Saiba como utilizar o Marketing indireto na sua empresa
O marketing indireto é uma das possibilidades trazidas pelo marketing digital. Na internet, as marcas podem trabalhar diferentes estratégias e se consolidar no mercado.
Essas possibilidades são divididas entre dois tipos de marketing, sendo o direto e o indireto, e o segundo tipo trouxe uma forma de perpetuar a divulgação.
O consumidor moderno tem contato constante com ações de marketing indireto em seu cotidiano, mas as pessoas não se dão conta disso e é justamente por essa razão que essas práticas são conhecidas como indiretas.
Mas para construir uma presença digital sólida e fazer com que o seu negócio tenha sucesso no mercado em que atua, é muito importante conhecer esse tipo de divulgação e saber como trabalhá-lo.
Tenha em mente que o consumidor moderno pode comprar os mesmos produtos e serviços com diferentes empresas. Se a organização não souber se destacar e participar do dia a dia dessas pessoas, vai perder oportunidades de vendas e lucros.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a diferença entre marketing direto e indireto, a finalidade do marketing indireto e dar algumas dicas para colocá-lo em prática. Confira.
Diferenças entre marketing direto e indireto
Antes de explicar as diferenças entre marketing direto e indireto, primeiro vamos entender o conceito das estratégias e indiretas.
Elas nada mais são do que formas de divulgação de produtos e serviços, de modo que a ação não fique explícita para o público.
São práticas mais sutis de divulgar as soluções, deixando de lado práticas tradicionais que acontecem entre o cliente e o vendedor.
Se uma autoescola especializada em carteira de motorista classe b quiser divulgar sua marca sem precisar insistir para que o cliente compre seus produtos e serviços, deve investir no marketing indireto.
Agora que você já sabe qual é o conceito dessa opção, já pode entender a diferença entre ela e o marketing direto. Quando o empreendedor começa a trabalhar com estratégias indiretas, sempre acaba batendo de frente com o marketing direto.
Trata-se de um conceito tradicional de vendas, onde o vendedor tenta convencer o cliente a comprar o produto ou serviço.
Muitos consumidores já foram abordados dessa forma, depois são muitos os estabelecimentos onde a equipe de vendas tenta vender a qualquer custo uma solução.
É justamente aqui que mora a maior diferença entre o marketing direto e o indireto. As estratégias diretas se preocupam em convencer a pessoa a adquirir um produto ou serviço.
Por outro lado, o marketing indireto tem como foco estratégias que fazem com que o consumidor perceba a qualidade do que está sendo oferecido por conta própria.
Quando um fabricante de manta asfáltica para parede investe em marketing indireto, sua principal finalidade é criar uma imagem de marca positiva na memória de sua audiência.
Os frutos dessa prática serão vistos no futuro, no momento em que o consumidor estiver escolhendo um produto dentro da loja. Ele vai se lembrar da presença da empresa, tendo em vista que o marketing indireto gera lembrança em longo prazo.
Embora suas estratégias sejam extremamente eficientes e importantes, é necessário dizer que ele não substitui o marketing direto.
Na verdade, funciona como uma alternativa para evitar que a companhia fique saturada de anúncios diretos, agressivos e convencionais.
O consumidor moderno é constantemente bombardeado por propagandas invasivas e chamadas para ação. Você já parou para notar a quantidade de ações diretas que presenciamos no dia a dia, como:
- Panfletos;
- Posts patrocinados;
- Comerciais;
- Pop-ups;
- Spam.
Existem muitos recursos diretos circulando ao mesmo tempo e eles fazem com que o consumidor crie uma resistência maior a esse tipo de anúncio.
No entanto, quando se trata de marketing indireto, as ações acontecem de maneira subliminar e o público dificilmente vai rejeitar uma propaganda.
Por exemplo, você não vai deixar de assistir um filme porque o cenário é construído com revestimento anticorrosivo de determinada marca ou então porque o ator está bebendo um refrigerante X.
Mas quando se trata de marketing direto, não se pode ignorá-lo porque os resultados trazidos por eles são muito mais rápidos, além de ser ideal para promover o lançamento de produtos e divulgar promoções.
Dicas para investir em marketing indireto
Agora que você já sabe qual é o conceito de marketing indireto e sua principal finalidade, chegou o momento de saber como colocá-lo em prática. Algumas dicas para isso são:
Fazer parcerias com influenciadores digitais
Uma das maneiras mais atuais de investir em marketing indireto é por meio de parcerias com influenciadores digitais para que eles divulguem os produtos ou serviços da empresa.
