backlinks
Filmes

Como criar backlinks de qualidade para SEO

Backlinks são links gerados dentro de uma página e que levam os usuários para outro site, funcionando como um tipo de referência em relação a um conteúdo dentro de outro material.

backlinks

Nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization), o uso de backlinks é uma importante estratégia porque confere autoridade, um dos fatores mais importantes para os buscadores na hora de ranquear uma página nos resultados.

Quando uma pessoa está escrevendo um artigo e deseja enriquecer o conteúdo para que ele se torne mais relevante, pode incluir alguns links e referências de sites especializados no tema abordado.

Mesmo sem se dar conta, essa pessoa está fazendo backlinks, e são menções desse tipo que estejam relacionadas ao texto, gerando mais autoridade para o conteúdo perante os leitores e até mesmo junto aos mecanismos de busca, como no caso do Google.

Mas para escolher esses links, é fundamental tomar alguns cuidados, visto que eles precisam ser de qualidade para não prejudicar o material que está sendo criado dentro da plataforma.

Mesmo assim, é uma das melhores estratégias de marketing digital e precisa ser do conhecimento dos profissionais responsáveis pelo SEO.

Este artigo vai explicar o que são backlinks de qualidade, qual é a importância dessa estratégia, quais são os seus benefícios e como criar backlinks de qualidade.

Backlinks nada mais são do que links vindos de um site para outras páginas dentro de outro site, e são vistos pelo Google e outros mecanismos de busca como verdadeiros votos de confiança para uma página específica.

Eles são menções em formas de links que determinado site faz para outra página presente em outro domínio. Isso costuma acontecer dentro de determinado assunto e aquela referência se mostra muito importante para gerar autoridade para o conteúdo.

Supondo que alguém acabou de escrever sobre a fabricação de cordão para crachá, se quiser gerar mais autoridade para o material, pode recomendar uma referência de valor para seus leitores.

Quando alguém recebe uma recomendação sobre uma empresa ou um profissional, ela se torna muito mais relevante do que qualquer outra opção do mercado ou se esse indivíduo descobrisse a marca por conta própria.

Os backlinks têm basicamente a mesma função, só que tudo acontece no meio digital. Quando um site gera um link direcionando os usuários para outras páginas e conteúdos, usando-os como referência, aumenta o juízo de valor desses materiais.

Tanto quem faz quanto quem recebe os backlinks, desde que as páginas envolvidas sejam de qualidade, conseguem obter muitos benefícios para as estratégias de SEO.

Mesmo que os algoritmos de busca passem por várias mudanças, os backlinks continuam sendo muito importantes para o ranqueamento de um site, visto que é considerado como relevante e uma forma de gerar autoridade no segmento.

Para um fabricante de American Bully classic cinza, essa estratégia é muito relevante porque é de acordo com um estudo realizado pela Backlinko, quanto mais links a empresa recebe, mais bem posicionada nos resultados de busca.

Só que os donos das plataformas não podem se iludir acreditando que isso se trata do “quanto mais melhor”, na verdade, a quantidade não é a única coisa importante, mas também a qualidade dos links.

Os algoritmos estão cada vez mais inteligentes e valorizam materiais que sejam realmente úteis para as pessoas, por isso, os backlinks recebidos devem ser provenientes de fontes relevantes e confiáveis.

Essa estratégia é muito importante para o SEO do site, mas também traz diversos outros benefícios para a empresa, dentre os quais se destacam:

  • Mais autoridade para a página;
  • Melhora o relacionamento com o cliente;
  • Aumenta as vendas online;
  • Excelente custo-benefício.

Um dos critérios do Google na hora de avaliar a autoridade de um site sobre determinado assunto é a quantidade de links que a plataforma recebe de outros canais.

Se um conteúdo sobre confecção de avental personalizado masculino menciona outra plataforma, o Google enxerga isso como um voto de confiança para o conteúdo que foi mencionado.

É como se o outro canal atestasse que os usuários podem encontrar as informações que precisam quando acessarem a página. Isso aumenta a autoridade do negócio perante o Google e melhora seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Também é uma forma de construir uma ideia de que a organização é uma autoridade no mercado, principalmente se os links forem de sites e blogs relacionados à área de atuação de quem foi mencionado.

