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Marketing e Negócios

Confira 5 dicas de como fidelizar clientes

Fidelizar clientes se tornou o principal objetivo das empresas, tendo em vista a competitividade acirrada que existe no mercado. Conhecer maneiras de alcançar esse objetivo ajuda a reduzir custos, aumentar as vendas e promover a marca.

As organizações precisam investir em maneiras de criar uma relação de confiança com o público e com isso manter sua competitividade em alta.

O consumidor moderno pode comprar os mesmos produtos e serviços com diferentes empresas, e depois que as vendas pela internet se popularizaram, o mercado está mais agressivo e exige uma postura mais ativa por parte dos negócios.

Mas a partir do momento em que a corporação sabe como fidelizar quem compra com ela, gera insights que vão beneficiar muitos outros aspectos, além de colaborar com a jornada de compra.

Existem muitas estratégias de marketing que são focadas em melhorar o relacionamento entre marcas e clientes, por meio de ações que ajudam a conquistar a confiança deles.

Tendo em vista o mercado que está cada vez mais competitivo, ter clientes fiéis é uma maneira de sair na frente. Neste artigo, vamos explicar o que é fidelização, mostrar sua importância e dar algumas dicas para fidelizá-los. Acompanhe.

Entenda o que é fidelização de clientes

Fidelizar clientes é um processo muito importante para conquistar excelentes resultados, e nada mais é do que tornar pessoas que já compraram com o seu negócio mais engajadas com ele.

Isso faz com que elas voltem mais vezes para comprar, aumentando o ticket médio e a lucratividade da companhia. Sem falar no fato de que ter clientes fiéis é uma forma de se aproximar de novos consumidores.

Isso acontece porque quando uma pessoa está engajada com um fabricante de bateria heliar 100, vai falar bem sobre ela para outros indivíduos de seu círculo social, o que chamamos de propaganda boca a boca.

Assim sendo, é muito importante investir em maneiras de fidelizar as pessoas que compram com a organização, oferecendo atendimento de primeira qualidade, procurando compreender seus problemas e melhorando a jornada de compras.

Importância da fidelização de clientes

Investir na fidelização de clientes é muito importante por conta de todas as vantagens que essa estratégia traz para a companhia. Tais como:

  • Redução de custos;
  • Excelente retorno sobre investimento;
  • Aumento das vendas;
  • Promoção da marca.

Em primeiro lugar, quando a empresa investe em maneiras de fidelizar os clientes, consegue reduzir consideravelmente seus custos. Isso porque conquistar um consumidor do zero é um processo muito caro, sendo mais barato mantê-los.

Nesse contexto, se o propósito do seu negócio é maximizar os resultados obtidos sem precisar investir muitos recursos, deve praticar a fidelização.

Além disso, uma escola de curso básico de teclado tem muito mais chances de vender para alguém que já foi seu aluno do que para uma pessoa que ainda não conhece a instituição.

Fazer com que as pessoas voltem a comprar com você é uma maneira de maximizar o retorno sobre os investimentos. Mas isso depende de uma boa jornada de compras e de um suporte de qualidade.

Clientes satisfeitos também é sinônimo de bons resultados, aumentando o ticket médio e garantindo uma lucratividade muito maior para a organização.

Isso acontece porque quem já teve uma boa experiência com a marca, provavelmente vai voltar para fazer novas negociações.

Sempre vale a pena investir em estratégias como cross sell e up sell, além de trabalhar com muito carinho o departamento de pós-vendas. Assim, o negócio consegue compreender as dores e desejos da persona.

Por fim, investir em fidelização também é muito importante para promover a marca, visto que contar com clientes satisfeitos é desenvolver defensores da empresa.

Quando o cliente conseguir ter os problemas resolvidos rapidamente e obtiver uma experiência satisfatória durante a jornada de compra, vai indicar a companhia para as pessoas que fazem parte de seu círculo social.

Com isso, uma loja de cabo de silicone 1 5mm vai fazer com que as pessoas voltem a comprar com ela, além de conquistar clientes de maneira natural, por meio de indicações.

Só que para aproveitar todos os benefícios da fidelização, primeiro é necessário saber como colocá-la em prática.

Como fidelizar clientes?

Para fidelizar clientes, primeiro a empresa precisa fazer um bom planejamento estratégico, algo que está muito além da qualidade e do preço dos produtos e serviços.

