marketing
Marketing e Negócios

Como medir desempenho do seu marketing digital?

Métricas de marketing são métricas usadas para avaliar a eficácia e desempenho de campanhas e ações em canais de marketing.

Outros contabilizam o número de visitantes, o volume de vendas ou outras possibilidades, o que ajuda a identificar a eficácia das estratégias no resultado final do negócio.

Sendo assim, gestores e empreendedores devem entender quais métricas são mais importantes para uma empresa, mas mesmo que isso pareça intuitivo, quando se trata de métricas de desempenho de marketing, as informações não são claras.

Isso ocorre porque muitas organizações acreditam que é simplesmente uma questão de número de seguidores dos perfis de mídia social de uma empresa, mas não sabem como quantificar os benefícios das campanhas de mídia social que envolvem os pais no trabalho.

No entanto, quando se trata de marketing digital, a realidade é que existem muitas métricas falsas que não ajudam a gerar leads.

Porém, existem métricas que demonstram se as estratégias levam ou não ao sucesso de um negócio que vende uniforme feminino social moderno, por exemplo.

Gerentes e empreendedores devem entender a importância dessas métricas, por isso este artigo explicará sua importância, os benefícios que elas oferecem e como utilizá-las no marketing.

A definição de métricas

Métricas são listas de informações que medem a eficácia de um site ou campanha de marketing. As métricas podem ser puramente numéricas ou derivadas de investigações adicionais.

As métricas são consideradas o componente mais importante de uma estratégia digital e, na indústria de eventos, podem determinar se uma estratégia atendeu ou não às expectativas de todas as partes envolvidas.

Algumas métricas associadas aos eventos de uma oficina especializada em revisão automotiva de férias: a taxa de participação antes do evento, o volume de inscrições e o número de visitantes que saem do site.

Para isso, o empreendedor deve garantir que está utilizando as métricas apropriadas para avaliar o sucesso do seu evento.

Métricas principais para avaliar as campanhas

Todos esses aspectos são importantes, por isso é crucial para os empreendedores entender algumas diretrizes a esse respeito.

Algumas opções estão disponíveis no mercado que, por exemplo, podem ajudar a orientar os métodos de medição da eficácia de uma empresa que realiza automação de portão residencial.

Em última análise, é crucial observar certos elementos sobre esses componentes de maneira objetiva. Algumas das métricas listadas são:

Taxa de conversões

A taxa de conversão de vendas é o número de visitantes que realmente compram ingressos para um evento, com base no número total de visitantes.

Com pequenas mudanças, essa proporção pode uma pessoa ajudar a ficar mais confiante e tomar atitudes concretas para conquistar mais participantes.

Análise dos canais de divulgação

Se uma empresa divulgar um evento sobre clínica de recuperação para alcoólatras nos canais certos, as chances de vender muitos ingressos são muito maiores.

Por isso, é fundamental que as empresas conheçam os canais que mais geram conversões e invistam neles de forma contínua.

Custo de aquisição de clientes

O empreendedor precisa saber qual a taxa de conversão para adquirir clientes. Essa análise é feita somando todas as suas despesas com marketing e vendas e dividindo esse resultado pelo número total de participantes.

Esse é o valor médio gasto para atrair novos clientes, quanto menor o número, mais receita uma loja automotiva gera com vendas de bateria automotiva AGM.

Retorno sobre investimento

Mais conhecido como ROI, ele mede o desempenho de suas campanhas de marketing somando todo o seu lucro líquido e subtraindo o gasto em campanhas de marketing digital disso.

A partir disso, é possível saber se o dinheiro investido gerou lucro ou prejuízo, ajudando a visualizar as mudanças que a empresa deve fazer para implementar uma estratégia mais assertiva.

Engajamento nas mídias sociais

As lojas que vendem uniforme jeans feminino podem considerar muitas plataformas de mídia social diferentes, como:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • TikTok;
  • Instagram.

Ao acompanhar o engajamento nessas redes e nas que geram mais tráfego e vendas para o site da sua campanha, é necessário entender onde realmente está o seu público e investir melhor nas plataformas que oferecem os melhores resultados.

Taxa de cliques e abertura de e-mails

A frequência com que as pessoas abrem o e-mail enviado pela empresa indica o interesse delas no assunto e a relevância da mensagem.

Se os destinatários abrirem o e-mail de uma empresa especializada em iluminação de garagem residencial, mas não clicarem em links internos, considere aumentar seus e-mails com personalização e segmentação para aumentar o interesse deles.

