Redes sociais: Como usar para promover sua marca?
As redes sociais surgiram com o intuito de promover e facilitar o contato entre as pessoas, por isso rapidamente elas se popularizaram.
As pessoas começaram a usar esses canais para se relacionarem compartilhando fotos e vídeos e acompanhando tendências e acontecimentos no mundo todo. Hoje em dia, as redes sociais reúnem milhões de usuários.
Logo as organizações perceberam a utilidade dessas plataformas para se comunicar com os clientes, e ao longo do tempo, essa descoberta mudou muita coisa na relação de compra e venda.
Atualmente, qualquer negócio precisa estar presente nas redes sociais e de maneira ativa, ou seja, não basta criar um perfil, é crucial mantê-lo atualizado para divulgar os produtos e serviços.
Existem diversas redes sociais e cada uma apresenta suas próprias características, mas as organizações precisam saber em quais investir e as ações que devem realizar para alcançar seus objetivos.
Só que antes de criar um perfil no Facebook ou no Instagram, é necessário entender algumas coisas sobre as estratégias que envolvem as redes sociais.
Abordando esse tema, este artigo vai explicar como identificar a rede social mais adequada para o negócio e como desenvolver estratégias de marketing eficientes utilizando essas plataformas.
Como identificar as melhores redes sociais
Algo muito comum é ver empresas com dificuldades para gerenciar as redes sociais, afinal, existem muitas opções, dentre as quais se destacam:
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- Twitter.
Até mesmo o YouTube pode ser considerado uma rede social, mas é um erro acreditar que a organização precisa ter um perfil em cada uma delas, visto que isso atrapalha as estratégias e aumenta os gastos.
Uma confecção de capa para violão flat precisa escolher as plataformas corretas, ou seja, aquelas onde seu público está, e para fazer isso, primeiro deve analisar a concorrência.
O negócio precisa verificar em quais redes sociais seus concorrentes estão, pois isso vai mostrar quais plataformas são mais usadas pelo público-alvo. Só que esse critério não é o único para tomar uma decisão.
Também é muito importante checar a audiência das outras empresas, observando qual é o alcance dessas organizações nas redes sociais e quais são as atualizações mais recentes.
O gestor também pode usar ferramentas de pesquisa online que vão ajudar a ter uma noção geral sobre os principais concorrentes.
Quando encontrar uma boa plataforma, antes de criar o perfil ou publicar qualquer coisa, também é interessante avaliar a audiência desse canal. Mais do que isso, é importante se certificar de que o público-alvo está presente nele.
As melhores redes sociais são aquelas que possuem bons motores de busca, permitindo encontrar usuários de acordo com seus interesses, habilidades ou as palavras-chave que eles utilizam.
Para uma empresa de conserto de câmbio, vale a pena investir no Facebook porque ele possui uma boa ferramenta de pesquisa. Só que o negócio também precisa participar de grupos e comunidades nas redes sociais.
São ferramentas que ajudam a encontrar os sites mais adequados para os clientes do negócio, além de ajudar a descobrir quantos usuários presentes se encaixam no perfil que a empresa está procurando.
Depois que a companhia encontrar as redes sociais mas adequadas para ela, precisa saber trabalhar as melhores estratégias para o sucesso de suas campanhas.
Melhores estratégias de marketing nas redes sociais
Para aproveitar todo o potencial das redes sociais para as organizações, é muito importante saber investir nas estratégias certas, em algumas maneiras de fazer isso são:
Definir os objetivos do negócio
Antes de trabalhar com qualquer estratégia, primeiro a marca precisa definir seus objetivos, visto que qualquer ação precisa ser norteada em relação ao caminho que vai percorrer.
É necessário ter clareza sobre isso e documentários objetivos porque isso vai guiar os passos que virão posteriormente.
A marca pode melhorar o relacionamento com a audiência, aumentar a percepção de marca, elevar o tráfego do blog, oferecer suporte para o usuário ou até mesmo ter um canal de vendas direto.
Qualquer que seja o objetivo de um fabricante de banco plástico para jardim, este precisará estar de acordo com o momento e a área de atuação do negócio. É preciso lembrar que pode sofrer alterações à medida que a marca amadurece nas redes sociais.
Entender o funcionamento do canal
É muito comum ver empresas que não sabem se comportar no ambiente virtual, e isso acontece porque elas não entendem o funcionamento da plataforma, antes de começar a investir nas estratégias.
