Prevenção Odontológica: Importância e Estratégias Eficazes
Blog / Dicas

Prevenção Odontológica: Importância e Estratégias Eficazes

Você sabia que a prevenção odontológica é essencial para a saúde da sua boca e do seu corpo? Muitas pessoas negligenciam os cuidados com os dentes e as gengivas, achando que basta escovar os dentes de vez em quando e ir ao dentista somente quando sentem dor. Mas essa atitude pode trazer sérios problemas para a sua saúde bucal e geral, além de custos elevados com tratamentos complexos e invasivos.

A prevenção odontológica é baseada em hábitos simples, mas que devem ser feitos diariamente e com orientação profissional. Ela envolve a correta higienização dos dentes, o uso do fio dental, o uso de um limpador de língua, o controle do consumo de açúcar, uma alimentação saudável e equilibrada, o uso adequado do flúor e as visitas regulares ao dentista, pelo menos duas vezes ao ano.

Prevenção Odontológica: Importância e Estratégias Eficazes

Ao seguir essas recomendações, você estará evitando o surgimento de doenças como cáries, placa bacteriana, gengivite, periodontite, mau hálito e câncer bucal. Além disso, você estará preservando os seus dentes naturais, evitando a perda dentária e as consequências que ela pode trazer, como alterações na mastigação, na fala, na estética e na autoestima. Você também estará prevenindo doenças sistêmicas que podem ter origem ou relação com a saúde bucal, como diabetes, doenças cardiovasculares, parto prematuro, entre outras.

A prevenção odontológica também traz benefícios econômicos, pois é muito mais barato investir em medidas preventivas do que em tratamentos curativos. Além disso, a prevenção aumenta a durabilidade dos tratamentos odontológicos já realizados, como restaurações, próteses e implantes. Assim, você economiza tempo e dinheiro, além de garantir uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

São estratégias adequadas para prevenção de cáries dentárias?

Uma das principais causas das cáries dentárias é a ação de bactérias que produzem ácidos e desmineralizam o esmalte dental. Essas bactérias se alimentam do açúcar presente nos alimentos que ingerimos, especialmente os doces e os carboidratos. Por isso, uma das estratégias adequadas para prevenção de cáries dentárias é reduzir o consumo de açúcares e evitar comer entre as refeições  .

Outra estratégia importante é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes após todas as refeições, usando fio dental diariamente e trocando de escova a cada três meses  . A escovação noturna é especialmente relevante, pois durante o sono a salivação diminui e a boca fica mais vulnerável aos ataques ácidos .

Além disso, o uso de produtos com flúor, como pasta de dente, enxaguante bucal ou suplementos, pode ajudar a fortalecer o esmalte dental e prevenir a desmineralização causada pelas bactérias  . O flúor também pode ser encontrado na água tratada, em alguns alimentos e em aplicações profissionais feitas pelo dentista.

Outros hábitos que podem contribuir para a prevenção de cáries dentárias são: beber bastante água, para equilibrar o pH bucal e remover os resíduos alimentares; evitar fumar, pois o tabaco prejudica a saúde gengival e aumenta o risco de infecções; e tratar o bruxismo, que é o hábito de ranger ou apertar os dentes, que pode causar fissuras e facilitar a entrada de bactérias.

Qual é o nome do diploma de Odontologia?

O diploma concedido aos graduados em Odontologia varia de acordo com o país e a instituição de ensino. Em muitos países, o diploma é simplesmente chamado de “Doutor em Odontologia” ou “Doutor em Cirurgia Dentária” (dependendo da nomenclatura utilizada).

Alguns exemplos de nomenclaturas de diplomas em Odontologia ao redor do mundo incluem:

  • Doctor of Dental Medicine (DMD) ou Doctor of Dental Surgery (DDS) nos Estados Unidos e em alguns outros países.
  • Bachelor of Dental Surgery (BDS) em alguns países, como o Reino Unido.
  • Doctor of Dental Science (DDSc) ou Doctor of Dental Surgery (DDSc) em algumas instituições de ensino.

Lembrando que as nomenclaturas podem variar, mas o importante é que o diploma reconhecido permitirá que o profissional exerça legalmente a profissão de Odontologia, desde que cumpra os requisitos de licenciamento e registro necessários em seu país.

Quais os 6 principais problemas de saúde pública da área odontológica?

Uma das principais causas das cáries dentárias é a ação de bactérias que produzem ácidos e desmineralizam o esmalte dental. Essas bactérias se alimentam do açúcar presente nos alimentos que ingerimos, especialmente os doces e os carboidratos. Por isso, uma das estratégias adequadas para prevenção de cáries dentárias é reduzir o consumo de açúcares e evitar comer entre as refeições.

Outra estratégia importante é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes após todas as refeições, usando fio dental diariamente e trocando de escova a cada três meses  . A escovação noturna é especialmente relevante, pois durante o sono a salivação diminui e a boca fica mais vulnerável aos ataques ácidos.

Além disso, o uso de produtos com flúor, como pasta de dente, enxaguante bucal ou suplementos, pode ajudar a fortalecer o esmalte dental e prevenir a desmineralização causada pelas bactérias. O flúor também pode ser encontrado na água tratada, em alguns alimentos e em aplicações profissionais feitas pelo dentista.

Outros hábitos que podem contribuir para a prevenção de cáries dentárias são: beber bastante água, para equilibrar o pH bucal e remover os resíduos alimentares; evitar fumar, pois o tabaco prejudica a saúde gengival e aumenta o risco de infecções; e tratar o bruxismo, que é o hábito de ranger ou apertar os dentes, que pode causar fissuras e facilitar a entrada de bactérias.