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E-mail Marketing: o que é, técnicas e como vender mais?

O E-mail Marketing é uma estratégia que busca fazer com que o marketing da empresa possa ocorrer por meio deste meio de comunicação e que, com isso, possa criar uma lista de contatos com a qual a marca irá conquistar e disseminar seu conteúdo. 

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Este modelo é uma forma de fazer com que se tenha uma conexão também com potenciais clientes, principalmente dependendo do modelo que está sendo utilizado pelo negócio.

Embora muitos tenham a percepção de que o formato de e-mail é algo antiquado devido aos outros meios de comunicação instantâneos, o marketing por meio de e-mail é uma forma de fazer com que se tenha destaque no nicho de distribuidoras a granel.

E para que a estratégia seja bem utilizada, é fundamental compreender desde os formatos até mesmo os motivos para que o e-mail marketing seja utilizado e, também, os meios de construção de listas dessa estratégia. 

Porque, a partir destes conhecimentos tornam-se mais assertivas as estratégias que são desenvolvidas e, com isso, é possível contribuir para que as vendas sejam maiores ao ponto de transformarem a empresa na referência do nicho. 

Portanto, quanto maior for o conhecimento, melhores se transformam os resultados e, com isso, melhor se transforma a solidificação do empreendimento dentro do mercado. 

Tipos de e-mail marketing

Se uma clínica de reabilitação para drogados estiver desejando aderir ao e-mail marketing em suas estratégias, alguns formatos podem ser englobados quando se trata deste formato de comunicação, como: 

  • Newsletter;
  • Promocional;
  • Sazonal;
  • Boas-vindas;
  • Inativos.

O modelo de e-mail newsletter é uma forma de folhetim ou jornal com conteúdos adicionais ou novidades que são enviadas para uma seleta lista de usuários, que deram o nome anteriormente.

Por ser um material adicional, essa mensagem contribui para que a fidelização seja ainda mais reforçada e possa unir o laço entre consumidor com negócio, de tal modo que acaba se reforçando a presença de mercado da empresa. 

Com uma boa newsletter, é possível que o cliente esteja por dentro das novidades e da disposição que o negócio tem em atender às necessidades. Por isso, esse formato é recomendado para qualquer nicho de mercado. 

Outro modelo é o promocional. Este busca fazer com que se tenha uma promoção de oferta, na qual um produto ou serviço está em prioridade dentro da empresa de maquina perfuratriz para concreto

Para que esse modelo funcione adequadamente, é fundamental que a empresa crie este modelo a partir do perfil e dos estágios de compra do cliente, assim como os outros e-mails marketing devem ser desenvolvidos. 

E para que o resultado seja ainda mais aprimorado, é fundamental que o e-mail marketing promocional seja criado com o objetivo de converter o possível lead em um consumidor. 

Tal como no modelo de e-mail marketing conhecido como sazonal. Este, por outro lado, é enviado em datas específicas do mercado ou até mesmo em datas especiais que concernem ao próprio cliente, como a data de seu aniversário, por exemplo.

A partir destas mensagens personalizadas, não apenas ganham uma presença de mercado as empresas que a usam, mas também passam a ter uma nova perspectiva com o cliente. 

Isso ocorre por ela demonstrar que o indivíduo não é apenas mais um na lista de consumidores da empresa, mas sim que há uma importância.

Da mesma forma que o formato de e-mail marketing de boas-vindas também é um formato que todo segmento de mercado pode usar para se aproximar dos clientes que iniciaram cadastros ou realizaram alguma compra de capa para tv 49, por exemplo. 

Com um bom e-mail de boas-vindas, têm-se possibilidades de se transmitir uma imagem positiva ao cliente, o que é fundamental nesse formato de comunicação, visto que, assim, as chances da empresa estabelecer-se do melhor modo são ainda maiores. 

Outro formato que também pode ser usado é o e-mail marketing de inativos. Ao contrário dos que estão interagindo com o negócio, este formato está voltado inteiramente para os clientes que compraram em um determinado momento mas não retornaram. 

Ou, ainda, que, então, não tiveram qualquer forma de contato com o empreendimento ao ponto de chamar a atenção na lista de contatos que foi criada. 

Para que esse modelo seja assertivo ao negócio, é fundamental que também se tenha um bom conhecimento do perfil do cliente e as formas de abordagem que não sejam invasivas, que afastam o cliente ao invés de aproximá-lo. 

E, com isso, compreender os modelos que existem de e-mail marketing ajuda não apenas a produção destes, mas também ajuda a saber fazer se um ou mais modelos se enquadram nas estratégias que a empresa deseja utilizar.

Por que utilizar o e-mail marketing?

Se uma empresa de manutenção de ar condicionado automotivos deseja compreender os motivos para utilizar o e-mail marketing, uma das principais razões diz respeito ao alcance que se pode conquistar com esse formato. 

Porque um bom alcance proporciona uma base maior para que a empresa possa conquistar novos consumidores e ter um alcance também daqueles que já estão fidelizados. 

Assim, a empresa consegue marcar uma boa presença online, que resulta em pontos positivos para suas ações no mercado. 

E quando se tem o e-mail marketing, as chances de que também se tenha uma previsibilidade do que pode ocorrer com o empreendimento em termos de outras ações de marketing ganham novas bases. 

Ou seja, o desempenho que está tendo dentro do mercado de sala comercial compartilhada ganha uma percepção ainda maior até mesmo para os próximos passos que o departamento de marketing deve utilizar. 

Ela pode criar formatos diversos que possam atrair a atenção do cliente e com isso, reforçar a presença da marca dentro do mercado, por um bom tempo, por uma propagação da imagem que esse formato de mensagem proporciona. 

Os formatos de design para os modelos de e-mail são ainda mais assertivos quando se realizam testes para observar o comportamento dos usuários e fazer com que, desse modo, a empresa saiba o que é mais acessado.

Outro motivo pelo qual o e-mail marketing deve ser utilizado está em torno do canal próprio que a empresa tem para se comunicar com os clientes ou, até mesmo, os que estão apenas no início do processo para conhecer mais sobre os consumidores. 

Por isso, compreender os objetivos internos e saber quais são os objetivos desejados ao ter essa prática em andamento é fundamental para que os resultados sejam ainda mais aprimorados. 

Como construir uma lista para e-mail marketing?

Se uma empresa de fisioterapia neurológica domiciliar desejar usar o e-mail marketing e construir uma lista de contatos para que a estratégia seja assertiva, os primeiros passos desta estratégia são ter objetivos e metas principais.

Assim como em outras estratégias de marketing, é fundamental ter uma base que irá ajudar a desempenhar as ações futuras e servir de parâmetro para a empresa compreender se chegou ou não ao resultado que é desejado. 

Por isso, ter uma base ajuda na definição das informações que são consideradas como principais para desenvolver o e-mail marketing do melhor modo. 

As iscas são imagens que irão se tornar atraentes para o consumidor ao ponto de que, assim, o usuário possa clicar na mensagem em razão de ser atraído pelo conteúdo que é apresentado.

Outra forma de ter uma construção de um bom e-mail marketing está em torno de uma landing page, cujo objetivo é fazer com que a empresa possa coletar dados com conteúdos sobre massagem em eventos e oferecer algo em troca. 

Porque com as informações sendo concedidas em troca de algum material diferenciado também é algo que pode fazer com que a lista de uma empresa cresça, e com isso, desenvolva o e-mail marketing do melhor modo. 

Com a construção da estratégia, chega o momento do qual a análise de resultados é fundamental para se ter uma compreensão aprofundada do que foi registrado, e com isso, bases mais sólidas para uma boa atuação no mercado. 

Principalmente se o e-mail marketing estiver atrelado com outras estratégias e fazendo com que, desse modo, o negócio tenha bases mais sólidas para que se desenvolva na segmentação atuante. 

Considerações finais

Um e-mail marketing é uma estratégia positiva do mercado e que ajuda o empreendimento a ganhar bases mais sólidas para crescer sua presença dentro do segmento de atuação. 

Por isso, é fundamental que a empresa conheça os formatos que podem ser utilizados, bem como os motivos pelos quais a estratégia gera benefícios ao negócio. Essas ações fazem com que a construção da lista seja mais ágil e assertiva. 

Com um bom e-mail marketing, a presença do negócio é reforçada na mente dos consumidores e pode conquistar novamente até os inativos. 

Com isso, a empresa acaba tendo uma chance maior de que ela seja a principal opção aos que compram ou buscam. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.