Esta estratégia pode ser usada tanto nas redes sociais, quanto por meio de uma pessoa famosa e influente, capaz de atrair clientes novos para o negócio.
Para trabalhar com os influenciadores, um fabricante de estojo óculos personalizado atacado pode pagar um valor em dinheiro ou oferecer alguns de seus produtos para que eles sejam testados pelo influenciador.
Ele vai formar sua opinião sobre a experiência com a solução e indicar apenas aquilo que realmente gosta para seus seguidores. É exatamente aqui que mora a maior vantagem de fazer parcerias com essas pessoas.
Elas só vão recomendar produtos e serviços para a audiência quando eles realmente forem bons e os seguidores sabem muito bem disso.
Não estamos falando de um comercial na TV feito por uma celebridade, mas por um vídeo sincero de alguém que experimentou a solução e é capaz de influenciar a decisão dos demais.
Se ele gostar do seu produto ou serviço e falar bem dele nos canais digitais, pode ter certeza de que as vendas vão aumentar consideravelmente e sua marca terá muito mais visibilidade.
Tráfego pago
Um fabricante de treliche madeira pura pode investir em tráfego pago, um dos meios de divulgação mais conhecidos dentro do marketing digital.
Trata-se da criação de tráfego, por meio de estratégias pagas presentes nas principais plataformas digitais. Um exemplo disso são as ferramentas de anúncios oferecidas pelas redes sociais, como no caso do Facebook Ads.
Essas plataformas oferecem aos anunciantes a possibilidade de criar anúncios segmentados, com base em características dos seguidores, como idade, gênero, região, profissão e classe social.
Com base nessas informações, é possível criar campanhas e anúncios sobre os produtos e serviços, totalmente focado na audiência, o que aumenta ainda mais as chances de reconhecimento de marca.
O tráfego pago também é uma excelente opção para quem quer investir em marketing indireto, mas que ainda não tem condições financeiras de investir em recursos mais caros, como uma propaganda na TV.
Mas esta opção permite perfeitamente que um fabricante de necessaire personalizada para lembrancinhas possa divulgar seu produto diretamente, mas com base em conteúdos relacionados à organização.
Reproduzir conteúdos nas redes sociais
Ao navegarem pelas redes sociais, muitos usuários se deparam com vídeos e publicações de empresas e profissionais que explicam algum assunto relacionado ao mercado em que atuam.
Trata-se de uma estratégia muito comum e uma forma de oferecer dicas para os seguidores, melhorando consideravelmente a imagem da marca no ambiente digital.
Por exemplo, quando você vê uma pessoa dando dicas de maquiagem, embora esteja ajudando seu público e ensinando alguma coisa, por trás deste conteúdo existe a intenção de atrair clientes.
Um fabricante de canecas de chopp pode considerar essa estratégia como marketing de conteúdo, uma estratégia que tem como objetivo divulgar materiais informativos e relevantes, que vão ajudar as pessoas a atrair clientes.
Produzir conteúdos na internet é uma maneira de atrair novos clientes, divulgar a marca e mostrar sua autoridade naquilo que faz. O melhor é que esses materiais podem assumir diferentes formatos, como vídeos, publicações, artigos, imagens, entre outros.
Comerciais de TV
Os comerciais de TV são uma estratégia padrão, principalmente no Brasil, onde as pessoas ainda têm o hábito de assistir novelas e jornais, e, durante os comerciais, assistem a propagandas de marcas de todos os tipos.
Para um fabricante de adesivo, o comercial é uma forma de divulgar seus produtos, ao mesmo tempo em que carrega um pouco do conceito presente no marketing indireto.
Isso porque, durante o comercial, as pessoas prestam atenção em promoções, os produtos oferecidos, no preço e acabam se tornando mais abertas ao consumo.
Além disso, indiscutivelmente, a televisão ajuda a alcançar um público gigante e está presente na rotina dos brasileiros.
Considerações finais
O marketing indireto ajuda a promover o seu negócio sem pressionar o consumidor, tanto dentro quanto fora da internet.
É uma forma de fazer com que sua marca esteja sempre presente, mesmo que o usuário não perceba sua presença de imediato, mas, sem dúvidas, na hora da compra, ele vai se lembrar da sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.