Notícias

Saiba qual a importância de viajar

Viajar é, sem dúvidas, uma das melhores coisas da vida, poder conhecer outros lugares, pessoas e culturas traz muitos benefícios para nosso crescimento pessoal e profissional.

Existem diferentes tipos de viagens, como as curtas, longas, à trabalho, para alguma finalidade específica e todas elas nos permitem ter contato com coisas diferentes.

É durante uma viagem que você pode visitar paisagens que nunca viu, conhecer pontos turísticos, museus, fazer passeios, participar de festas típicas, conhecer uma cultura diferente, provar novos sabores e voltar para casa muito melhor.

A mente se expande de maneira única durante uma viagem e você se molda como pessoa, e isso é bom porque aprendemos a lidar com todo tipo de situação, nos tornamos mais independentes e nos preparamos para os desafios.

Se você viaja pouco, pode começar a repensar essa situação e se organizar para fazer isso mais vezes. 

Agora, se viaja muito e já está planejando o próximo roteiro, saiba que independentemente de qual seja o destino, ele trará muitas vantagens.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de viajar, mostrar um pouco sobre os seus benefícios e dar algumas dicas para você economizar e viajar.

Por que viajar é importante?

Viajar é a possibilidade de conhecer novas pessoas, desenvolver laços afetivos e construir memórias que ficarão com você para sempre.

Durante uma viagem, a pessoa sai de sua zona de conforto e conhece lugares e situações desafiadoras, e tudo isso promove aprendizado e experiências que nos moldam com o passar do tempo.

Independentemente de qual for o propósito da viagem, é a melhor forma de ter uma visão ampla do mundo e de si mesmo, e ainda:

  • Lidar melhor com imprevistos;
  • Ser mais tolerante;
  • Administrar melhor o tempo;
  • Conhecer-se melhor;
  • Aprender outras línguas.

Imagine que você está em outro país e encontra um filhote Spitz Alemão perdido e não fala a língua local. 

Você vai precisar encontrar uma maneira de ajudar esse animal, ou seja, lidar com algo totalmente fora do planejado.

Os imprevistos são situações que acontecem e que mudam totalmente a rotina planejada. Quando estamos viajando, lidar com eles ajuda a melhorar o desenvolvimento pessoal.

Lembre-se de que eles são muito mais comuns em situações com as quais você não está familiarizado e quando não tem alguém para ajudar.

Viajar também é a oportunidade de conviver com pessoas que tiveram outra criação e vivem em uma cultura diferente. 

Esse tipo de situação ajuda a trabalhar a tolerância e torna o viajante mais aberto a aprendizados e novas experiências.

O principal objetivo de um turista é aproveitar ao máximo o lugar em que está para explorar o que puder. 

No trabalho, como em um fabricante de tenda piramidal 5×5, também procuramos fazer isso, mas durante a viagem, é crucial saber administrar o próprio tempo.

Isso exige planejamento, traçar rotas, fazer um cronograma, dentre outras práticas que farão parte da rotina para otimizar o tempo, o que também enriquece o desenvolvimento pessoal.

Viajar é sempre uma experiência transformadora, pois além de novos conhecimentos, também é uma maneira de se autoconhecer.

Podemos identificar características de nossa personalidade que antes eram desconhecidas, e isso acontece justamente porque o turista se encontra em lugares e situações ímpares.

Por fim, uma viagem também é uma oportunidade de treinar sua fluência em um idioma, principalmente as internacionais. A fluência valoriza o seu currículo e ajuda a aprimorar seu desenvolvimento pessoal.

Sabendo qual é a importância de viajar, não é difícil imaginar todas as vantagens que essa atividade pode trazer. Veja mais sobre isso no próximo tópico.

Benefícios de viajar

Além do lazer e da diversão, uma viagem traz outros benefícios, e dentre os que mais se destacam estão:

Melhora a saúde do coração

As doenças do coração são as principais causas de morte no mundo, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde.

De acordo com um estudo realizado com 12 mil homens, aqueles que tiram férias com mais frequência têm 21% menos chances de morrer por qualquer causa e 32% menos chances de morrer por problemas no coração.

Alugar um apartamento na praia com tela mosquiteira retrátil pode ajudar o seu coração muito mais do que você imagina.

Melhora o repertório

Uma viagem agrega muitos conhecimentos culturais e você tem a oportunidade de conhecer a maneira como outras pessoas vivem. 

