Por que investir em marketing digital no seu negócio?
O marketing digital é a modalidade estratégia responsável por aproximar pessoas e marcas no ambiente virtual, sendo possível essa ação somente como um resultado dos avanços tecnológicos no mercado.
Entende-se pelo conceito de marketing, toda ação tomada com o intuito de atrair atenção do público para produtos e serviços específicos.
Esse é um recurso adicional que as empresas utilizam nas taxas de conversão de bomba com filtro.
Partindo do mesmo pressuposto dado com a definição do marketing tradicional, é possível afirmar que o marketing digital é toda medida tomada na internet com a finalidade de chamar atenção do público-alvo.
Sabendo que a internet é repleta de informações as quais são compartilhadas rapidamente, ainda no marketing digital são encontrados diferentes mecanismos para que as marcas possam atingir o público. Entre eles:
- E-mail;
- Redes sociais;
- Anúncios;
- Vídeos.
Os tópicos citados abarcam alguns dos veículos de comunicação disponíveis para uso nas estratégias de marketing digital.
Entretanto, cabe destacar que cada empresa tem autonomia para definir os canais a serem usados.
Com o intuito de encontrar o público com maior velocidade, uma empresa de portaria de condomínio realizou um mapeamento de mercado e decidiu investir no marketing multicanal.
Isto é, ao analisar que os compradores em potencial do serviço estavam presentes em diferentes canais de comunicação, a estratégia adotada foi voltada para atender as necessidades em contextos distintos.
Por ser um recurso de baixo investimento, o marketing digital é recomendado tanto para grandes empresas quanto para empreendedores que almejam alavancar seus resultados comerciais e financeiros.
Qual a importância do marketing digital?
Nos últimos anos o mercado vem notando a relevância da tecnologia para a melhoria de processos, aliás, é a tecnologia que permite o aumento da produtividade e maior dinamismo no cotidiano para a execução das tarefas laborais.
Os mecanismos de busca possibilitam que o encontro de marcas e clientes em potencial aconteça rapidamente.
No Google, por exemplo, basta o cliente procurar por assistencia tecnica celular próximo a mim e rapidamente consegue encontrar.
Apesar de serem um dos recursos mais utilizados, os mecanismos de busca não são os únicos métodos disponíveis para aplicação das estratégias de promoção na internet.
As redes sociais também tem conquistado posição de destaque, isso se deve ao grande número de usuários. As redes sociais como o Facebook, possuem aproximadamente 2,9 bilhões de usuários ativos.
O alto número de usuários significa que ao aderir às redes sociais para promover produtos e serviços, as empresas têm maiores oportunidades de prospecção e fechamento.
Para atrair a atenção do público, principalmente, nas redes sociais onde há concorrência por visibilidade, a recomendação geral é que seja feito um levantamento de conteúdos relevantes para o público.
Com as informações assertivas, uma empresa consegue produzir conteúdos atrativos e aumentar os resultados para a venda de embalagem batata frita delivery.
É válido dizer que, embora não existam fórmulas secretas para o êxito empresarial, o uso adequado das técnicas permite o atingimento dinâmico de resultados.
Outro ponto importante a ser destacado, é que a recomendação de especialistas não exclui a responsabilidade que uma organização tem sobre as próprias estratégias.
Em outras palavras, isso significa que ao dispor de mecanismos que viabilizem o alavancamento de resultados para fechamentos de projetos de estrutura de forro drywall, a empresa deve analisar o contexto em que está inserida.
Logo, a tomada de decisão acerca do plano empresarial adotado deve ser respaldada por dados relevantes da organização idealizadora, atrelando nesse sentido, as recomendações feitas por especialistas de mercado.
Entenda o funcionamento na prática
Tão importante quanto estratégias de venda e negociação, é dispor de métodos que possibilitam o processo de qualificação de clientes em potencial, tarefa que demanda muito tempo dos times de venda.
Além disso, pode-se dizer que as divisões de negócio e marketing funcionam como Estado e mercado, ou seja, são forças distintas que se complementam.
Na prática, é possível notar que o escopo de trabalho das equipes de venda está correlacionado com o escopo de trabalho dos times de marketing. Já que as tarefas executadas por ambos agregam vantagens para o outro.
Isso quer dizer que marketing e negócios são duas forças que precisam estar alinhadas, somente assim é possível avançar em termos de conversão para aplicação de seladora em madeira.
