Filmes

Qual a importância de ter um curso de primeiros socorros?

Saber primeiros socorros é muito importante para situações diversas e imprevistas que podem acontecer tanto na rua como em casa, dessa forma é algo importante para ajudar amigos e familiares e até desconhecidos.

O número de acidentes no Brasil é muito alto, alguns dados demonstram que houve mais de 1900 mortes no ano passado, mas isso foi uma quantidade reduzida devido à pandemia.

Por isso muitas pessoas estão fazendo curso de primeiros socorros para ajudar a salvar vidas que perecerá se não houvesse um entendimento antes que chegasse a ambulância.

Qual a importância de ter um curso de primeiros socorros?

No Brasil foi feito um levantamento da Polícia Rodoviária Federal onde mais de 23 pessoas morreram por dia nos últimos dez anos devido a acidentes de trânsito. Isso sem contar os mais de 2 milhões de feridos no mesmo período.

Imagine que uma dessas pessoas sofre esse tipo de acidente perto de você, como você ajudaria essa pessoa?

É aí que entra o conhecimento de primeiros socorros, porque você saberá o que fazer ou não numa situação assim.

Veja nos próximos tópicos a importância de saber a respeito dessa área tão importante.

O que é abordado no curso de primeiros socorros?

Todo tipo de acidente pode ocorrer, perto ou longe de você, sendo com um familiar que já ajuda no processo de atendimento. Uma simples situação de engasgo pode levar a asfixia e a morte por não conhecer primeiros socorros.

A falta de prestação de socorro ou de chamar ajuda é um crime que pode ser respondido diante da lei.

Além disso, veja outros pontos importantes em relação ao que é abordado:

Segurança do paciente: São várias condições de acidentes e toda ação deve ser feita tanto para manter protegido a quem ajuda e também aquele que está sendo socorrido. Nessa situação deve ser evitada qualquer precipitação que leve ao agravamento.

Identificação de risco: Nesse ponto aqui é importante que quem vai prestar o socorro haja de modo a tirar tudo aquilo que pode oferecer risco ao acidentado, como pedir afastamento das pessoas para facilitar o fluxo de ar.

Reanimação cardiorrespiratória: Essa técnica é umas das  que mais aparecem em filmes, novelas e programas. Isso porque ela é muito eficiente na salvação das pessoas, é chamada de reanimação cardiorrespiratória.

Engasgamento: Embora seja uma situação bem comum e tida como simples a maneira de agir numa situação dessa é importante para que não cometa erros. Então o que deve ser feito é a manobras de Heimlich, ela deve ser executada de acordo com a idade.

Sangramento e Hemorragia: Não é uma situação incomum, porque pode ser um sangramento nasal ou em outro lugar, mas o modo de agir é diferente em cada caso, por isso deve ser identificado. Pode ser que use gaze em alguns desses casos.

Equipamentos de primeiros socorros?

Para que os primeiros socorros aconteçam corretamente é necessário ter bons equipamentos para ser realizado o trabalho, o atendimento do jeito certo e não agravar o problemas ainda mais. Veja:

Algodão e gazes: Esses itens aqui são usados para estancar sangramentos e vários tipos de hemorragias, mas o algodão não é o mais indicado naquelas feridas mais abertas porque deixam fibras que grudam na pele. Pode ser usado bandagens também.

Soro fisiológico: Muito importante em caso de limpeza de feridas e apropriado para lugares que são mais sensíveis como os olhos. Essa solução é de água salina que ajuda contra microorganismo parcialmente.

Luvas e máscaras: Tanto para quem está ajudando como para aquele que está recebendo ela é necessário ter esses ítem. Porque é uma proteção contra fluído de uma parte e evita infecção na pessoa ferida.

Colar cervical: Muito importante para deixar a parte cervical mais neutra, dessa forma serve como um imobilizador das articulações.

Telas: Não pode faltar esse aqui, principalmente por ajudar em situações mais sérias como imobilização do membro em situação de trauma, com no caso de haver algum osso quebrado.

Termômetro: Num quadro de infecção ele será muito importante, porque quando o corpo sofre alguma invasões de microorganismos infecciosos, fazendo que a temperatura aumente acima dos 37ºC, mostrando que deve haver cuidados mais emergentes.

Primeiros socorros em caso de queda de idoso

Quando a pessoa chega em uma idade avançada é natural que ela caia com mais facilidade, mas não só isso, ela tende a se engasgar, se queimar e muitas outras coisas mais.

Diante dessa situação é importante que a pessoa que está do lado do idoso saiba ajudar em casos como esses aí, porque pode ser que a situação entre num agravamento e seja necessário tomar medidas que poderiam ser evitadas.

Dessa forma as medidas no caso de idoso são:

  • Não mexer a vítima em caso de queda, mantendo ela imobilizada
  • Em caso de queimaduras deve ser usada água corrente, gaze e soro fisiológico apenas, nenhum procedimento desnecessário caseiro.
  • No caso de engasgo use a manobra de Heimlich
  • Machucado no olho é importante levar ao médico depois de cobrir o local.

O que é abordado na área de primeiros socorros

O curso aborda vários pontos importantes que poderão te ajudar em tudo que aqui foi apresentado e muito mais.

A importância de todo esse aprendizado ajudará muitas pessoas em diversos tipos de situação. Veja alguns ponto a mais que é abordado:

  • Primeiros Socorros: Caracterização, funções, aspectos fundamentais
  • Parada Respiratória
  • Características e tipologia dos acidentes
  • Compressão Cardíaca.
  • Emergências como gravidade da lesão e condição da vítima
  • Cuidados gerais preliminares.
  • Método de respiração
  • Ferimento superficiais e profundos
  • Transportes de acidentados
  • Lesões na coluna vertebral
  • Fraturas e Luxações
  • Queimaduras
  • Estado de choque
  • Hemorragias
  • Corpos estranhos
  • Envenenamentos.

Últimas considerações

Conhecer os primeiros socorros é vital para preservar muitas vidas que poderiam ser salvas se alguém pudesse ajudar antes que a emergência chegue.

Todos esses passos ajudam as pessoas em diversas situações que se não fosse o socorrista a vida dela poderia ser perdida

Os cursos online com certificado é uma boa maneira de ter um aprendizado que possa mostrar o que você realmente fez.

Invista no curso e seja um grande socorrista mesmo que não realize a profissão.

Gostou desse conteúdo? Qualquer coisa estamos aqui para esclarecer alguma dúvida.

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.