Atualidade Notícias Topo

Portugal e Espanha, o clássico da primeira fase da Copa do Mundo

Muito aguardado desde o sorteio da Copa, o clássico ganhou ainda mais destaque após a demissão do técnico espanhol Julen Lopetegui três dias antes da estreia. O motivo foi o anúncio do Real Madrid de que ele seria o comandante merengue após a competição. O fato não foi bem recebido por Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, que rescindiu o contrato do ex-comandante já na Rússia e anunciou Fernando Hierro. Por isso, todos queriam saber como a Espanha entraria em campo para enfrentar Portugal de CR7.

A torcida já ocupa lugares e faz festa no estádio Fisht, em Sochi, para o duelo ibério do Grupo B, entre Portugal e Espanha, que começa 15h. As duas seleções são as favoritas da chave, que conta ainda com Marrocos e Irã, que jogaram nesta sexta e, após um jogo muito violento, o atacante Bouddahouz marcou contra, aos 49 minutos do segundo tempo.

Cristiano Ronaldo é o destaque da partida. Melhor do mundo, o jogador tenta uma boa campanha para os lusos, após uma má apresentação na Copa de 2014, no Brasil, quando foi eliminada na primeira fase. A Espanha, atribulada pela demissão do técnico Julen Lopetegui, também tenta desfazer a má impressão do último Mundial, quando perdeu as duas primeiras, 5 a 1 para a Holanda e 2 a 0 para Chile, e acabou eliminada já na segunda rodada.

ESTILO ESPANHOL NÃO DEVE MUDAR

Fernando Hierro assumiu um grupo escolhido, treinado e pautado por Lopetegui durante 2 anos. Impossível mudar algo em 2 dias. O trabalho do técnico demitido tinha o objetivo de reoxigenar um grupo antigo, introduzir novos jogadores e remodelar o jogo espanhol. O grande mérito foi não abandonar totalmente o estilo “tiki-taka”, tão identificado com o espanhol como uma tapa ou a siesta.

PORTUGAL APOSTA EM CR7

O time conta com o melhor jogador do mundo na atualidade e conquistou a última Eurocopa de forma inédita. Maior artilheiro da história de Portugal, com 81 gols, Cristiano Ronaldo está a três de igualar Ferenc Puskás, goleador máximo da Hungria (84 bolas na rede) e segundo na lista geral de artilheiros de todas as seleções. O primeiro é Ali Daei, do Irã, com 109 bolas na rede.

Em Portugal x Espanha, o árbitro será Gianluca Rocchi

PRIMEIRO TEMPO

2 minutos – o craque Cristiano Ronaldo foi derrubado na área pelo espanhol Nacho. O próprio CR7 cobrou, abriu o placar e correu para o abraço

GOOOLLLL DE PORTUGAL

ESPANHA RECLAMA: 

Após o lance, jogadores da Espanha reclamaram da marcação do pênalti, mas Gianluca Rocchi não pediu auxílio aos árbitros de vídeo e assumiu a responsabilidade.

GOOOOOOOOOOOL! É DA ESPANHA! Diego Costa empata a partida! 1 a 1!

23 minutos – Diego Costa é lançado pela esquerda, divide com Pepe, invade a área e confunde o marcador antes de finalizar no canto direito de Rui Patrício. Um bonito gol do centroavante espanhol!

ELE JÁ FEZ DOIS EM 2018!

44 minutos – Em bobeira da defesa espanhola, o camisa 7 recebe passe de Gonçalo Guedes pela entrada da área e chuta firme de esquerda. Bem posicionado, De Gea aceita e deixa a bola entrar. 2 a 1 para Portugal!

VOCÊ SABIA? 

O português, que tem 83 gols pela seleção, tenta agora ultrapassar Ferenc Puskas, húngaro, vice-campeão em 1954, que é o jogador na história que mais marcou gols por uma equipe nacional, 84 vezes. Caso faça mais dois gols neste mundial, CR7 seria o novo dono da marca.