O marketing digital é um tema em pleno desenvolvimento, tendo em vista que a modalidade foi descoberta pelo público em geral recentemente e os principais agentes do segmento têm atribuído normas e técnicas.
Dado esse cenário, é comum observar empresários, gestores e até mesmo equipes com um certo receio em relação à assertividade e objetividade das estratégias e da modalidade em si.
Mas, o marketing aplicado no ambiente virtual tem sido desenvolvido como uma alternativa para democratizar o acesso à informação e recursos.
Aliás, se antes era exclusividade das grandes empresas contar com métodos assertivos, o cenário atual é outro.
Visando fomentar a adesão ao marketing digital, os especialistas no segmento reúnem as principais vantagens que os negócios encontrarão ao dispor de tal recurso.
- Alcance mais pessoas em menos tempo
Uma das principais características do ambiente virtual é a possibilidade de atingir altos números de visibilidade, afinal, nesse contexto há a quebra de barreiras relacionadas à localização.
Com as ações promocionais direcionadas para a internet, a troca de informações acontece de forma mais rápida quando comparado com os veículos de comunicação disponíveis no formato físico.
Assim, para ter oportunidades assertivas de fechamento de contrato para a prestação de serviço, uma empresa fornecedora de central de portaria remota faz o uso de anúncios e demais técnicas para atingir o público.
Sabendo da amplitude de usuários ativos na internet, para tornar o processo de qualificação de clientes em potencial mais assertivo, é crucial a elaboração de uma persona ou perfil de cliente ideal.
A definição dessa informação auxilia as equipes a identificarem características em um potencial comprador que demonstrem a possibilidade de fechamento bem como a intenção de compra no curto ou médio prazo.
Logo, é compreensível que para o alcance de pessoas dentro da esfera do marketing digital, as empresas devem contar com um mapeamento prévio acerca do perfil de consumidores bem como de seu comportamento.
- Qualificação mais assertiva
O processo de qualificação é uma das etapas que exige mais atenção das equipes porque neste momento qualquer detalhe que passe batido aos olhos do colaborador pode acarretar em prejuízos para a empresa.
Aliás, indo ao encontro do ditado popular que afirma que tempo é o mesmo que dinheiro, quando se trata do processo de compra e venda, tal ditado perpetuado por diferentes gerações pode ser contextualizado também nos negócios.
Ao direcionar o foco para a qualificação de clientes fora do escopo, a equipe está gerando prejuízos para a empresa ao tentar dar andamento em uma negociação que há muito tempo fora definida como perdida.
Entretanto, algumas vezes o prejuízo não é inteiramente culpa do colaborador, já que o volume de trabalho torna complexa a tarefa de encontrar o perfil de cliente ideal em meio ao alto número de informações.
Como forma de proporcionar maior dinamismo para o dia a dia das equipes, o marketing digital possui opções de segmentação assertiva.
Ao divulgar anúncios, é possível segmentar a população em conformidade com a idade, localização, sexo, dispositivo usado para acessar a internet e demais informações que sejam relevantes para simplificar a qualificação.
Tal segmentação assertiva e rápida é uma das principais vantagens do marketing digital, e justifica também a popularidade da modalidade nos últimos anos.
- Melhor custo-benefício
Entre os diversos recursos disponíveis atualmente para que as empresas atraiam a atenção dos compradores, o marketing digital é definido pelos especialistas como aquele que possui o melhor custo-benefício.
Tal definição se dá pelo fato de que no marketing digital é permitido trabalhar com resultados tangíveis em conformidade com o orçamento alocado, ou seja, a empresa paga antecipadamente por cliques de acordo com suas possibilidades.
Mesmo para empresas que decidem utilizar o tráfego não pago, como uma consultoria em arquitetura durante a divulgação de projetos para cozinha planejada marcenaria, os resultados, ainda que menores, são capazes de serem vistos no médio prazo.
Este é um dos motivos pelo qual o marketing digital é recomendado também para pequenos negócios, pois mesmo sem o direcionamento de orçamento, é possível atingir pessoas e posteriormente torná-las compradoras dos produtos ou serviços comercializados.
Considerações finais
Sendo assim, pode-se entender por marketing digital, ações tomadas pelas empresas com a finalidade de atrair e reter o engajamento do público-alvo nos canais de comunicação disponíveis na internet, convertendo tal engajamento em resultados financeiros.
Por fim, o recurso que está em desenvolvimento vem atingindo posição de destaque nas estratégias empresariais, e pode ser implementado em grandes negócios bem como para as empresas menores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.