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Produtos ecológicos podem realmente agregar valor a uma marca?

Hoje em dia as marcas que querem realmente encantar e engajar seus clientes precisam de alguns diferenciais ou ficam para trás. Um grande exemplo é o dos produtos ecológicos, que reforçam e muito a autoridade da empresa.

De fato, uma das pautas mais debatidas e disseminadas pelas autoridades políticas atualmente é a do ecologismo e da sustentabilidade. A começar pela própria ONU (Organização das Nações Unidas) e seus tratados.

Nosso próprio país faz parte de vários deles, sobretudo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). 

Depois disso, é natural que as marcas comecem a se preocupar cada vez mais com essas bandeiras.

Por exemplo, uma fábrica de caixas passa a fazer caixas em MDF, que é um material chamado Medium-Density Fiberboard, ou seja, uma Placa de Fibra de Média-Densidade, portanto um material apenas derivado da madeira, que reduz impactos.

Naturalmente, essa solução evita o desmatamento em massa, reduzindo e muito a demanda por elementos de madeira maciça ou original, sem no entanto reduzir a experiência do cliente ou a qualidade geral do produto.

Portanto, são as iniciativas governamentais e não-governamentais (no sentido das ONG que atuam na área) que dão início a esse tipo de preocupação, basicamente a partir dos anos de 1960 e do pós-guerra, em sentido crescente.

Com a influência que isso exerce nas escolas e universidades, cada vez mais as pessoas comuns ganham consciência sobre essa questão. 

Portanto, na ponta da linha, as agências de marketing começam a perceber essa necessidade.

É aí que surge o que hoje se chama marketing verde, que nada mais é do que a publicidade de uma marca que passa a se preocupar de maneira sincera com o meio ambiente, criando uma narrativa e um processo alinhado com isso.

Os produtos ecológicos surgem nessa esteira, já que não basta falar, é preciso cumprir. 

Como no caso que vimos de uma caixa kraft personalizada, que pode ser feita em MDF como modo de reduzir impactos danosos às selvas e florestas.

Mas, saiba que essas iniciativas vão muito além, pensando não apenas no verde, mas também na qualidade de vida das pessoas que moram perto de fábricas e indústrias, bem como no reino animal e no meio ambiente como um todo.

Ou seja, poluição do ar, dos rios, sonora (o problema das máquinas muito barulhentas) ou de qualquer outra dimensão natural também fazem parte desse esforço mundial. No fim das contas, trata-se da convicção de que o mundo é nossa única casa.

Daí aquela famosa frase de que “deveríamos limpar os pés não apenas ao entrar em casa, mas também ao sair de casa”. 

O que ela mostra é como virar uma chave em nossa consciência, atinando para o nosso papel enquanto indivíduo.

Lembrando que algumas marcas usam o marketing verde no mal sentido ou com puro interesse de abusar dessa narrativa. É o que se chama de greenwashing, ou seja, algo que em tradução livre indica nada menos que “lavagem verde”.

Nesses casos, a marca usa uma espécie de máscara de ecologismo, mas por trás disso não se importa realmente. 

Sendo assim, não chega a alterar seus processos, sua operação e sua cultura organizacional de maneira séria e comprometida.

Além disso, há também o caso de empresas que mudam não sua produção, mas apenas suas comprar, como uma firma de serviço de limpeza, que não fabrica os produtos, só faz a aplicação em cada um dos clientes que precisa atender.

Nesse caso, que é o do setor terciário de prestação de serviço ou de comércio varejista, basta mudar sua política de compras. 

O que acaba sendo mais fácil do que setores primários de extração, ou secundários de confecção e manufatura.

Seja como for, por conta dessas várias frentes e temas que atuam ao mesmo tempo é que decidimos escrever este artigo especialmente dedicado aos produtos ecológicos, esclarecendo como agregar valor à marca por meio deles.

Para tanto, é preciso esclarecer também alguns conceitos e características do que sejam os produtos ecológicos, para não cairmos apenas no elemento prático e mais genérico, que não ajudaria muito para quem realmente quer virar essa chave.

Também assim, dar exemplos de segmentos e nichos reais, como já estamos fazendo, é algo que pode ajudar bastante no sentido de tornar o assunto ainda mais assimilável, ilustrando bem o tema e mostrando suas vantagens e benefícios.

De fato, um dos pontos mais bacanas disso tudo é justamente o fato de que hoje os produtos ecológicos evoluíram e estão tão diversificados, que já podem ajudar qualquer negócio, seja de venda de racks industriais ou de serviços populares.