A primeira coisa é entender as regras do canal e identificar de que maneira os usuários se comportam nele. Compreender o ambiente e aprender suas regras é indispensável para o sucesso de uma estratégia.
Por exemplo, enquanto no Instagram as fotos e vídeos fazem muito sucesso, o propósito do Twitter é compartilhar mensagens rápidas e curtas sobre a marca e as novidades do momento.
Um fabricante de persiana preta horizontal também precisa conhecer as redes sociais porque vai desenvolver o melhor tom de voz para a marca, e isso é fundamental para se comunicar adequadamente dentro delas.
Reproduzir materiais relevantes
A qualidade do conteúdo é indispensável para fazer um bom marketing nas redes sociais, por isso, a organização deve produzir materiais relevantes que sejam capazes de atrair, educar e engajar o público.
Antes de escrever qualquer conteúdo, é necessário se planejar, considerando as características da persona e o momento em que ela se encontra no funil de vendas.
Mesmo que o negócio não tenha como objetivo vender, deve adaptar suas materiais conforme a etapa em que a audiência se encontra para obter mais engajamento.
A organização também será mais relevante se seu conteúdo estiver de acordo com os anseios da audiência, e não apenas focado nos objetivos do negócio.
No caso de um fabricante de letreiro para loja, vale a pena reproduzir materiais que esclareçam as dúvidas e demandas dos consumidores, além de anúncios pagos que aumentam ainda mais o alcance das publicações.
Criar um calendário editorial
Para valorizar ainda mais os conteúdos produzidos, é muito importante criar um calendário editorial para que eles não sejam publicados aleatoriamente.
Isso envolve um planejamento de publicação, elaborando algumas ideias para cada postagem, definindo quais serão os dias e horários para criar uma frequência adequada.
A regularidade das publicações é um fator fundamental para os algoritmos e eles consideram esse critério na hora de exibir o conteúdo.
Se houver um calendário editorial bem elaborado, a estratégia será mais fluida e a equipe consegue otimizar seu tempo.
O cronograma de publicações também mostra para o público que a companhia é organizada, confiável e que seu perfil nas redes sociais contribui com o mercado.
Interagir com a audiência
Uma autoescola especializada em carteira de moto adição precisa interagir com os seguidores, pois só assim os esforços vão valer a pena.
O grande diferencial das redes sociais para as organizações é que elas permitem uma aproximação com o público, e para aproveitar essa característica, é essencial responder os comentários, além de curtir e interagir com as publicações dos principais seguidores.
Dependendo do segmento do negócio, é válido fazer brincadeiras, sorteios e perguntas que aumentam o engajamento do público.
De qualquer forma, manter um relacionamento próximo ajuda a construir uma comunidade forte em volta da marca. Só que é muito importante fugir de interações robotizadas, visto que o objetivo das redes sociais é a conexão entre as pessoas.
Em outras palavras, um personal trainers para emagrecimento precisa estabelecer uma interação verdadeira, personalizada e humanizada com seus seguidores.
Usar a linguagem certa
As redes sociais são diferentes e possuem suas próprias características e públicos, assim sendo, os conteúdos devem ser adaptados de acordo com a linguagem usada em cada canal.
Mas isso deve ser feito sem que a organização perca sua essência, caso contrário, o seguidor pode ficar confuso e até mesmo pensar que não está seguindo a mesma organização.
Por exemplo, no Facebook, os conteúdos podem ser mais descontraídos e utilizar uma linguagem voltada para os consumidores. Por outro lado, no LinkedIn, o ideal é utilizar uma linguagem mais formal na hora de publicar os materiais.
Assim sendo, antes de fazer uma postagem, uma empresa de ensacadeira de rosca precisa se certificar de que o conteúdo está de acordo com a plataforma escolhida evitando erros e melhorando o engajamento e a visibilidade das postagens.
Considerações finais
Independentemente de qual seja a segmentação do negócio ou seu tamanho, ele precisa estar presente nas redes sociais e saber como construir essa presença do jeito certo.
O propósito dessas plataformas é reunir as pessoas e estabelecer uma conexão positiva entre elas, e as empresas podem aproveitar essa funcionalidade. Elas só precisam escolher o canal certo e a linguagem mais apropriada para suas publicações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.