Notícias Topo

Presidente Trump cancelou reunião do dia 12 de Junho com Kim Jong-un

A Casa Branca divulgou, nesta quinta-feira (24), que o presidente Donald Trump enviou uma carta ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, cancelando o encontro entre os dois, anteriormente marcado para o dia 12 de junho. O cancelamento da reunião de 12 de junho foi anunciado pela Casa Branca poucas horas depois de a Coreia do Norte realizar a demolição de parte de sua instalação nuclear em Punggye-ri, o que é considerado um passo que promete reduzir as tensões na península. Jornalistas convidados pelo governo norte-coreano acompanharam explosões que destruíram os túneis do centro nuclear.

Encontro é inapropriado

“Estava realmente ansioso pelo nosso encontro”, disse Trump na carta. “Infelizmente, devido à tremenda raiva e hostilidades demonstraada em seu mais recente pronunciamento, creio ser inapropriado, no momento, realizar este encontro longamente planejado.”

A carta parece ser uma resposta a declaraçõs do vice-ministro do Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Norte, Choe Son Hui, divulgadas na quarta-feira pela agência de notícias Yonhap, da Coreia do Sul. Choe declarou que os Estados Unidos “nos encontrarão em uma sala de reunião ou nos encontrarão no confronto nuclear-nuclear” e que esta definição seria “totalmente dependente da decisão e do comportamento do país”.

Carta foi publicada pela Casa Branca no Twitter

No texto, Trump faz menção ao que soou como um cobrança norte-coreana para que o debate sobre desnuclearização também envolvesse contrapartidas dos EUA. Para isso, ele volta a comparar o tamanho do arsenal nuclear dos dois países, como já havia feito em seu perfil pessoal no Twitter meses antes de o encontro ser anunciado, quando mencionou o tamanho do “botão vermelho” sobre sua mesa.

Agora, na carta enviada a Kim Jong-un, Trump diz: “Você fala sobre sua capacidade nuclear, mas a nossa é tão massiva e poderosa que peço a Deus nunca precisar usá-la.”

Coreia do Norte

Portal: Globo Expresso.Com