Ou seja, onde quer que haja empresários sérios e realmente comprometidos, voltados para uma melhoria de suas empresas, mas também da vida dos funcionários e das demais pessoas  da sociedade, o marketing verde poderá ajudar de verdade.

Desta maneira, se o seu interesse para agora é realmente compreender a fundo esse universo incrível do ecologismo e da sustentabilidade, fortalecendo sua marca e ajudando a melhorar o mundo, então é só seguir com a leitura até a última linha.

O que são famosos stakeholders?

O termo stakeholder tem se popularizado no Brasil dos últimos anos. A tradução mais aceita para essa palavra inglesa é a de “partes interessadas”.

A importância que ela ganha quando vamos falar sobre marketing verde e produtos ecológicos é maior do que pode parecer em um primeiro momento.

Acima referimos o fato de que as empresas precisam se preocupar não apenas com a natureza, ou mesmo com o meio ambiente de modo vago, mas com todo um ecossistema que envolve o ser humano. Agora precisamos aprofundar esta ideia.

Pare para pensar, por exemplo, na cadeia produtiva de uma empresa que fabrica tela de proteção para portão

No fundo, para a tela chegar no portão de nossa casa, ela passa por uma linha enorme de pessoas envolvidas.

Esses são os stakeholders, que diretamente ou indiretamente estão interessados naquele produto, cada um buscando suas vantagens sem atentar contra a dos outros.

Basicamente, a lista de stakeholders pode incluir o seguinte:

  • Funcionários;
  • Fornecedores;
  • Clientes;
  • Concorrentes;
  • Moradores próximos;
  • Governo;
  • Sindicatos.

Enfim, até os familiares dos clientes e dos funcionários de uma empresa acabam sendo impactados por qualquer produto que a gente decida fabricar, vender ou instalar.

Agora, pensando nessa cadeia toda, a implementação de produtos ecológicos pode ganhar um sentido muito mais amplo, agregando ainda mais valor a uma marca.

O que é um produto ecológico?

O próximo passo é atender do que exatamente se trata um produto ecológico, para que a aplicação dele por uma marca seja coerente e traga resultados reais.

Um conceito-chave aqui é o de biodiversidade, que muitos acabam deixando de lado. É ela que garante, por exemplo, a noção fundamental de fonte renovável, em vez de um uso depredatório que não pensa no amanhã.

Basta imaginar uma fábrica de camisa polo para uniforme, que depende eminentemente de lã. Ora, se a produção dessa matéria-prima não respeitar a biodiversidade, como falar em crescimento de médio e longo prazo?

Portanto, um produto ecológico é sustentável, o que quer dizer que é capaz de garantir sua própria reposição em um arco de tempo indefinível.

Paralelamente, ele também não é tóxico e nem poluente. O interessante é observar como esses fatores acabam figurando como uma simples variação da biodiversidade, que é o conceito geral e mais importante.

Os exemplos práticos

Depois de entender melhor o assunto, muitos ficam ansiosos por implementar logo esses produtos ecológicos, seja como produção própria ou como revenda.

No primeiro caso, você precisa alterar toda sua cadeia produtiva, levando em conta o que dissemos anteriormente. No segundo caso, basta cobrar seus fornecedores.

Por exemplo, verifique se a chapa de polipropileno que você compra segue as boas práticas da área. 

De fato, quando na produção ela atinge a temperatura conhecida como termoformagem, ela se torna um produto de longa-vida.

Naturalmente, isso é mais ecológico e sustentável do que opções que duram menos e precisam ser descartadas constantemente. 

Sendo assim, deixe claro para todos seus fornecedores e parceiros que agora você atua com uma estratégia ecológica.

Como ir aos poucos?

Ao se deparar com uma lista de produtos ecológicos, que podem ir desde alimentos orgânicos, passando por telhas recicladas, plásticos biodegradáveis e produtos de limpeza biológicos, até roupas de algodão orgânico, você pode sentir um certo medo.

Afinal, será fácil implementar essas soluções no dia a dia? Uma dica de ouro aqui é você ir aos poucos, como uma empresa de isolamento acústico que começa com brindes feitos de maneira ecológica, como canetas, canecas, calendários e afins.

Tenha certeza de que isso, além de agradar o cliente por ser um brinde, também já começa a agregar valor para sua marca, pois ele já passa a ser associada a esse tipo de preocupação propriamente ecológica.

Considerações finais

Portanto, as preocupações com a sustentabilidade do meio ambiente e de todas as pessoas envolvidas na produção ou revenda de um negócio já não dão algo do futuro, mas sim do presente mais imediato.

Por isso, ao utilizar produtos ecológicos conforme as dicas dadas acima, você agrega muito valor à sua marca, saindo na frente da concorrência e conquistando seu público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.