Não é de hoje que o preço e a qualidade já não são mais as características mais importantes na hora de adquirir uma solução. O consumidor moderno está interessado em tudo o que diz respeito à sua relação com a marca.

Ele espera uma experiência agradável antes, durante e após a compra. Tudo vai depender da maneira como a empresa atrai o cliente, o tipo de conteúdo que cria, os diferenciais de seus produtos e serviços e os valores que transmite para as pessoas.

Uma empresa de suspensão a ar de carro também deve melhorar a forma como lida com os clientes que já tem e como vai mobilizá-los no pós-venda. Para trabalhar todos esses aspectos e fidelizar os compradores, algumas dicas são:

1. Superar as expectativas dos consumidores

Não existe uma fórmula pronta para fidelizar o cliente, no entanto, existem inúmeras maneiras de perdê-lo, e uma das formas de fazer isso é criar expectativas e não cumpri-las.

Não defina expectativas altas, caso não sejam realistas, mas o negócio precisa se esforçar para superar as necessidades dos consumidores e conseguir fidelizá-los.

As plataformas de e-commerce são experts nessa estratégia, pois oferecem um prazo de entrega das mercadorias muito acima daquilo que elas conseguem cumprir.

Por exemplo, se você comprar bonecos infláveis para propaganda em um site e o prazo de entrega foi de 15 dias úteis, pode ter certeza de que vai recebê-los muito antes.

Esta é uma forma de superar as expectativas do cliente, sem prejudicar as capacidades da empresa. Outra dica é prometer um tempo de resposta de, por exemplo, 48 horas, e responder antes.

2. Surpreender o consumidor

As pessoas gostam de surpresas agradáveis e de mimos por parte das companhias. Procure surpreender os clientes por meio de uma estratégia que vai fidelizá-los, além de gerar ações virais.

Seu negócio não precisa distribuir clientes para todos aqueles que compram um produto ou serviço, mesmo porque, do ponto de vista financeiro, fazer isso é algo inviável.

Os mimos podem ser oferecidos em situações específicas, por exemplo, quando o cliente demonstra uma dor que significa uma grande oportunidade para o negócio.

Se preferir, uma autoescola especializada em troca de categoria da cnh pode oferecer um brinde para os compradores que oferecem mais valor para o negócio, como no caso daqueles que já compram há mais tempo.

3. Manter a equipe treinada

Quando se fala em fidelizar clientes, é necessário destacar a importância do treinamento de colaboradores para qualificar o time, principalmente de vendedores e suporte.

Aliás, ter uma equipe bem treinada é fundamental para as organizações que querem trabalhar uma estratégia omnichannel. É assim que todos aqueles que fazem parte do funil de vendas vão agregar valor ao cliente.

O treinamento, a qualificação e a atualização de conceitos são fundamentais para que todos tenham a capacidade de utilizar as ferramentas e encontrar maneiras de fidelizar os compradores.

4. Experiência humanizada

Um fabricante de persiana para varanda deve investir em experiência humanizada, porque estamos cada vez mais inseridos na era digital. Além disso, soluções intangíveis podem fazer com que a relação entre empresas e clientes pareçam estéreis.

O menor toque humano pode fazer toda a diferença, como no caso de uma carta escrita à mão para agradecer ao cliente pela compra.

Outro exemplo é quando o usuário faz uma compra grande em um site e a marca envia um brinde junto com os pedidos.

Esse tipo de ação encanta os consumidores, e existem muitas outras estratégias do tipo que podem ser trabalhadas. Lembre-se de que experiências positivas, além de fortalecerem a propaganda boca a boca, também aumentam o conhecimento da marca.

5. Pedir feedbacks

Por fim, um fabricante de box para banheiro pode solicitar feedbacks por parte de seus clientes para compreender quais são os seus pontos fortes e fracos, o que precisa ser melhorado e o que ajuda a destacar a marca.

Envie pesquisas de satisfação por e-mail ou disponibilize um questionário rápido em seu estabelecimento para que os consumidores possam responder.

Considerações finais

Ter clientes fiéis é necessário para qualquer empresa que queira crescer, sem precisar fazer investimentos e manter lucros mais previsíveis.

Como vimos, existem várias estratégias que ajudam a fidelizá-los, ajudando o negócio a se estabilizar como marca e se tornar preferência no momento de compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.