Melhores estratégias para aumentar o engajamento

Dicas para usar o marketing de engajamento têm um efeito muito positivo nos negócios e são cruciais para a empresa e podem ter um impacto significativo no desempenho do negócio no mercado. Sendo assim, alguns passos são:

Utilizar o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos métodos mais importantes de interação com os consumidores. Com diferentes materiais, é possível não só marcar presença, mas também informar o cliente sobre o que está comprando.

Outro ponto que se torna ainda mais significativo pela presença de diferentes formas de conteúdo, desde meios audiovisuais até outros formatos mais complexos como infográficos, e-books ou outros conteúdos associados e dedicados ao nicho.

O marketing de conteúdo permite maior destaque no mercado, bem como uma presença significativa, ambas importantes para o sucesso de uma empresa em um mercado competitivo.

Realizar uma boa gestão das redes sociais

Com a gestão das contas nas redes sociais, a presença de um negócio especializado em asfalto frio aumenta no mercado. Afinal, esse é um dos principais ambientes que hospeda um grande número de usuários.

Essa gestão é um método de iniciar um relacionamento entre o consumidor e a empresa. E quanto mais a empresa reconhece a importância dessas plataformas, maior a diferença de resultados que pode ser observada por meio de métricas ou outras ferramentas.

Aplicar estratégias de co-marketing

O co-marketing é um método que pode fazer parceria com outra empresa que compartilhe o mesmo público, mas que não sejam considerados concorrentes diretos.

Este modelo visa aumentar a presença no mercado e o número de interações com outros consumidores, tornando-se uma referência que facilita a ampliação dos contatos da empresa.

No entanto, quando essa estratégia estiver disponível, ela deve ter pontos específicos que ambas as partes saibam que beneficiarão a parceria.

Colher os feedbacks dos consumidores

Acompanhar o feedback é crucial para a empresa, especialmente se a busca pelo engajamento do consumidor leva a resultados positivos.

Ferramentas que podem fazer isso se tornaram disponíveis, como resultado, uma empresa pode saber o que deve ser mantido, bem como quais novas estruturas são necessárias para o funcionamento do negócio.

Assim, quanto mais frequentemente os executivos de uma empresa perceberem os benefícios de suas ações, melhores serão os resultados finais.

Tanto ferramentas gratuitas quanto pagas são utilizadas para crescer neste segmento, uma política de ouvir feedback é implementada.

Oferecer canais de atendimento integrados

Além disso, estipula entre as táticas recomendadas a adoção de uma estratégia abrangente de omnichannel. Isso implica oferecer aos seus clientes diferentes modalidades de atendimento que se inter-relacionam.

Isso significa que todas as interações que ocorrem nos diversos canais que a empresa disponibiliza aos seus clientes devem ser centralizadas. Isso é o que se chama de estratégia omnichannel.

Na verdade, se o consumidor ligar para a empresa via chat para solicitar assistência técnica, por exemplo, e depois quiser falar por telefone com um representante, não será necessário repetir todas as informações que foram fornecidas no chat inicial.

Interagir com os clientes de maneira única

Depois de concluir nossas estratégias de engajamento, não pudemos deixar de mencionar a personalização.

As interações com o cliente devem ser o mais pessoais possível para que haja uma interação positiva. Abordar os clientes de maneira genérica não faz com que eles se sintam especiais ou importantes para a empresa.

Essa personalização pode ser realizada colocando o nome do cliente no início de um e-mail. Ou ao enviar uma saudação de feliz aniversário.

Dependendo do tipo de produto que sua empresa vende, é possível utilizar algoritmos para recomendar ofertas ou conteúdo direcionado aos clientes.

Considerações finais

Como visto neste conteúdo, as estratégias de marketing de engajamento se tornarão parte integrante de todos os segmentos de mercado.

Como beneficia o negócio, quanto maior o entendimento das técnicas empregadas, melhores os resultados que promovem relevância e aumento orgânico da popularidade da marca.

O marketing de engajamento envolve entender as ações do mercado e dos consumidores, bem como outros métodos, como comportamento social ou consumo de conteúdo.

Mesmo observando as consequências é considerada uma ação positiva que promove o desenvolvimento da marca, o que resulta em aumento de receita em relação aos índices anteriores.

Com o marketing de engajamento, a empresa pode aumentar sua eficácia e se tornar modelo para quem compra e para quem pesquisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.