Porque os Podcasts vem se destacando?
Os podcasts estão cada vez mais populares. No Brasil, o número de ouvintes dessa plataforma cresceu 50% em 2019, chegando a 15 milhões de pessoas. Isso representa um aumento significativo em relação aos 10 milhões de ouvintes registrados em 2018.
Mas por que os podcasts estão ganhando destaque? Neste artigo, vamos entender os motivos pelos quais os podcasts ganharam espaço e se tornaram um meio relevante para muitas pessoas. Acompanhe a leitura!
O que é um podcast?
Um podcast segue a mesma linha de um programa de rádio, ou seja, pode ser informado por meio de áudio. No entanto, a diferença entre eles é que o consumidor pode acessá-lo a qualquer momento e como quiser.
Com isso, permite ao usuário realizar várias tarefas simultaneamente, podendo ficar ouvindo um documentário sobre a importância de um rebocador elétrico, por exemplo, enquanto realiza outras atividades.
Quais são os podcasts mais ouvidos do Brasil?
Os podcasts têm ganhado destaque nos últimos anos, se tornando a nova mídia de consumo de conteúdo para muitas pessoas, principalmente brasileiros. Esta plataforma apresenta uma série de vantagens em relação às outras mídias, como facilidade de acesso, mobilidade e flexibilidade.
Quando falamos de podcasts mais ouvidos no Brasil, grandes nomes discutem temas de interesse geral, desde tecnologia a assuntos variados como qual o melhor cabo para panela de ferro, por exemplo. Aqui temos alguns dos podcasts mais ouvidos em 2022 no Brasil, segundo o Spotify:
- Podpah;
- A mulher da casa abandonada;
- Mano a Mano;
- Café da Manhã;
- Psicologia na Prática.
Como fazer um podcast?
Os podcasts estão se tornando cada vez mais populares porque são fáceis de gravar e compartilhar. Além disso, também é uma ótima maneira de compartilhar conhecimento e informação para uma grande variedade de público por meio da internet.
Se você está interessado em começar a gravar podcasts, confira nosso guia de como criá-lo de forma eficiente. Primeiro, você precisa comprar um microfone de boa qualidade e instalar uma placa solar para fornecer energia ao seu equipamento.
Em seguida, você deve configurar seu equipamento para permitir que os arquivos sejam gravados corretamente. Lembre-se de escolher um software para edição de áudio e gravação dos podcasts.
Por fim, é importante definir um tema para o podcast e se preparar para começar a gravar. Estas são as etapas básicas para começar a usufruir dessa plataforma. No entanto, é fundamental identificar o seu público-alvo para produzir conteúdos relevantes e de qualidade.
Qual a melhor plataforma para postar?
Os podcasts estão crescendo em popularidade, se tornando uma forma cada vez mais importante de consumo de conteúdo. Esta tendência é naturalmente acompanhada por uma grande variedade de plataformas diferentes para transmitir e compartilhar podcasts. Mas qual delas é a mais adequada?
Um dos principais fatores a considerar é o número de usuários que cada plataforma possui. Se o seu podcast já tiver seu próprio público, começar a postar nele pode ser benéfico para aumentar a exposição. Se a plataforma usada não tiver uma grande base de usuários, mudar para uma que tenha pode ajudá-lo a conquistar um público maior.
Outro fator importante é verificar se a plataforma oferece suporte e recursos que possam ajudar seu conteúdo sobre mangueiras de hidrante, por exemplo, a se destacar no ambiente digital.
Em suma, a escolha da melhor plataforma para o seu podcast vai depender dos seus objetivos e como pretende atingi-los. Se você está apenas começando, o ambiente com mais usuários será a melhor opção.
No entanto, se você já tem um público definido, a escolha da plataforma naturalmente se concentrará naquelas que oferecem os melhores recursos e ferramentas para destacar seu conteúdo.
Saiba como usar podcast na sua estratégia de marketing
Essa ferramenta pode complementar outras estratégias digitais, além de atingir vários objetivos. Por isso, é necessário conhecer a importância de planejar a produção de um podcast, para que seja possível abordar os diversos assuntos, a fim de atrair o maior público-alvo.
Planejamento
Como os podcasts geralmente são organizados em torno de um tema específico sobre o qual o público está interessado em aprender ou discutir. É necessário que seu empreendimento esteja bem alinhado com o projeto, para alcançar o maior número de pessoas.
Divulgação
Um dos principais motivos para incluir o podcast em sua estratégia comercial é por sua relevância no mercado publicitário. Esse formato de áudio pode servir como uma excelente vitrine para sua marca ou produto, dependendo do tipo de conteúdo que você tem a oferecer.
Na maioria das vezes, os podcasts são patrocinados por empresas ou outras instituições, portanto, se você identificar mercados potenciais, descubra quanto custaria um anúncio ou até mesmo uma participação nos episódios.
Baixo custo
A produção de um podcast é mais acessível do que outros canais utilizados nas estratégias de marketing, como por exemplo, vídeos, que exigem equipamentos e uma equipe especializada em filmagem e iluminação. Enquanto o áudio pode ser facilmente gravado através de softwares, celulares ou microfones de qualidade.
Com isso, não há necessidade de contar com grandes investimentos para rentabilizar esse tipo de conteúdo. Essas foram algumas das vantagens de usar o podcast como estratégia de marketing, fique à vontade para implementá-las em seu negócio.
Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar essas informações valiosas nas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais