Saiba agora como melhorar o rankeamento de seu site no Google em 2023
Ter um bom rankeamento nos mecanismos de pesquisa, principalmente no Google, é essencial porque os mecanismos de busca fazem parte do cotidiano das pessoas e elas utilizam esses canais para encontrar informações diversas.
É por meio dessas plataformas que as pessoas comparam preços, descobrem mais sobre produtos e serviços e entram em contato com as empresas. Esses, por sua vez, são comportamentos que pertencem à jornada de compra do consumidor.
A organização precisa conhecer essa jornada porque ela vai desde o momento em que a pessoa conhece uma empresa até quando decide comprar um produto ou serviço.
O problema é que alguns empreendedores acreditam que podem fazer isso apenas investindo em anúncios nos buscadores. Realmente, esse tipo de estratégia ajuda a alcançar um bom posicionamento nos resultados, mas são anúncios.
O usuário sabe do que se trata, por isso ele prefere clicar em links que aparecem bem posicionados, mas que não são anúncios feitos pelas empresas. O motivo disso é muito simples: as informações orgânicas são mais confiáveis.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar algumas dicas para melhorar o ranqueamento do site no Google e explicar de que maneira as técnicas de SEO podem melhorar o ranqueamento do site.
Dicas para melhorar o rankeamento no Google
Existem diversas estratégias que a organização pode usar para melhorar seu ranqueamento no Google, e entre as mais promissoras estão:
Investir em SEO
O SEO, que por sua vez é uma sigla para Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), é um conjunto de estratégias usadas para que o site fique mais amigável para o buscador e para os usuários.
Para melhorar o SEO de seu site, um fabricante de chave codificada Chevrolet deve trabalhar com técnicas e práticas, como o uso de determinadas palavras-chave ao longo do texto e que estão relacionadas com a intenção de busca do usuário.
O uso de algumas ferramentas também ajudam a analisar as buscas para descobrir quais são os termos mais usados pelas pessoas, e a partir disso criar conteúdos especialmente voltados para eles, respondendo às dúvidas dos usuários.
Criar conteúdo relevante
O buscador chega até o site da empresa por meio de uma pergunta e é fundamental respondê-la da melhor forma porque é mais fácil que o Google reconheça um bom material e um texto bem escrito para sugeri-lo nas respostas das pesquisas.
Além do mais, ao oferecer conteúdo relevante, é muito provável que os usuários voltem mais vezes para consumir os materiais. Muito além de qualidade, é necessário formatar o material adequadamente e variar seu formato, como:
- Texto;
- Vídeo;
- Áudio;
- Imagem.
Existem as tags de otimização, conhecidas como H1, H2, H3, títulos e descritivos que aumentam ainda mais as chances de conquistar um bom posicionamento no Google.
Mencionar referências
Outra coisa que um fabricante de adesivos personalizados atacado precisa fazer é mencionar referências e autoridades no assunto, inserindo links para sites confiáveis e que comprovam aquilo que está escrito no material.
Por exemplo, supondo que determinado conteúdo mencione estatísticas, é interessante criar um link para instituições que comprovem essa informação, desde que ela seja realmente confiável.
Isso faz referência ao Google de que o site oferece a melhor opção para o usuário e que as informações fornecidas são verídicas.
Manter o site atualizado
O site da empresa precisa ser constantemente atualizado com conteúdos novos, além de adotar o design responsivo.
Publicações novas mostram para o buscador que a plataforma é constantemente atualizada e não está abandonada, por outro lado, o design responsivo permite que o canal seja acessado por qualquer tipo de dispositivo.
Melhorar a velocidade de desempenho do site
O design responsivo também é importante porque agiliza a velocidade de carregamento do site, um dos fatores de ranqueamento mais importantes do Google.
Se alguém estiver pesquisando, por exemplo, sobre brindes para congresso, o visitante deseja acessar sites de empresas que carregam rapidamente para que possa pesquisar preços, encontrar opções, entre outras necessidades sem perder tempo.
Uma das formas de melhorar o desempenho da plataforma é garantir um bom carregamento, escolhendo uma boa hospedagem e desinstalar plug-ins desnecessários.
Como o SEO ajuda no ranqueamento do site?
As estratégias de SEO não garante posicionamento porque não existe uma fórmula mágica ou manual, também não é um recurso que engana os buscadores para posicionar os conteúdos que não são relevantes para os usuários.
Muitos até tentam usar suas estratégias dessa forma, mas acabam se frustrando, aliás, os riscos de fazer isso são muito maiores do que os benefícios.
Os buscadores se tornaram importantes para o tráfego de um site no final da década de 1990, quando ainda eram ferramentas rudimentares em comparação ao que existe hoje.
Naquela época, se alguém pesquisasse, por exemplo, sobre manutenção de portão eletrônico, encontraria uma lista de resultados em ordem alfabética dos sites que falavam sobre o assunto.
Só que essas listas e algoritmos muito simples acabavam pesando muito no número de incidências de uma palavra-chave no conteúdo da página.
Isso fazia com que os sites fossem ranqueados nas primeiras posições porque repetiam constantemente a mesma palavra no texto ou em seu código, e isso fez com que o webmasters começassem a abusar e isso prejudicou a experiência do usuário.
As pessoas não encontravam coisas realmente relevantes, e foi assim que os buscadores começaram a fazer algumas mudanças em seus algoritmos, que também mudaram a maneira de interpretar a relevância de uma plataforma.
Uma das mudanças mais relevantes foi o Pagerank do Google que considerava os links que apontavam para as páginas como votos, não apenas pela quantidade, mas também pela qualidade e pelo contexto, foi a partir disso que surgiu o termo “Page Rank”.
O SEO usado hoje em dia por uma empresa de reprogramação de injeção eletrônica passou por muitas evoluções, à medida que os algoritmos também evoluíram.
Com a introdução do pagerank, a capacidade de influenciar as buscas saiu das mãos dos webmasters e isso acabou influenciando diretamente no código e no conteúdo.
Por meio de uma série de atualizações focadas na experiência do usuário, o pagerank do Google realizou centenas de mudanças algorítmicas. Ao mesmo tempo, a Microsoft incorporou o browser rank.
Ele considera a navegação do usuário depois de clicar no resultado, fator que é possibilitado por conta da propriedade do navegador, e o Google seguiu o mesmo processo ao criar o Chrome.
Mas devido à importância e ao crescimento das redes sociais, começaram a influenciar os resultados de pesquisa nos últimos anos. Além dos conteúdos e citações serem importantes, o contexto e o significado das interações também são.
Hoje em dia, todo tipo de empresa, como no caso de uma agência de síndico profissional, sabe como o Google funciona, e é por isso que investem nas estratégias de SEO.
Somente com essas ações o site é considerado como algo relevante, mesmo porque, devido a todas as mudanças que aconteceram nos algoritmos dos buscadores, o SEO acabou se voltando muito mais para a experiência do usuário.
Não se trata mais de encaixar as estratégias àquilo que o Google espera, mas realmente agradar e oferecer uma boa experiência para os usuários.
Foi então que os canais começaram conteúdos ricos, relevantes e capazes de influenciar as interações de maneira significativa.
O SEO consegue influenciar o ranqueamento de uma página porque traz uma visão sobre o contexto em detrimento da página e da palavra-chave usada como foco nas estratégias.
As companhias, como uma especializada em corte ACM router, passaram a se preocupar muito mais em se tornar uma autoridade no conteúdo de sua área e entregar materiais realmente valiosos.
O SEO melhora o ranqueamento de uma plataforma nos resultados de pesquisa, ao mesmo tempo em que é capaz de mostrar para o buscador que uma página está realmente de acordo com aquilo que seu algoritmo exige.
O que se vê atualmente é uma grande tendência para a busca preditiva, de modo que a organização esteja munida com informações sobre o comportamento, localização, histórico de buscas, entre outras informações sobre os usuários.
Dessa forma, uma empresa de conserto vidro elétrico consegue desenvolver materiais que são realmente interessantes para o seu público, construir plataformas boas o suficiente para o Google e melhorar até mesmo suas soluções.
Considerações finais
Não é de hoje que se fala sobre a importância de investir em estratégias de SEO para que um site consiga alcançar um bom posicionamento orgânico dentro das páginas de resultados dos buscadores.
O ranqueamento orgânico é fundamental para a autoridade do negócio, para transmitir credibilidade e para mostrar que o canal da empresa é realmente relevante.
Embora os anúncios pagos ajudem a conquistar um posicionamento rapidamente, eles não correspondem totalmente à verdadeira preocupação dos buscadores que é oferecer as melhores respostas para os usuários.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.