Estratégias de co-marketing e guest post são extremamente eficientes para conquistar backlinks em um site. Mas além de ser uma excelente ação para gerar links para a página, também ajuda o negócio a se relacionar melhor com outras empresas.

No caso de um fabricante de grua para obra, ele vai manter contato com outras organizações do setor que oferecem produtos e serviços complementares ao dele.

Isso acaba beneficiando ambas as empresas, tendo em vista que elas podem recomendar os produtos e serviços da parceria para os clientes.

Os backlinks também ajudam a organização a conquistar boas posições nos resultados de pesquisa, o que consequentemente aumenta o número de visitantes no site.

Mais do que elevar o tráfego orgânico, é uma estratégia capaz de aumentar o tráfego de referências, algo que costuma ser deixado de lado em várias estratégias de marketing digital, só que isso é um erro.

Quando o site depende apenas do Google para atrair os visitantes, se ele fizer uma atualização em seu algoritmo, todo o trabalho para aumentar a quantidade de visitantes pode ser prejudicado.

É por isso que uma empresa especializada em cópia chave de carro deve sempre investir em estratégias que variam as origens do tráfego para a plataforma.

Para aumentar as visitas usando os backlinks, é necessário buscar sites com boa credibilidade e com grande volume de visitantes, visto que a qualidade é muito melhor do que a quantidade.

Não é necessário fazer investimentos frequentes para conquistar backlinks que recomendam a página da empresa, assim como ela também não vai precisar pagar pelos cliques recebidos nos links que levam até seu set.

É por isso que a estratégia é muito mais barata do que os links patrocinados, uma vez que não depende de investimentos constantes para gerar tráfego e destacar a organização nos resultados de pesquisa.

Mesmo construindo backlinks por meio de parcerias, a plataforma continuará recebendo os visitantes enquanto a página que faz a recomendação do site estiver no ar, portanto, são resultados de longo prazo.

Um fabricante de braquete porcelana precisa saber como criar backlinks de qualidade, e algumas dicas para fazer isso são:

Muitos negócios caem na tentação de obter diversos links de maneira rápida, mas o Google penaliza as páginas que fazem isso.

Assim como comprar uma lista de e-mails pronta não vai favorecer ou melhorar as estratégias de e-mail marketing, comprar links também não vai ajudar o negócio a alcançar aquilo que ele pretende com essa estratégia.

Se o Google perceber, a plataforma é penalizada e isso pode prejudicá-la nos resultados de pesquisa. Assim sendo, é muito importante ter paciência e se organizar para obter os links naturalmente.

Fazer comentários

Para destacar um conteúdo sobre anel de vedação industrial, o proprietário do site pode deixar comentários em blogs e fóruns que trabalham temas similares, pois isso ajuda a mostrar a marca para o mercado.

É como se a empresa avisasse que tem conhecimento sobre o tema e que as pessoas podem conhecer um pouco mais sobre seu trabalho. Ao longo do tempo, os backlinks vão começar a aparecer.

Produzir conteúdos relevantes

A melhor forma de realmente ser autoridade sobre determinado assunto é escrever bons artigos, pois conforme a produção melhora sua qualidade, naturalmente vai despertar a atenção das pessoas e de outros players do mercado.

Nada consegue atrair mais os backlinks do que um material bem desenvolvido, aprofundado sobre o tema e que traga informações verdadeiras para os usuários. São verdadeiras referências sobre o assunto e são tratadas como tal.

Buscar parcerias

Por fim, uma clínica veterinária mais próxima pode buscar parceiros de conteúdo que possuem um público semelhante ao do negócio, mas que não são concorrentes diretos.

É interessante produzir temas semelhantes para organizações com objetivos diferentes, visto que isso proporciona uma troca de conteúdo saudável e ambas conseguem ganhar links de qualidade.

Considerações finais

Uma plataforma consegue se destacar muito mais quando outros canais mostram que conhecem o site e que ele realmente oferece materiais relevantes, e é a partir disso que nascem os backlinks.

É uma estratégia que colabora muito com as ações de SEO, favorece a imagem da marca e faz com que o Google entenda que a plataforma oferece materiais bons o suficientes para os usuários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.