Cristiano Ronaldo torna-se o quarto jogador a marcar em quatro edições diferentes de Copa do Mundo ao lado de Pelé (BRA), Uwe Seeler (ALE) e Miroslav Klose (ALE).

SEGUNDO TEMPO

Portugal começou a segunda etapa atrás, aguardando a Espanha fazer seu jogo, para tentar o contra-ataque. E, aos 9 minutos, Diego Costa, de novo ele, conseguiu encontrar um espaço na zaga portuguesa para colocar pra dentro um cruzamento de Busquets.

GOOOOOOOOOL! É DA ESPANHA! Diego Costa empata a partida em Sochi!

GOLAÇO! É DA ESPANHA! Nacho Fernández vira para a Fúria!!

12 minutos 2º – Diego Costa recebe passe na área e divide com a zaga, que corta parcialmente. A bola sobra na entrada da área para Nacho, que acerta belíssimo chute de trivela. A bola bate nas duas traves antes de morrer no fundo do gol.

16 minutos – Após sofrer a virada, Portugal tenta reagir e avança mais em busca do empate;

20 minutos – Nacho recebe lançamento pela ponta direita e cruza aberto, mas Rui Patrício defende.

21 minutos – O técnico Fernando Santos prepara uma substituição. João Mário deve entrar em campo.

23 minutos – Substituição em Portugal: sai Bruno Fernandes, entra João Mário.

24 minutos – Duas substituições ao mesmo tempo: Bernardo Silva dá lugar a Quaresma, enquanto Thiago Alcântara entra no lugar de Iniesta.

26 minutos – Alba recebe enfiada pela linha de fundo e cruza rasteiro para Diego Costa, que pega mal na bola e manda para fora… A chance era boa!

27 minutos – Após cruzamento na área espanhola e corte parcial da zaga, Cristiano Ronaldo tenta escorar para o meio, mas Ramos afasta.

31 minutos – Quaresma recebe pela ponta direita e tenta o chute de trivela, sua marca registrada, mas manda a bola para fora.

32 minutos – Mudança na Fúria: Diego Costa dá lugar a Iago Aspas.

34 minutos – Que perigo! Cristiano Ronaldo é acionado pela entrada da área e De Gea sai para afastar. Os dois entram em choque e o árbitro marca falta de Quaresma na sequência do lance.

35 minutos – Substituição em Portugal: sai Gonçalo Guedes, entra André Silva.

38 minutos – Iago Aspas recebe passe pela entrada da área e chuta de canhota, mas Rui Patrício defende.

40 minutos – Última substituição na Espanha: David Silva deixa o jogo para a entrada de Lucas Vázquez.

41 minutos – Cristiano Ronaldo sofre falta de Piqué na entrada da área. Grande chance para o gajo!

PAROU, PAROU, PAROU

41 minutos – Cristiano Ronaldo recebe na entrada da área e sofre falta. Lance muito perigoso para Portugal.

42 minutos ……GOOOL

Cristiano Ronaldo bate com categoria, marca o seu terceiro no jogo e iguala o placar no clássico. Português mostra o motivo de ser o melhor jogador do mundo.

43 minutos – Cristiano Ronaldo faz a cobrança de falta perfeita: forte, colocada e com curva. Parado, De Gea apenas observa o gol de empate do camisa 7.

45 minutos – O árbitro dá quatro minutos de acréscimo. Vamos aos 49!

47 minutos – Que perigo! Quaresma recebe lançamento pela esquerda, invade a área, deixa dois para trás e chuta, mas é travado pela defesa.

48 minutos – Cristiano Ronaldo recebe cruzamento na área e cabeceia, mas manda para fora.

49 minutos – Apita o árbitro! Fim de jogo em Sochi! Cristiano Ronaldo dá show, marca três gols e arranca empate da Espanha. Que jogo foi esse!

Portal: Globo Expresso.Com