Notícias Política

Sete pontos da Declaração Panmunjom assinado pelos os lideres Coreanos

Os líderes das duas Coreias assinaram nesta sexta-feira (27) a Declaração de Panmunjom, após uma cúpula histórica entre os dois países vizinhos, que tecnicamente ainda estão em guerra. A Declaração de Panmunjom, assinada pelos líderes coreanos, trata da desnuclearização da península e sobre o acordo de paz. Veja os principais pontos do texto, assinado na primeira cúpula intercoreana em 11 anos.

Desnuclearização: “Coreia do Sul e Coreia do Norte confirmam o objetivo comum de obter, através da desnuclearização total, uma península coreana não nuclear”, diz o texto.

“Compartilham a visão de que as medidas iniciadas pela Coreia do Norte são muito importantes e cruciais para a desnuclearização da península coreana e concordam em desempenhar seus respectivos papéis e assumir suas responsabilidades a esse respeito”. Também “concordam em buscar ativamente o apoio e cooperação da comunidade internacional tendo em vista a desnuclearização da península coreana”.

Regime de paz: “Durante este ano, que marca o 65º aniversário do armistício, Coreia do Sul e Coreia do Norte concordam em buscar ativamente organizar encontros trilaterais envolvendo as duas Coreias e os Estados Unidos; ou quadripartites envolvendo as duas Coreias, os Estados Unidos e a China, visando declarar o fim da guerra e estabelecer um regime de paz permanente e sólido”.

Visita a Pyongyang: “Os dois líderes concordaram em realizar discussões regulares e francas através de reuniões e contato telefônico direto sobre questões vitais para a nação, a fim de fortalecer a confiança mútua e buscar juntos fortalecer o impulso positivo para continuar avançando nas relações intercoreanas, para a paz, prosperidade e unificação da península coreana. Neste contexto, o presidente Moon Jae-in concordou em deslocar-se para Pyongyang neste outono”.

Reuniões de famílias
“Coreia do Sul e Coreia do Norte concordaram em tentar solucionar as questões humanitárias resultantes da divisão da nação e organizar uma reunião intercoreana da Cruz Vermelha para discutir e solucionar diversas questões, incluindo a reunião das famílias separadas”. “Com este objetivo, Coreia do Sul e Coreia do Norte decidiram continuar o programa de encontro de famílias separadas no Dia da Libertação Nacional, 15 de agosto deste ano”.

Forças esportivas
“No plano internacional, as duas partes concordaram em demonstrar a sua sabedoria, os seus talentos e a sua solidariedade coletiva, participando em conjunto em eventos esportivos internacionais, como os Jogos Asiáticos de 2018”.

Desarmamento
“Coreia do Sul e Coreia do Norte concordaram com um desarmamento por etapas, a medida que as tensões militares forem diminuindo e com os avanços substanciais para estabelecer a confiança militar”.

Não haverá mais guerra
“Os dois líderes declaram solenemente diante dos 80 milhões de coreanos e do mundo inteiro que não haverá mais guerra na península coreana e que, em consequência, uma nova era de paz começou”.

Portal: Globo Expresso.Com