Além disso, é a oportunidade de visitar locais históricos, museus, parques e atrações.

Tudo isso agrega conhecimento e cultura que melhora a criatividade, por isso, você consegue ampliar seu repertório.

As viagens aumentam nossa flexibilidade cognitiva e ajudam a mente a alternar as ideias, algo fundamental para ter mais criatividade.

Fortalece os relacionamentos

Tanto as viagens curtas quanto as longas permitem que você e seu cônjuge vivam momentos que serão lembrados para sempre.

Os imprevistos e situações inusitadas de uma viagem se transformam em histórias e risadas que estreitam o relacionamento e fortalecem o sentimento.

Uma viagem em família faz a mesma coisa, ou seja, você e as pessoas que ama podem visitar pontos turísticos, compartilhar atividades, tirar fotos, dentre outras atividades benéficas para todos.

Quanto aos casais, de acordo com uma pesquisa norte-americana, os casais que viajam são mais felizes porque se sentem mais satisfeitos com seus relacionamentos e se comunicam melhor com seus parceiros.

Reduz o estresse

Alugar uma casa de campo com lindos móveis para cozinha no interior durante um final de semana pode eliminar sensações de estresse provocadas pela rotina pesada.

O estresse é um problema sério porque ele pode afetar o sistema imunológico e abrir brechas para que seu corpo desenvolva diversas doenças. 

Além disso, quem não viaja aumenta o nível de cortisol e acaba envelhecendo mais rápido.

Mas, de acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, viajar ajuda a reduzir o estresse e as pessoas se sentem menos ansiosas, mais relaxadas e bem-humoradas.

Entretanto, não pense que isso só acontece enquanto você viaja porque, na verdade, essa sensação se prolonga mesmo depois da viagem. 

Assim, você estará pronto para as atividades do dia a dia, como instalação de auto transformador 5000va.

Mas, para ter acesso a todos os benefícios de uma viagem, é fundamental ter dinheiro para viajar com tranquilidade.

Como economizar dinheiro para uma viagem?

Quer fazer uma viagem incrível de férias? Para isso, é necessário ter dinheiro suficiente para não passar sufoco. E algumas dicas para economizar e fazer a viagem dos sonhos são:

Planejar

Uma boa viagem requer planejamento, pois é ele que vai te ajudar a ter calma e paciência para guardar todo o dinheiro necessário.

Comece com a antecedência necessária, levando em conta o destino e suas características. 

Para isso, é essencial pesquisar, pois isso vai te mostrar o quanto você vai realmente precisar.

Organizar as finanças

Agora que você já sabe qual é o seu destino, é o momento de começar a organizar suas finanças. Coloque em uma planilha ou no papel tudo o que você precisa gastar com a viagem, pois isso vai te dar mais controle do dinheiro.

Assim você saberá o quanto pode gastar com a viagem e despesas comuns, como limpeza garagem condomínio.

O controle também é importante para saber o quanto deve poupar, e a quantia deve ser colocada em uma conta bancária diferente ou em uma poupança.

Evite gastos impulsivos

Muita gente age por impulso e acaba gastando mais do que deve, mas é perfeitamente possível eliminar esse hábito prejudicial.

Corte gastos supérfluos, reduza o quanto você gasta no supermercado e guarde essa quantia para fazer uma viagem perfeita e ainda pagar tranquilamente escola para criança dos seus filhos.

Mas não confunda economia com privação, o que estamos falando aqui é que você precisa dosar suas despesas, principalmente em gastos supérfluos como baladas, restaurantes, entre outros.

Se puder, substitua esses programas por outros mais baratos, por exemplo, reunindo os amigos em casa para conversar e fazer um happy hour.

Ao deixar de gastar com bobagens, você respeita um compromisso que assumiu consigo mesmo e vai em busca de seu objetivo: viajar.

Além disso, consegue poupar dinheiro suficiente para fazer outras coisas importantes, como vistoria em moto ou carro, principalmente se você pretende viajar dessa forma.

Conclusão

Em resumo, viajar deve fazer parte dos seus planos, pois como vimos ao longo deste artigo, as viagens trazem muitos benefícios para a mente e para a vida.

Não importa se você vai conhecer destinos nacionais ou internacionais, o que importante é aproveitar todos os benefícios que só o contato com um lugar diferente pode trazer. E seguindo nossas dicas, você terá todo o dinheiro que precisa para isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.