precisa ter?

O site precisa reunir algumas funcionalidades e características para que possa garantir uma boa experiência aos visitantes. Entre elas estão:

  • Ser dinâmico;
  • Fácil de usar e atualizar;
  • Oferecer boa leitura;
  • Apresentar conteúdos relevantes;
  • Se integrar com as redes sociais;
  • Ter design responsivo.

Em primeiro lugar, o site precisa ser dinâmico para integrar o conteúdo de todas as outras plataformas usadas pela companhia, como o Facebook e o Instagram.

Nas páginas de um fabricante de catraca para controle de acesso de alunos, o visitante pode comentar sobre uma publicação, deixar a opinião sobre o produto, entre outras maneiras de interagir.

O consumidor moderno gosta de empresas que se mostram interessadas em resolver seus problemas, além disso, o site dinâmico é muito mais fácil de atualizar, e mantê-lo atualizado é fundamental.

Outra característica importante está relacionada à usabilidade, pois as pessoas não podem ter dificuldades em encontrar o que desejam.

Isso envolve investimentos em arquitetura da informação que reúne todas as características importantes para garantir a boa navegabilidade. Consequentemente, os usuários vão voltar mais vezes para acessar o conteúdo.

Antes de colocar o site no ar, lembre-se de que existe uma grande diferença entre uma plataforma feita por um profissional e aquelas que as empresas podem comprar prontas.

Plataformas profissionais podem mudar o layout e ficar exatamente como a marca deseja, podendo ser modificadas de acordo com as necessidades e características do público.

Por outro lado, os sites prontos, embora sejam gratuitos, possuem layout limitado e os modelos são sempre iguais, o que prejudica a personalização.

O portal de uma empresa de aluguel de data show SP deve ser otimizado para o Google, ou seja, deve reunir todas as características necessárias para que apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

A visibilidade é fundamental para que o negócio gere oportunidades de vendas, atraia clientes e consiga se destacar em meio aos concorrentes.

A publicação de conteúdos relevantes também faz parte desse processo, pois são materiais que entregam um valor para os clientes, constroem uma boa imagem para a companhia e melhoram o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Pesquise assuntos do interesse de sua audiência, uma vez que isso vai despertar o interesse das pessoas e fazer com que elas compartilhem as informações em suas redes sociais, aumentando o alcance do material.

A corporação deve criar uma conta no Google Analytics, pois é dessa forma que vai descobrir de onde vieram os visitantes, as palavras que utilizaram para encontrar o site, quanto tempo permaneceram navegando, páginas rejeitadas e outras informações.

Ter todo esse conhecimento é fundamental para melhorar as estratégias e a própria estrutura da plataforma, e somente o Google Analytics é capaz de trazer todas as respostas.

O site de uma empresa de instalação de para raios prediais possui design responsivo, para que possa ser acessado por meio de diferentes dispositivos, tanto um computador quanto um celular.

Isso é muito importante porque as pessoas acessam a internet cada vez mais por meio de dispositivos móveis, mas se a página não for responsiva, não vai se adaptar corretamente ao tamanho da tela, o que prejudica a navegabilidade.

Por fim, todas as plataformas usadas pelo seu público, como no caso das redes sociais, precisam ser integradas ao site.

Em outras palavras, ele deve ter botões de compartilhamento, links para os perfis da marca, dentre outras opções, que vão aumentar a visibilidade dela nas redes sociais.

Importância do site para as empresas

Um fabricante de bateria de caminhão de 150 amperes tem seu próprio site e não abre mão dessa plataforma porque ele aumenta a confiança no negócio.

Uma das razões para que qualquer organização invista nessa plataforma é a capacidade que ela tem de transmitir credibilidade para o público. Ela passa uma imagem profissional e melhora a reputação da empresa.

Também é o caminho mais fácil para aumentar a exposição da marca, tendo em vista que o site funciona como uma vitrine, além de ser a base das estratégias de marketing digital.

Justamente por expandir a visibilidade e a exposição, ajuda a conquistar novos clientes, mas, para isso, precisa trazer todas as informações necessárias sobre a corporação.

Por esse motivo, não deixe de incluir o endereço, número de telefone, links para os perfis nas redes sociais, opções de orçamento e maneiras de entrar em contato pela plataforma.

Tudo isso traz como consequência um visível crescimento das vendas, pois assim como o site funciona de vitrine, também possibilita as vendas.

Isso é muito importante porque quando o consumidor quer comprar qualquer tipo de produto ou serviço, como vidro temperado incolor, prefere fazer negócios pela internet, devido à facilidade, rapidez, comodidade e segurança.

As vendas digitais estão crescendo continuamente, mas só conseguem vender as empresas que possuem um site institucional.

Dicas para montar o site

Para que a plataforma cumpra todas as suas funções, é fundamental saber criá-la, e algumas dicas para isso são:

1 – Analisar a concorrência

Em primeiro lugar, verifique como é e como funciona o site de seus principais concorrentes, mas lembre-se que isso vai servir apenas para se inspirar e ter uma base do que é necessário, e não para copiar.

Verifique como são as páginas e os recursos usados, e quais são os aspectos que chamam a atenção dos consumidores.

2 – Conhecer o público

Antes de criar suas estratégias de marketing, um fabricante de produtos para polimento de bijuterias procura conhecer o seu público-alvo, mas isso também é fundamental na hora de construir um site.

Veja como essas pessoas consomem os produtos e serviços que você vende e o que elas esperam encontrar na plataforma. Uma das ferramentas para obter essa informação é o Google Analytics, pois ele fala muito sobre o perfil dos consumidores.

Esteja por dentro dos interesses das pessoas para as quais a empresa quer oferecer uma solução, pois fica muito mais fácil investir na navegabilidade e na qualidade suficientes para elas.

3 – Manter o site atualizado

Alguns empreendedores e gestores cometem o erro de criar o canal e simplesmente abandoná-lo, mas ele precisa ser constantemente alimentado, ou seja, ser atualizado com conteúdos, produtos e outras informações relevantes.

Ao acessar a plataforma de uma fábrica de ladrilho hidráulico, é possível encontrar novos modelos, dicas de uso, dentre outros materiais que mantêm o canal sempre em dia.

Isso é importante por diversas razões, em primeiro lugar porque a falta de atualização causa uma impressão horrível para os usuários, como se a empresa simplesmente tivesse parado de funcionar.

Além do mais, o Google e outros buscadores simplesmente desprezam plataformas desatualizadas. Com isso, seu negócio não será encontrado pelos potenciais clientes e vai perder muitas oportunidades de vendas.

4 – Estabelecer uma estratégia

Por fim, faça como um fabricante de bateria 60 ap e estabeleça uma estratégia para a plataforma, ou seja, saiba exatamente o que você espera dela.

Um dos maiores erros de negócios que estão criando um site é querer colocar tudo nele, mas isso acaba prejudicando o canal.

Utilize apenas os elementos compatíveis com os propósitos da empresa e com os interesses dos consumidores. Deste modo, se a intenção é aumentar as vendas, o design precisa estar de acordo com esse objetivo.

Considerações finais

Ter um site institucional é indispensável, uma vez que é como se fosse o endereço da sua empresa no mundo virtual.

O consumidor moderno não usa a lista telefônica e nem perde tempo pesquisando produtos e serviços de loja em loja. Tudo acontece na internet, mas sem o canal oficial, o negócio perde boas oportunidades.

O site institucional mostra quem é a empresa, estabelece um relacionamento com o público e serve como base para todas as estratégias de marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.